Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Alerta laranja: pior dia do temporal chega nesta data com chuva ‘em força’ e rajadas de vento até 130 km/h nesta região

Previsões apontam para o agravamento do estado do tempo, com um temporal de vento e mar a afetar várias zonas desta região

09:30 3 Janeiro, 2026 18:32 2 Janeiro, 2026 | Luís Santos
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Um novo agravamento do estado do tempo está a marcar o início do fim de semana, com previsão de vento forte e agitação marítima significativa, associados à passagem da depressão Francis, sendo a madrugada e a manhã os períodos de maior risco. É no arquipélago da Madeira que este cenário será mais intenso, com o pico do temporal esperado para este sábado, 3 de janeiro, segundo o site especializado em meteorologia Meteored.

Após vários dias de instabilidade, o estado do tempo volta a agravar-se na Madeira com a aproximação de uma nova linha de instabilidade associada à depressão Francis. Este sistema deverá provocar outra vaga de chuva ou aguaceiros durante a madrugada de sábado, acompanhada por um temporal de vento intenso, que coloca a região em alerta laranja.

Na parte ocidental da ilha da Madeira, são esperadas rajadas que podem chegar aos 90 ou 100 quilómetros por hora, enquanto na parte oriental os valores poderão atingir os 75 a 80 quilómetros por hora.

Rajadas podem ultrapassar os 130 km/h nas zonas altas

O cenário mais severo está previsto para as Regiões Montanhosas, onde as rajadas poderão alcançar os 120 a 130 quilómetros por hora.

Este temporal de vento, particularmente intenso nas zonas mais elevadas, poderá causar constrangimentos e eventuais estragos localizados, sobretudo em áreas mais expostas, refere a mesma fonte.

Ao longo da manhã e início da tarde de sábado, a intensidade do vento deverá diminuir de forma gradual, embora se mantenham rajadas significativas, com valores até 70 quilómetros por hora na parte ocidental da Madeira e até 110 quilómetros por hora nas Regiões Montanhosas.

Mar muito agitado com ondas até 11 metros

Além do vento, o estado do mar será outro fator de preocupação. São esperadas ondas de noroeste com 5 a 6 metros de altura significativa, podendo atingir picos de até 11 metros de altura máxima.

Segundo os mapas do Meteored, este período concentrará a fase mais perigosa da agitação marítima, exigindo especial cautela nas zonas costeiras e atividades marítimas.

A partir da tarde de sábado, o temporal marítimo deverá começar a perder intensidade de forma gradual, embora o mar continue agitado ao longo do dia.

Domingo com melhoria gradual do estado do tempo

No domingo, 4 de janeiro, é esperado um desagravamento significativo das condições meteorológicas no arquipélago da Madeira. Apesar de a depressão Francis já se encontrar afastada, deverão persistir períodos de céu muito nublado.

Estão ainda previstos alguns aguaceiros fracos, mais prováveis na costa norte da ilha da Madeira e nas Regiões Montanhosas, mas sem a intensidade registada no dia anterior.

Vento muda de direção e perde intensidade

Durante o domingo, o vento deverá rodar para o quadrante Norte, soprando com intensidade fraca a moderada na generalidade do arquipélago, de acordo com o Meteored.

Nas regiões montanhosas, bem como nas extremidades ocidental e oriental da ilha da Madeira e na ilha de Porto Santo, o vento poderá soprar pontualmente forte, sobretudo durante a madrugada e manhã, com rajadas até cerca de 60 quilómetros por hora.

Quanto ao estado do mar, embora ainda se registem ondas elevadas em várias zonas costeiras entre a tarde de sexta-feira e o meio-dia de sábado, a tendência será de diminuição progressiva ao longo de domingo.

Leia também: Frio polar, chuva intensa e neve ‘à porta’ de Portugal: mau tempo ganha força e estas regiões serão as mais castigadas

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e ventos de 100 km/h: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 12:56 17 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias marcados por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada

06:00 17 Agosto, 2026 09:25 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana pode trazer uma combinação pouco habitual em agosto. Há regiões sob atenção devido ao tempo previsto

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 19:42 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Idoso com notas de euro na mão.
Nacional

Vem aí dinheiro extra para os pensionistas? Primeiro-ministro revelou que novo bónus e alívio no IRS estão em cima da mesa

12:20 17 Agosto, 2026 12:13 17 Agosto, 2026 | João Luís

Governo voltou a deixar aberta a possibilidade de novas medidas para pensionistas e contribuintes, mas há uma condição para que avancem

Algarve Cultura Nacional Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia

Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro

10:30 17 Agosto, 2026 09:55 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há um pagamento que muitos proprietários ainda têm por fazer antes do final de agosto. Quem falhar o prazo arrisca-se a custos adicionais

Algarve Política

Festa do Pontal assinala 50 anos com milhares de participantes no Algarve

12:42 17 Agosto, 2026 12:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Sociais-democratas destacaram o papel de José Mendes Bota na história do Pontal e a renovação promovida na edição comemorativa dos 50 anos

Ensino Europe Direct Algarve

Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão

12:10 17 Agosto, 2026 12:22 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Paulo Ribeiro participou em Cracóvia numa formação Erasmus+ dedicada à inovação pedagógica, inclusão, sustentabilidade e Inteligência Artificial

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Algarve Economia Opinião

O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay

11:46 17 Agosto, 2026 11:47 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"O Algarve não precisa simplesmente de mais pessoas para trabalhar. Precisa de criar razões para que as pessoas que trabalham cá queiram ficar"

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Nacional

Campanha “Taxa Zero ao Volante” reforça fiscalização ao álcool na condução

11:21 17 Agosto, 2026 11:49 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Se beber, não conduza" é uma das mensagens reforçadas pelas autoridades na campanha nacional que decorre entre 18 e 24 de agosto

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e ventos de 100 km/h: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 12:56 17 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias marcados por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada

06:00 17 Agosto, 2026 09:25 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana pode trazer uma combinação pouco habitual em agosto. Há regiões sob atenção devido ao tempo previsto

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 19:42 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Idoso com notas de euro na mão.
Nacional

Vem aí dinheiro extra para os pensionistas? Primeiro-ministro revelou que novo bónus e alívio no IRS estão em cima da mesa

12:20 17 Agosto, 2026 12:13 17 Agosto, 2026 | João Luís

Governo voltou a deixar aberta a possibilidade de novas medidas para pensionistas e contribuintes, mas há uma condição para que avancem

Algarve, Cultura, Nacional, Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia

Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro

10:30 17 Agosto, 2026 09:55 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há um pagamento que muitos proprietários ainda têm por fazer antes do final de agosto. Quem falhar o prazo arrisca-se a custos adicionais

Algarve, Política

Festa do Pontal assinala 50 anos com milhares de participantes no Algarve

12:42 17 Agosto, 2026 12:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Sociais-democratas destacaram o papel de José Mendes Bota na história do Pontal e a renovação promovida na edição comemorativa dos 50 anos

Ensino, Europe Direct Algarve

Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão

12:10 17 Agosto, 2026 12:22 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Paulo Ribeiro participou em Cracóvia numa formação Erasmus+ dedicada à inovação pedagógica, inclusão, sustentabilidade e Inteligência Artificial

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Algarve, Economia, Opinião

O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay

11:46 17 Agosto, 2026 11:47 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"O Algarve não precisa simplesmente de mais pessoas para trabalhar. Precisa de criar razões para que as pessoas que trabalham cá queiram ficar"

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Nacional

Campanha “Taxa Zero ao Volante” reforça fiscalização ao álcool na condução

11:21 17 Agosto, 2026 11:49 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Se beber, não conduza" é uma das mensagens reforçadas pelas autoridades na campanha nacional que decorre entre 18 e 24 de agosto

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Últimas Notícias

  • Festa do Pontal assinala 50 anos com milhares de participantes no Algarve
    Festa do Pontal assinala 50 anos com milhares de participantes no Algarve
  • Vem aí dinheiro extra para os pensionistas? Primeiro-ministro revelou que novo bónus e alívio no IRS estão em cima da mesa
    Vem aí dinheiro extra para os pensionistas? Primeiro-ministro revelou que novo bónus e alívio no IRS estão em cima da mesa
  • Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
    Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
  • Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas
    Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas
  • Campanha “Taxa Zero ao Volante” reforça fiscalização ao álcool na condução
    Campanha “Taxa Zero ao Volante” reforça fiscalização ao álcool na condução

Opinião

  • O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
    O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
  • A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão
    A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão
  • Auto-conhecimento: Como escolho viver a vida? | Por Andrea Moura
    Auto-conhecimento: Como escolho viver a vida? | Por Andrea Moura

Europe Direct Algarve

  • Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
    Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento