A quarta edição da agenda nacional de atividades “À Descoberta do Turismo Industrial” decorre entre 5 e 19 de abril, propondo 150 experiências imersivas que atravessam o país de norte a sul, incluindo os Açores.
Nesta iniciativa, que combina tradição e inovação, o público poderá participar em experiências únicas como teatro e danças no subsolo, visitas guiadas a túneis subterrâneos, escape rooms, desafios de pintura e fotografia, ou ainda desenho ao vivo e workshops criativos em áreas como litografia, tinturaria, vidro, têxteis, filigrana ou papel.
O programa oferece também visitas noturnas, experiências sensoriais, caminhadas interpretativas e demonstrações ao vivo, promovendo uma ligação mais profunda ao território e ao património industrial português.
Organizada pelo Turismo de Portugal, em articulação com as Entidades Regionais de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Algarve, Centro, Porto e Norte, Região de Lisboa e a Direção Regional de Turismo dos Açores, esta iniciativa conta com a colaboração do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial. Com o objetivo de ampliar a sua projeção internacional, a programação está disponível em português, inglês e espanhol.
Com cerca de 230 recursos integrados na Rede Portuguesa de Turismo Industrial, esta edição evidencia o património industrial e a “indústria viva” em diversas áreas temáticas como agroalimentar, cerâmica, vidro, ourivesaria, moda, têxtil, transportes e setor extrativo.
A Agenda está disponível online e convida todos os interessados a explorar a alma produtiva nacional, combinando o melhor da tradição artesanal com a inovação tecnológica, através de atividades culturais, educativas e de lazer que promovem o desenvolvimento sustentável dos territórios.
Leia também: Para breve em Portugal? Espanhóis adotam medida inédita para a restauração