Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Casal a ver futebol em casa
Casal a ver futebol em casa. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Europa, Nacional

“Pode custar as poupanças de uma vida”: Guardia Civil lança alerta grave a quem vê futebol desta forma

O alerta lançado pelas autoridades espanholas chama a atenção para os riscos associados a aplicações usadas para ver futebol gratuitamente

18:10 15 Setembro, 2026 20:09 15 Setembro, 2026 | Luís Santos
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A possibilidade de acompanhar jogos de futebol sem pagar pelas plataformas oficiais pode parecer uma forma simples de poupar dinheiro. No entanto, a Guardia Civil espanhola lançou um alerta para quem recorre a determinadas aplicações, avisando que esta prática pode colocar em risco dados pessoais, credenciais bancárias e até as poupanças acumuladas ao longo de vários anos.

Com o arranque de uma nova temporada desportiva, voltam também a ganhar popularidade aplicações e páginas que prometem acesso gratuito a jogos de futebol e outros conteúdos televisivos pagos. Algumas destas soluções funcionam através de serviços IPTV não oficiais, utilizados para contornar as plataformas tradicionais.

É precisamente neste contexto que a Guardia Civil decidiu reforçar o alerta para os riscos associados a determinadas aplicações piratas. Segundo noticia o jornal digital espanhol Noticias Trabajo, as autoridades avisam que algumas destas ferramentas podem esconder software malicioso capaz de atuar sem que o utilizador perceba.

“Se instalou uma aplicação para ver futebol gratuitamente esta temporada, a sua conta bancária pode estar em risco”, alertou a força de segurança espanhola através das redes sociais. O aviso dirige-se sobretudo a quem descarrega aplicações fora das lojas oficiais dos telemóveis.

Embora o alerta tenha sido lançado pela Guardia Civil espanhola, o risco também é relevante em Portugal, onde há utilizadores que recorrem a serviços IPTV não oficiais para acompanhar jogos de futebol e outros conteúdos pagos. Estas aplicações podem ser instaladas através de fontes externas às lojas oficiais e, em alguns casos, esconder software malicioso capaz de comprometer dados pessoais e bancários.

Aplicações podem esconder software malicioso

De acordo com a Guardia Civil, o principal perigo não está apenas na utilização de serviços IPTV piratas, mas na instalação de aplicações obtidas através de fontes não oficiais. Nestes casos, o utilizador pode acabar por instalar simultaneamente um programa malicioso no dispositivo.

A aplicação pode aparentar funcionar normalmente e permitir o acesso a jogos ou canais de televisão, conforme refere a mesma fonte. Ao mesmo tempo, o software malicioso permanece ativo em segundo plano, sem apresentar sinais evidentes que levantem suspeitas.

O utilizador pode, por isso, continuar a utilizar o telemóvel normalmente sem perceber que existe um programa a acompanhar determinadas ações. Segundo as autoridades, o momento de maior risco pode surgir quando é aberta uma aplicação bancária.

Programa pode imitar aplicação do banco

A Guardia Civil explica que este tipo de software pode sobrepor um ecrã falso à verdadeira aplicação bancária. Visualmente, a página apresentada pode ser suficientemente semelhante para levar a vítima a acreditar que está perante o serviço habitual do banco.

Ao introduzir a palavra passe ou outros dados de acesso, o utilizador pode estar, na realidade, a entregar essa informação diretamente aos responsáveis pelo ataque. Desta forma, os criminosos ficam com dados que podem ser utilizados para tentar entrar na conta bancária.

O perigo não termina, no entanto, com o eventual roubo das credenciais. Este tipo de programa pode ter acesso a outras funções do telemóvel e acompanhar informações recebidas no dispositivo.

Mensagens de confirmação também podem estar em risco

Segundo o alerta, o software malicioso pode intercetar mensagens SMS enviadas para o telemóvel. Entre estas podem estar os códigos utilizados por algumas instituições bancárias para confirmar transferências ou outras operações, de acordo com a mesma fonte.

Isto significa que os criminosos podem tentar ultrapassar mecanismos adicionais de segurança depois de conseguirem os dados de acesso da vítima. O controlo sobre o dispositivo pode acontecer sem que o proprietário perceba imediatamente o que está a ocorrer.

Por este motivo, a Guardia Civil recomenda especial cuidado com aplicações descarregadas através de páginas desconhecidas ou de lojas não oficiais. A promessa de acesso gratuito a conteúdos pagos pode esconder riscos muito superiores ao valor de uma subscrição.

Poupar no futebol pode sair muito caro

Aquilo que começa como uma tentativa de evitar o pagamento mensal de uma plataforma desportiva pode acabar por expor informações bancárias sensíveis. Em casos mais graves, os criminosos podem tentar utilizar esses dados para realizar operações sem autorização.

A Guardia Civil termina o alerta com uma mensagem dirigida diretamente a quem utiliza este tipo de aplicações: “Poupar o pagamento de uma subscrição pode custar todas as poupanças da sua vida.”

Leia também: Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Piloto deixa avioneta, documentos e dois mil euros após aterragem em Serpa

08:15 6 Outubro, 2026 08:15 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Judiciária investiga caso cujo piloto da avioneta pediu que não chamassem as autoridades e abandonou o local de táxi

Algarve

Centro Náutico da Praia de Faro recebe formação em segurança e emergência aquática

08:38 6 Outubro, 2026 08:38 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Sessão promovida pela Red Seagull incluiu técnicas de salvamento, comunicação em emergência e um simulacro no Centro Náutico da Praia de Faro

Idoso a receber dinheiro.
Economia Nacional

Segurança Social vai pagar dinheiro extra a alguns reformados já este mês: veja quem tem direito e quanto pode receber

10:00 6 Outubro, 2026 09:56 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O pagamento anual destinado a este grupo de reformados chega já em outubro e apresenta novos valores em 2026

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e trovoada ainda não dão tréguas em Portugal: estes 8 distritos podem ser os mais afetados nas próximas horas

09:40 6 Outubro, 2026 09:31 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Instabilidade mantém-se esta terça e quarta-feira, com aguaceiros e possibilidade de trovoada: veja quais as regiões mais afetadas

Fatia de bolo num prato.
Algarve

“Um prato não chega sozinho à mesa”: restaurante no Algarve responde a cliente que criticou cobrança de 1,50€ por prato para servir bolo de anos

08:50 6 Outubro, 2026 08:08 6 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Cliente criticou a cobrança pelo serviço de um bolo trazido de fora, mas o restaurante algarvio explicou o que está incluído nos 1,50 euros

Algarve Desporto

Gala da columbofilia distingue campeões de Albufeira e vencedores do Albufeira Challenge

07:45 6 Outubro, 2026 07:28 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 120 columbófilos, familiares e convidados participaram na gala que encerrou a campanha desportiva de 2026 em Albufeira

Desporto Economia Ensino Opinião Política Saúde

Enquanto o país discute futebol | Por Luís Ganhão

09:30 6 Outubro, 2026 09:28 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Enquanto discutimos quem ficou de fora da seleção, há portugueses a ficar de fora de coisas muito mais importantes"

Opinião

Entre nós…: A fome | Por Fernando Guimarães

07:30 6 Outubro, 2026 10:55 5 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"A fome também pode existir no meio da abundância, escondida atrás de portas fechadas, contas por pagar e frigoríficos vazios"

Trovoada. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoada coloca 10 distritos sob aviso: três estão a laranja e chuva forte pode chegar nas próximas horas

14:30 5 Outubro, 2026 14:03 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

A semana começa com chuva, trovoada e avisos meteorológicos em vários pontos de Portugal continental

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 13:41 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

Silves.
Algarve

“Não havia nada aqui”: família mudou-se da Holanda para esta cidade no Algarve e está a transformar uma ‘ruina’ em apartamentos

10:40 5 Outubro, 2026 12:02 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Após várias férias na região, Justin e Marjet deixaram os Países Baixos em 2024 para recuperar um espaço abandonado há décadas no Algarve

Consumidora a ler um rótulo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Viu a palavra “artesanal” num alimento? Pode não significar aquilo que parece

18:30 5 Outubro, 2026 14:04 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Menções como “artesanal” ou “tradicional” não podem ser usadas livremente para dar ao consumidor uma ideia enganadora sobre um alimento

Algarve Política

Transportes, ação climática e creches marcam sessão da Assembleia Municipal de Faro

10:10 6 Outubro, 2026 10:11 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Sessão ficou marcada por decisões sobre transportes, creches, clima, Cinema Ossónoba e um empreendimento hoteleiro de quatro estrelas

Notas e moedas espalhadas.
Economia Nacional

Salários vão subir em 2027? Governo reúne-se com sindicatos e estes são os valores em cima da mesa

09:20 6 Outubro, 2026 09:14 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O Governo inicia esta terça-feira as negociações salariais para 2027: sindicatos querem elevar o salário mínimo do Estado para 1.050 euros

Gastronomia Saúde

Nem laranja nem amendoim: nutricionistas apontam os 5 piores alimentos para a saúde do fígado

16:30 5 Outubro, 2026 13:22 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A lista inclui bebidas açucaradas, fritos e carnes processadas. O problema está sobretudo no consumo frequente e excessivo

Vida & Lazer

Dietista-nutricionista deixa aviso: não deite fora o óleo das latas de atum

14:40 5 Outubro, 2026 13:56 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Costuma escorrer completamente o atum antes de o comer? Uma dietista-nutricionista explica por que razão o óleo da conserva pode ser aproveitado

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Piloto deixa avioneta, documentos e dois mil euros após aterragem em Serpa

08:15 6 Outubro, 2026 08:15 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Judiciária investiga caso cujo piloto da avioneta pediu que não chamassem as autoridades e abandonou o local de táxi

Algarve

Centro Náutico da Praia de Faro recebe formação em segurança e emergência aquática

08:38 6 Outubro, 2026 08:38 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Sessão promovida pela Red Seagull incluiu técnicas de salvamento, comunicação em emergência e um simulacro no Centro Náutico da Praia de Faro

Idoso a receber dinheiro.
Economia, Nacional

Segurança Social vai pagar dinheiro extra a alguns reformados já este mês: veja quem tem direito e quanto pode receber

10:00 6 Outubro, 2026 09:56 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O pagamento anual destinado a este grupo de reformados chega já em outubro e apresenta novos valores em 2026

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e trovoada ainda não dão tréguas em Portugal: estes 8 distritos podem ser os mais afetados nas próximas horas

09:40 6 Outubro, 2026 09:31 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Instabilidade mantém-se esta terça e quarta-feira, com aguaceiros e possibilidade de trovoada: veja quais as regiões mais afetadas

Fatia de bolo num prato.
Algarve

“Um prato não chega sozinho à mesa”: restaurante no Algarve responde a cliente que criticou cobrança de 1,50€ por prato para servir bolo de anos

08:50 6 Outubro, 2026 08:08 6 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Cliente criticou a cobrança pelo serviço de um bolo trazido de fora, mas o restaurante algarvio explicou o que está incluído nos 1,50 euros

Algarve, Desporto

Gala da columbofilia distingue campeões de Albufeira e vencedores do Albufeira Challenge

07:45 6 Outubro, 2026 07:28 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 120 columbófilos, familiares e convidados participaram na gala que encerrou a campanha desportiva de 2026 em Albufeira

Desporto, Economia, Ensino, Opinião, Política, Saúde

Enquanto o país discute futebol | Por Luís Ganhão

09:30 6 Outubro, 2026 09:28 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Enquanto discutimos quem ficou de fora da seleção, há portugueses a ficar de fora de coisas muito mais importantes"

Opinião

Entre nós…: A fome | Por Fernando Guimarães

07:30 6 Outubro, 2026 10:55 5 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"A fome também pode existir no meio da abundância, escondida atrás de portas fechadas, contas por pagar e frigoríficos vazios"

Trovoada. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoada coloca 10 distritos sob aviso: três estão a laranja e chuva forte pode chegar nas próximas horas

14:30 5 Outubro, 2026 14:03 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

A semana começa com chuva, trovoada e avisos meteorológicos em vários pontos de Portugal continental

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 13:41 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

Silves.
Algarve

“Não havia nada aqui”: família mudou-se da Holanda para esta cidade no Algarve e está a transformar uma ‘ruina’ em apartamentos

10:40 5 Outubro, 2026 12:02 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Após várias férias na região, Justin e Marjet deixaram os Países Baixos em 2024 para recuperar um espaço abandonado há décadas no Algarve

Consumidora a ler um rótulo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Viu a palavra “artesanal” num alimento? Pode não significar aquilo que parece

18:30 5 Outubro, 2026 14:04 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Menções como “artesanal” ou “tradicional” não podem ser usadas livremente para dar ao consumidor uma ideia enganadora sobre um alimento

Algarve, Política

Transportes, ação climática e creches marcam sessão da Assembleia Municipal de Faro

10:10 6 Outubro, 2026 10:11 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Sessão ficou marcada por decisões sobre transportes, creches, clima, Cinema Ossónoba e um empreendimento hoteleiro de quatro estrelas

Notas e moedas espalhadas.
Economia, Nacional

Salários vão subir em 2027? Governo reúne-se com sindicatos e estes são os valores em cima da mesa

09:20 6 Outubro, 2026 09:14 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O Governo inicia esta terça-feira as negociações salariais para 2027: sindicatos querem elevar o salário mínimo do Estado para 1.050 euros

Gastronomia, Saúde

Nem laranja nem amendoim: nutricionistas apontam os 5 piores alimentos para a saúde do fígado

16:30 5 Outubro, 2026 13:22 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A lista inclui bebidas açucaradas, fritos e carnes processadas. O problema está sobretudo no consumo frequente e excessivo

Vida & Lazer

Dietista-nutricionista deixa aviso: não deite fora o óleo das latas de atum

14:40 5 Outubro, 2026 13:56 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Costuma escorrer completamente o atum antes de o comer? Uma dietista-nutricionista explica por que razão o óleo da conserva pode ser aproveitado

Últimas Notícias

  • Neste parque de acesso gratuito no Algarve pode observar uma espécie da família dos veados e fazer piqueniques todo o ano
    Neste parque de acesso gratuito no Algarve pode observar uma espécie da família dos veados e fazer piqueniques todo o ano
  • Transportes, ação climática e creches marcam sessão da Assembleia Municipal de Faro
    Transportes, ação climática e creches marcam sessão da Assembleia Municipal de Faro
  • Segurança Social vai pagar dinheiro extra a alguns reformados já este mês: veja quem tem direito e quanto pode receber
    Segurança Social vai pagar dinheiro extra a alguns reformados já este mês: veja quem tem direito e quanto pode receber
  • Chuva e trovoada ainda não dão tréguas em Portugal: estes 8 distritos podem ser os mais afetados nas próximas horas
    Chuva e trovoada ainda não dão tréguas em Portugal: estes 8 distritos podem ser os mais afetados nas próximas horas
  • Salários vão subir em 2027? Governo reúne-se com sindicatos e estes são os valores em cima da mesa
    Salários vão subir em 2027? Governo reúne-se com sindicatos e estes são os valores em cima da mesa

Opinião

  • Enquanto o país discute futebol | Por Luís Ganhão
    Enquanto o país discute futebol | Por Luís Ganhão
  • Entre nós…: A fome | Por Fernando Guimarães
    Entre nós…: A fome | Por Fernando Guimarães
  • A República é um put@. Viva a República! | Editorial de Henrique Dias Freire
    A República é um put@. Viva a República! | Editorial de Henrique Dias Freire

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal