O tempo em Portugal vai continuar marcado por grande instabilidade nos próximos dias, com chuva em várias regiões, temperaturas em subida e um cenário atmosférico pouco estável à medida que abril se aproxima do fim.
A previsão aponta para um fim de semana com contrastes entre regiões mais frescas e outras já com valores bastante amenos, antes de o país entrar na próxima semana com um episódio de calor fora do habitual para esta altura do ano, de acordo com a Meteored.
Chuva e variações térmicas em Portugal até domingo
Até ao final da semana, o estado do tempo no continente deverá manter-se muito dinâmico. Esperam-se períodos de chuva, por vezes moderada, sobretudo nas regiões do interior, de norte a sul, com maior incidência nos distritos localizados junto à fronteira com Espanha.
Apesar da precipitação prevista, não se antecipa um ambiente tipicamente frio. As temperaturas deverão oscilar ao longo dos próximos dias, com valores relativamente suaves em várias zonas do país.
Na sexta-feira, as máximas poderão rondar os 25 graus em regiões como Lisboa, Vale do Tejo e Alentejo. Já entre sábado e domingo, a tendência será de subida gradual, com os termómetros a poderem aproximar-se dos 30 graus, em especial na Grande Lisboa e no Vale do Tejo. No litoral norte, incluindo distritos como Porto e Aveiro, também poderá chover no domingo, embora de forma mais fraca ou moderada.
Mudança no padrão atmosférico a partir de 29 de abril
A partir de terça-feira, 29 de abril, os modelos meteorológicos começam a desenhar uma alteração importante na circulação atmosférica sobre a Europa. O elemento central dessa mudança será a possível instalação de um anticiclone sobre as Ilhas Britânicas, de acordo com a fonte anteriormente citada.
Este bloqueio anticiclónico poderá interromper a circulação normal de oeste para leste e obrigar ao desvio das massas de ar. Quando isso acontece, aumenta a probabilidade de se formarem bolsas de ar frio isoladas da corrente de jato polar.
Segundo a tendência atual, uma dessas bolsas poderá posicionar-se a norte da Península Ibérica, com influência direta em Portugal continental, sobretudo nas regiões do Norte, onde o ar frio em altitude poderá reforçar a instabilidade.
Final de abril pode voltar a trazer chuva mais generalizada
Os mapas do modelo ECMWF apontam para a possibilidade de esse ar frio evoluir para um cenário mais perturbado no final do mês. Uma das hipóteses em cima da mesa é a formação de uma depressão, associada à descida de ar frio em altitude.
Se essa evolução se confirmar, o dia 30 de abril poderá ficar marcado pelo regresso da precipitação de forma mais organizada e abrangente, com chuva a poder atingir várias regiões do território continental.
O que esperar no feriado de 1 de maio
Para o feriado de 1 de maio, a tendência atual sugere uma melhoria relativa do estado do tempo, com menor probabilidade de precipitação. Ainda assim, a circulação atmosférica deverá continuar bastante ativa.
Leia também: Vem aí chuva ‘a potes’: mau tempo chega nesta data e estes serão os dias mais chuvosos















