Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi registado esta terça-feira, 22 de setembro, com epicentro localizado a cerca de oito quilómetros a Este do Cadaval, no distrito de Lisboa.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o abalo ocorreu às 15:04, hora local, e foi detetado pelas estações da Rede Sísmica do Continente.
Sismo foi sentido no Cadaval
“Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais”, informou o IPMA no comunicado divulgado após o evento.
O abalo foi sentido com intensidade máxima IV na escala de Mercalli modificada no concelho do Cadaval, o que significa que foi suficientemente forte para ser percecionado pela população.
O IPMA confirmou ainda que o sismo foi sentido com menor intensidade no concelho do Bombarral, no distrito de Leiria.
Há também relatos de cidadãos nas redes sociais que dizem ter sentido o abalo em Torres Vedras, embora esta localização não conste da informação inicialmente confirmada pelo Instituto.
Magnitude foi revista
Numa primeira avaliação, a magnitude tinha sido apontada como 2,8, mas o valor acabou posteriormente revisto para 2,7.
Um sismo desta magnitude é considerado muito pequeno e, na maioria dos casos, não provoca danos. A intensidade sentida à superfície pode, contudo, variar consoante a distância ao epicentro e as características do terreno e dos edifícios.
A escala de Mercalli, ao contrário da magnitude, descreve os efeitos observados e a forma como o sismo é sentido pelas pessoas. Uma intensidade IV corresponde geralmente a um abalo claramente sentido no interior de edifícios por várias pessoas, podendo fazer vibrar portas, janelas ou objetos.
Até ao momento, não existem informações sobre danos pessoais ou materiais relacionados com este sismo.
O IPMA adianta que serão emitidos novos comunicados caso a evolução da situação o justifique.















