António José Seguro renovou o convite ao Papa Leão XIV para visitar Portugal no próximo ano, mas revelou que ainda não recebeu uma resposta. O calendário do Sumo Pontífice para 2027 poderá ser decisivo.
A possibilidade de o Papa Leão XIV visitar Portugal em 2027 continua em aberto. António José Seguro renovou esta quinta-feira, no Vaticano, o convite ao Sumo Pontífice, mas saiu da audiência sem uma confirmação.
“Renovei o convite para o Papa visitar Portugal, mas ainda não obtive resposta para esse convite”, revelou o Presidente da República aos jornalistas após o encontro.
Segundo António José Seguro, e de acordo com o Notícias ao Minuto, a decisão está dependente do programa do Sumo Pontífice. “Ela está pendente do calendário exigente que o Papa tem para o ano de 2027”, explicou.
A deslocação poderia coincidir com uma data particularmente simbólica nas relações entre Portugal e a Santa Sé: os 500 anos da Nunciatura Apostólica em Portugal.
Para o Presidente da República, uma eventual visita teria também uma dimensão internacional. Seguro considera que Portugal poderia servir de palco para uma mensagem do Papa centrada na paz e no diálogo.
“É uma oportunidade para o mundo, a partir de Lisboa e de Portugal, poder ouvir uma mensagem de paz, de diálogo, que é relevantíssima nos tempos que correm”, afirmou.
O convite foi renovado durante a primeira visita oficial de António José Seguro ao Vaticano enquanto Presidente da República. A audiência privada com Leão XIV decorreu esta quinta-feira, 24 de setembro, e prolongou-se durante cerca de 40 minutos.
No final, Seguro descreveu a reunião como uma conversa “muito importante e muito profunda”, na qual foram abordadas questões como a paz, a dignidade humana, a proteção das pessoas mais vulneráveis e os desafios enfrentados pelos jovens.
O Chefe de Estado transmitiu ainda ao Papa a “amizade do povo português” e destacou a importância das relações entre Portugal e a Santa Sé.
Depois da reunião a sós, realizou-se um encontro alargado à comitiva portuguesa e a habitual troca de presentes.
António José Seguro ofereceu ao Papa uma escultura em porcelana de Cristo crucificado, da Vista Alegre, da autoria do arquiteto português Álvaro Siza Vieira. Leão XIV ofereceu ao Presidente uma peça intitulada “Cornucopia”, inspirada na decoração do pavimento da Capela do Santíssimo Sacramento da Basílica de São Pedro.
Para já, porém, não existe confirmação de uma deslocação de Leão XIV a Portugal: o convite está feito e foi renovado, mas a resposta do Vaticano continua pendente.
Leia também: Lisboa liberta 30 mil mosquitos estéreis para travar mosquito-tigre-asiático















