Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Comprar carro. Crédito: Freepik
Comprar carro. Crédito: Freepik
Auto, Economia, Nacional

Tem este documento? Pode poupar milhares de euros na compra de carro se o apresentar

Há um documento que pode reduzir significativamente o preço de um carro em Portugal. Veja quem tem direito e como funciona

20:20 8 Abril, 2026 13:31 8 Abril, 2026 | João Luís
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Comprar um carro continua a ser um dos maiores investimentos para muitas famílias, embora exista um documento que pode fazer uma diferença significativa no valor final e que nem todos conhecem ou aproveitam.

De acordo com o Ekonomista, há um documento oficial que permite aceder a benefícios fiscais relevantes na compra de veículos, podendo traduzir-se numa poupança de milhares de euros. Segundo a mesma fonte, este mecanismo está disponível para um conjunto específico de contribuintes, mas continua a ser subaproveitado por falta de informação.

O documento que pode reduzir o preço do carro

O atestado multiusos é um documento emitido por uma junta médica que certifica o grau de incapacidade de uma pessoa, sendo utilizado como prova legal para aceder a vários benefícios.

No contexto automóvel, este documento pode permitir isenções fiscais importantes, desde que sejam cumpridos determinados critérios. Assim, e embora nem todos estejam abrangidos, quem reúne as condições pode beneficiar de reduções muito relevantes nos custos.

ISV pode ser reduzido até vários milhares

Um dos principais benefícios está relacionado com o Imposto Sobre Veículos, que representa uma parte significativa do preço de um automóvel novo.

Com este documento, pode ser possível obter uma isenção que pode atingir cerca de 7.800 euros, dependendo do caso e do veículo e, para isso, é necessário cumprir requisitos específicos, como ter um grau de incapacidade igual ou superior a 60 por cento em determinadas situações.

IVA também pode não ser pago

Outro dos apoios mais relevantes passa pela isenção do IVA na compra de veículos ligeiros para uso pessoal, o que pode representar uma redução de 23 por cento no preço.

No entanto, este benefício deve ser solicitado antes ou no momento da compra, não sendo possível aplicá-lo posteriormente. Além disso, existe uma condição importante: o veículo não pode ser vendido nos cinco anos seguintes, sob pena de devolução do imposto.

IUC deixa de pesar todos os anos

Para além da poupança inicial, há ainda vantagens ao longo do tempo, nomeadamente a isenção do Imposto Único de Circulação.

Este benefício aplica-se a um veículo por contribuinte e tem um limite máximo anual, sendo renovado automaticamente se as condições se mantiverem. Desta forma, o impacto financeiro positivo prolonga-se para além da compra.

Quem pode beneficiar destes apoios

De forma geral, é necessário ter pelo menos 18 anos e um grau de incapacidade igual ou superior a 60 por cento, certificado pelo atestado multiusos.

Existem também critérios adicionais, como limites de emissões do veículo, que devem ser respeitados para garantir a elegibilidade. Em alguns casos mais específicos, o atestado pode ter validade vitalícia, simplificando o acesso contínuo aos benefícios.

Processo começa antes da compra

O pedido do atestado multiusos deve ser feito no centro de saúde da área de residência, com base em exames e relatórios médicos. Após avaliação por uma junta médica, é atribuído o grau de incapacidade, sendo este o elemento determinante para aceder aos benefícios.

Só depois deste passo é aconselhável avançar para a compra do automóvel, garantindo que todos os requisitos estão cumpridos.

Benefícios vão além do automóvel

Para além das vantagens fiscais, o atestado multiusos pode permitir acesso a outros apoios, como o cartão de estacionamento para pessoas com deficiência.

Este cartão facilita o estacionamento em locais reservados e pode incluir isenções em zonas pagas, contribuindo para uma maior mobilidade.

No final, e embora nem todos estejam abrangidos, este documento pode representar uma poupança significativa para quem pretende comprar carro, sendo importante conhecer as regras antes de tomar uma decisão, de acordo com o Ekonomista.

Leia também: Adeus portagens? Novo regime de isenção já está em vigor mas nem todos os condutores estão incluídos

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e ventos de 100 km/h: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 10:02 16 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias marcados por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada

06:00 17 Agosto, 2026 09:25 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana pode trazer uma combinação pouco habitual em agosto. Há regiões sob atenção devido ao tempo previsto

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia

Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro

10:30 17 Agosto, 2026 09:55 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há um pagamento que muitos proprietários ainda têm por fazer antes do final de agosto. Quem falhar o prazo arrisca-se a custos adicionais

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 19:42 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Algarve Cultura Nacional Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Rui Cristina. Crédito: CMA
Algarve Política

Rui Cristina acusado de discriminação e incitamento ao ódio pelo Ministério Público

10:48 17 Agosto, 2026 11:06 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A acusação do Ministério Público incide sobre declarações de Rui Cristina relativas ao acesso à habitação por uma comunidade minoritária

Mundo Opinião

A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão

08:26 17 Agosto, 2026 08:26 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Nós, espetadores, ficamos finalmente a saber aquilo que ele teria querido dizer - se, por hipótese, soubesse exatamente o que estava a dizer"

Algarve Economia Opinião

O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay

11:46 17 Agosto, 2026 11:47 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"O Algarve não precisa simplesmente de mais pessoas para trabalhar. Precisa de criar razões para que as pessoas que trabalham cá queiram ficar"

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Reformados felizes no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Tem este cartão? Dá-lhe acesso a transportes públicos gratuitos (e não é o Cartão de Cidadão)

18:00 16 Agosto, 2026 17:03 16 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Este cartão é vitalício, pessoal e garante acesso gratuito aos transportes públicos aos beneficiários abrangidos

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Nacional

Campanha “Taxa Zero ao Volante” reforça fiscalização ao álcool na condução

11:21 17 Agosto, 2026 11:49 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Se beber, não conduza" é uma das mensagens reforçadas pelas autoridades na campanha nacional que decorre entre 18 e 24 de agosto

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e ventos de 100 km/h: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 10:02 16 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias marcados por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada

06:00 17 Agosto, 2026 09:25 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana pode trazer uma combinação pouco habitual em agosto. Há regiões sob atenção devido ao tempo previsto

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia

Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro

10:30 17 Agosto, 2026 09:55 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há um pagamento que muitos proprietários ainda têm por fazer antes do final de agosto. Quem falhar o prazo arrisca-se a custos adicionais

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 19:42 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Algarve, Cultura, Nacional, Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Rui Cristina. Crédito: CMA
Algarve, Política

Rui Cristina acusado de discriminação e incitamento ao ódio pelo Ministério Público

10:48 17 Agosto, 2026 11:06 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A acusação do Ministério Público incide sobre declarações de Rui Cristina relativas ao acesso à habitação por uma comunidade minoritária

Mundo, Opinião

A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão

08:26 17 Agosto, 2026 08:26 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Nós, espetadores, ficamos finalmente a saber aquilo que ele teria querido dizer - se, por hipótese, soubesse exatamente o que estava a dizer"

Algarve, Economia, Opinião

O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay

11:46 17 Agosto, 2026 11:47 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"O Algarve não precisa simplesmente de mais pessoas para trabalhar. Precisa de criar razões para que as pessoas que trabalham cá queiram ficar"

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Reformados felizes no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Tem este cartão? Dá-lhe acesso a transportes públicos gratuitos (e não é o Cartão de Cidadão)

18:00 16 Agosto, 2026 17:03 16 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Este cartão é vitalício, pessoal e garante acesso gratuito aos transportes públicos aos beneficiários abrangidos

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Nacional

Campanha “Taxa Zero ao Volante” reforça fiscalização ao álcool na condução

11:21 17 Agosto, 2026 11:49 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Se beber, não conduza" é uma das mensagens reforçadas pelas autoridades na campanha nacional que decorre entre 18 e 24 de agosto

Últimas Notícias

  • Campanha “Taxa Zero ao Volante” reforça fiscalização ao álcool na condução
    Campanha “Taxa Zero ao Volante” reforça fiscalização ao álcool na condução
  • Rui Cristina acusado de discriminação e incitamento ao ódio pelo Ministério Público
    Rui Cristina acusado de discriminação e incitamento ao ódio pelo Ministério Público
  • Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro
    Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro
  • Obra de João Cutileiro ‘Ao Pescador’ junto à ria de Alvor está a ser restaurada
    Obra de João Cutileiro ‘Ao Pescador’ junto à ria de Alvor está a ser restaurada
  • “Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve
    “Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

Opinião

  • O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
    O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
  • A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão
    A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão
  • Auto-conhecimento: Como escolho viver a vida? | Por Andrea Moura
    Auto-conhecimento: Como escolho viver a vida? | Por Andrea Moura

Europe Direct Algarve

  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
  • “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
    “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento