Helena Freitas, docente e investigadora da Universidade de Coimbra, foi distinguida com o Grande Prémio Ciência Viva 2025, anunciou hoje a instituição. A entrega do galardão está marcada para a próxima segunda-feira, 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, numa cerimónia que terá lugar às 18:00 no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, em Lisboa.
Em reação à distinção, a professora catedrática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC afirmou: “A atribuição do Grande Prémio Nacional Ciência Viva 2025 enche-me de uma alegria profunda e de uma imensa gratidão. Este reconhecimento tem um significado muito especial, por vir da Ciência Viva – uma agência que acompanho e acarinho desde a sua génese, e que desempenha um papel absolutamente único na promoção e difusão da cultura científica, sobretudo junto das gerações mais jovens”.
Especialista em Biodiversidade e Ecologia, Helena Freitas é investigadora e professora catedrática no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, detém a Cátedra UNESCO para a Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável e é diretora do Parque de Serralves. É igualmente fundadora e coordenadora do Centro de Ecologia Funcional.
Os Prémios Ciência Viva distinguem contributos de mérito excecional para a divulgação científica e tecnológica em Portugal, com a seleção dos premiados a cargo dos representantes das instituições científicas associadas da agência.
Leia também: Mulher não trabalha, recebe 1.600 euros de pensão e dedica-se a um hobby que poucos fariam
















