Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Lusa
Nacional

Praias sem vigilância: Autoridade Marítima alerta para riscos antes da época balnear

Dois menores desapareceram no mar do Pedrógão e a AMN apela à máxima cautela nas praias, ainda sem vigilância balnear

12:50 26 Maio, 2025 12:51 26 Maio, 2025
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) apelou esta segunda-feira aos banhistas para terem “muito cuidado no acesso ao mar”, na sequência do desaparecimento de dois menores no domingo na Praia do Pedrógão, no concelho de Leiria, onde não havia vigilância balnear.

“A época balnear ainda não abriu, as praias não têm vigilância, não há nadadores-salvadores dedicados às praias. Portanto, aproveito para apelar aos banhistas e aos frequentadores das praias que tenham muito cuidado no acesso ao mar”, afirmou aos jornalistas o capitão do Porto da Nazaré e comandante das operações de socorro, João Lourenço, naquela praia.

Aos banhistas, João Lourenço pediu também para que escolham “as praias que sabem como é que elas são, não se aventurem para zonas fora de pé e se não souberem nadar não vão para dentro de água”.

Duas crianças desapareceram no mar na tarde de domingo, depois de alegadamente estarem a banhos no Pedrógão, praia que ainda não se encontra vigiada nesta altura do ano, anunciou a AMN, que iniciou as buscas após recebido o alerta, às 17:25, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa.

Segundo a AMN, os menores têm 11 e 16 anos (a idade foi, entretanto, corrigida), e nacionalidade angolana.

João Lourenço explicou que as buscas no mar estão a ser feitas pelo navio da Marinha “Viana do Castelo” e uma lancha de salvamento marítimo da Estação Salva-Vidas da Figueira da Foz com tripulantes da Estação Salva-Vidas da Nazaré.

“Temos em prontidão um meio náutico dos Bombeiros Sapadores de Leiria, uma mota de água, para acorrer a qualquer vítima”, referiu o capitão do Porto da Nazaré.

Está, igualmente, empenhado um helicóptero da Força Aérea, que “está a fazer uma patrulha de baixo para o sul, porque as áreas de buscas foram estendidas para sul”, precisou o comandante das operações.

Por terra, estão meios dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria, Sapadores de Leiria e da Polícia Marítima “com duas equipas reforçadas por `drones`”, disse este responsável.

João Lourenço adiantou que a deriva passada pelo Comando Naval indica que “as vítimas têm tendência para se deslocar para sul, por isso as áreas de busca foram estendidas para essa zona”.

“Neste momento, as condições de mar estão relativamente piores do que ao dia de ontem [domingo]”, mas a possibilidade de se encontrar alguma vítima mantém-se, declarou, acrescentando que, “à medida que o tempo vai passando, o perímetro é alargado”.

À agência Lusa, João Lourenço adiantou que os menores, que se encontravam acompanhados da família, “foram para dentro de água e foram arrastados por uma onda”.

A presidente da União de Freguesias de Monte Redondo e Carreira, Céline Gaspar, disse que a família, quatro menores e a avó, reside, desde janeiro, em Monte Redondo.

Três dos menores frequentam o Colégio Dr. Luís Pereira da Costa e outro o Centro Escolar de Monte Redondo, declarou Céline Gaspar, acrescentando que, pela informação de que dispõe, os pais são emigrantes no Canadá.

O Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou no domingo para a subida gradual da temperatura a partir de terça-feira em Portugal continental, com aumento do perigo de incêndio rural, cuja classificação máxima poderá atingir alguns concelhos do sul.

Em comunicado, o IPMA salientou que a temperatura se encontra “já acima dos valores da normal climatológica do mês de maio na generalidade do território, e com tendência para uma subida gradual, mais significativa nos dias 29 e 30”. 

Desta forma, a temperatura máxima deverá atingir valores acima de 30°C na generalidade do território a partir de terça-feira, com exceção de alguns locais na faixa costeira ocidental, e valores acima de 35°C na região Sul e Vale do Tejo.

A temperatura mínima também irá aumentar, prevendo, contudo, o IPMA ainda valores inferiores a 10°C em alguns locais das regiões Norte e Centro até segunda-feira, subindo gradualmente ao longo da semana para valores acima de 15°C na generalidade do território.

Leia também: Comprou este ingrediente no Pingo Doce? Loja pede que o devolva e garante reembolso

Daniela Pimenta.
Nacional

Ex-concorrente da Casa dos Segredos detida na Tailândia durante uma aula de culinária: regresso a Portugal pode estar para breve

15:20 22 Outubro, 2026 15:03 22 Outubro, 2026

Durante uma aula de culinária, Daniela Pimenta foi detida pelas autoridades tailandesas e aguarda documentação para regressar a Portugal

Algarve

GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga

19:00 22 Outubro, 2026 18:49 22 Outubro, 2026

Alerta para um bote insuflável numa viatura levou a GNR a intercetar oito homens em Moncarapacho, um dos quais estava escondido no mato

Algarve

Jovem foge de motociclo à GNR em Albufeira e acaba em prisão preventiva por tráfico de droga

16:07 22 Outubro, 2026 16:24 22 Outubro, 2026

Suspeito de 20 anos tentou fugir da GNR após uma alegada transação de droga em Albufeira. Foram apreendidas 2.889 doses de haxixe e outras substâncias

Algarve

Dois homens detidos por tráfico de droga em Portimão após tentativa de fuga à PSP

17:22 22 Outubro, 2026 17:20 22 Outubro, 2026

Operação contra o tráfico de droga no centro de Portimão terminou com dois detidos e a apreensão de 24 doses de haxixe, dinheiro e telemóveis

Autocarro Rede Expressos.
Nacional

Rede Expressos lança 100 mil bilhetes a 2,50 euros para viajar por Portugal

10:10 22 Outubro, 2026 10:04 22 Outubro, 2026

Campanha "Poucochinho" disponibiliza 100 mil bilhetes a 2,50 euros para viagens até 30 de novembro. Compras devem ser feitas até 12 de novembro

Homem triste a falar ao telemóvel.
Tech

O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem

20:00 22 Outubro, 2026 16:59 22 Outubro, 2026

iPhones disponibilizam uma funcionalidade que permite contactar rapidamente os serviços de emergência e avisar familiares em caso de perigo

Economia Opinião

Grândola vila obscena | Por Tiago Manuel

12:41 22 Outubro, 2026 12:42 22 Outubro, 2026

Tiago Manuel denuncia, em versos de tom crítico e irónico, a privatização do acesso às praias de Grândola, questionando o poder do dinheiro e a exclusão das comunidades locais

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva chega a Portugal neste dia: saiba quais serão as regiões afetadas

06:30 22 Outubro, 2026 12:19 21 Outubro, 2026

O IPMA prevê precipitação em várias zonas do país, com diferenças ao longo do dia. Saiba quando chega a chuva

Opinião Tech

A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos

17:40 22 Outubro, 2026 17:39 22 Outubro, 2026

"Depois de tantos séculos civilizacionais, de tantas descobertas e eloquentes promessas de futuro, regressámos a uma forma rudimentar de vida: desconfiamos de quem bate à porta, mesmo quando a porta é apenas um telefone"

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve

Lembra-se do falso tsunami de 1999 em Faro? Estas são as zonas da cidade que podem ser afetadas por um fenómeno real

14:40 20 Outubro, 2026 13:03 20 Outubro, 2026

Episódio que esvaziou praias algarvias não passou de um falso alarme, mas estudos e relatos ajudam a identificar vulnerabilidades em Faro

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Nacional

CP alerta para greve que poderá afetar comboios durante três dias: saiba as datas e como pedir reembolso

15:10 21 Outubro, 2026 14:48 21 Outubro, 2026

A CP já avisou os passageiros para possíveis perturbações na circulação de comboios devido a uma greve marcada para 30 de outubro

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Mundo

‘Roubo do século’: ladrões assaltam camião e levam quase 1 milhão de dólares em cartas Pokémon

15:40 21 Outubro, 2026 14:59 21 Outubro, 2026

Mais de 200 encomendas com cartas Pokémon e desportivas, avaliadas em cerca de 963 mil dólares, foram roubadas de um camião da FedEx junto às instalações da PSA

Carro com para-brisas embaciado. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Auto

Para-brisas embaciados? A GNR partilhou uma alternativa caseira para acabar com o problema

20:30 21 Outubro, 2026 09:28 22 Outubro, 2026

Frio e humidade favorecem o embaciamento do para-brisas do carro. Conheça a alternativa caseira divulgada pela GNR

Daniela Pimenta.
Nacional

Ex-concorrente da Casa dos Segredos detida na Tailândia durante uma aula de culinária: regresso a Portugal pode estar para breve

15:20 22 Outubro, 2026 15:03 22 Outubro, 2026

Durante uma aula de culinária, Daniela Pimenta foi detida pelas autoridades tailandesas e aguarda documentação para regressar a Portugal

Algarve

GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga

19:00 22 Outubro, 2026 18:49 22 Outubro, 2026

Alerta para um bote insuflável numa viatura levou a GNR a intercetar oito homens em Moncarapacho, um dos quais estava escondido no mato

Algarve

Jovem foge de motociclo à GNR em Albufeira e acaba em prisão preventiva por tráfico de droga

16:07 22 Outubro, 2026 16:24 22 Outubro, 2026

Suspeito de 20 anos tentou fugir da GNR após uma alegada transação de droga em Albufeira. Foram apreendidas 2.889 doses de haxixe e outras substâncias

Algarve

Dois homens detidos por tráfico de droga em Portimão após tentativa de fuga à PSP

17:22 22 Outubro, 2026 17:20 22 Outubro, 2026

Operação contra o tráfico de droga no centro de Portimão terminou com dois detidos e a apreensão de 24 doses de haxixe, dinheiro e telemóveis

Autocarro Rede Expressos.
Nacional

Rede Expressos lança 100 mil bilhetes a 2,50 euros para viajar por Portugal

10:10 22 Outubro, 2026 10:04 22 Outubro, 2026

Campanha "Poucochinho" disponibiliza 100 mil bilhetes a 2,50 euros para viagens até 30 de novembro. Compras devem ser feitas até 12 de novembro

Homem triste a falar ao telemóvel.
Tech

O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem

20:00 22 Outubro, 2026 16:59 22 Outubro, 2026

iPhones disponibilizam uma funcionalidade que permite contactar rapidamente os serviços de emergência e avisar familiares em caso de perigo

Economia, Opinião

Grândola vila obscena | Por Tiago Manuel

12:41 22 Outubro, 2026 12:42 22 Outubro, 2026

Tiago Manuel denuncia, em versos de tom crítico e irónico, a privatização do acesso às praias de Grândola, questionando o poder do dinheiro e a exclusão das comunidades locais

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva chega a Portugal neste dia: saiba quais serão as regiões afetadas

06:30 22 Outubro, 2026 12:19 21 Outubro, 2026

O IPMA prevê precipitação em várias zonas do país, com diferenças ao longo do dia. Saiba quando chega a chuva

Opinião, Tech

A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos

17:40 22 Outubro, 2026 17:39 22 Outubro, 2026

"Depois de tantos séculos civilizacionais, de tantas descobertas e eloquentes promessas de futuro, regressámos a uma forma rudimentar de vida: desconfiamos de quem bate à porta, mesmo quando a porta é apenas um telefone"

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve

Lembra-se do falso tsunami de 1999 em Faro? Estas são as zonas da cidade que podem ser afetadas por um fenómeno real

14:40 20 Outubro, 2026 13:03 20 Outubro, 2026

Episódio que esvaziou praias algarvias não passou de um falso alarme, mas estudos e relatos ajudam a identificar vulnerabilidades em Faro

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Nacional

CP alerta para greve que poderá afetar comboios durante três dias: saiba as datas e como pedir reembolso

15:10 21 Outubro, 2026 14:48 21 Outubro, 2026

A CP já avisou os passageiros para possíveis perturbações na circulação de comboios devido a uma greve marcada para 30 de outubro

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Mundo

‘Roubo do século’: ladrões assaltam camião e levam quase 1 milhão de dólares em cartas Pokémon

15:40 21 Outubro, 2026 14:59 21 Outubro, 2026

Mais de 200 encomendas com cartas Pokémon e desportivas, avaliadas em cerca de 963 mil dólares, foram roubadas de um camião da FedEx junto às instalações da PSA

Carro com para-brisas embaciado. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Auto

Para-brisas embaciados? A GNR partilhou uma alternativa caseira para acabar com o problema

20:30 21 Outubro, 2026 09:28 22 Outubro, 2026

Frio e humidade favorecem o embaciamento do para-brisas do carro. Conheça a alternativa caseira divulgada pela GNR

Últimas Notícias

  • O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem
    O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem
  • GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga
    GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga
  • Portugueses descobrem a ‘pólvora’? Equipa consegue travar acumulação de uma proteína ligada à doença de Alzheimer
    Portugueses descobrem a ‘pólvora’? Equipa consegue travar acumulação de uma proteína ligada à doença de Alzheimer
  • Médico e escritor residente em São Brás de Alportel lança novo romance histórico sobre o domínio islâmico
    Médico e escritor residente em São Brás de Alportel lança novo romance histórico sobre o domínio islâmico
  • São Brás de Alportel recebe corrida noturna com luzes fluorescentes, música e animação
    São Brás de Alportel recebe corrida noturna com luzes fluorescentes, música e animação

Opinião

  • Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra
    Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra
  • A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos
    A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos
  • O Algarve não pode ser um lugar onde se trabalha, mas não se consegue viver | Por Bruno Castelão Santos
    O Algarve não pode ser um lugar onde se trabalha, mas não se consegue viver | Por Bruno Castelão Santos

Europe Direct Algarve

  • Eurodeputado Hélder Sousa Silva pede celeridade na entrega dos 261,5 milhões a Portugal
    Eurodeputado Hélder Sousa Silva pede celeridade na entrega dos 261,5 milhões a Portugal
  • Costuma reservar hotéis pela Booking? Bruxelas investiga plataforma por suspeitas de burlas e anúncios falsos
    Costuma reservar hotéis pela Booking? Bruxelas investiga plataforma por suspeitas de burlas e anúncios falsos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal