Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Luís Represas deixa legado de cinco décadas na música portuguesa. Crédito: Lusa
Cultura, Nacional

Música portuguesa está de luto, morreu Luís Represas aos 69 anos

Uma das vozes mais reconhecidas da música portuguesa morreu aos 69 anos, no ano em que assinalava o 50.º aniversário da carreira

09:18 22 Julho, 2026 10:21 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O cantor Luís Represas, que integrava os Trovante, morreu hoje aos 69 anos vítima de doença prolongada, de acordo com a agência que o representava.

O cantor Luís Represas comemorava este ano os 50 anos de carreira, divididos entre os Trovante e a solo, tendo atuado em março com a banda no Meo Arena, em Lisboa, e no Pavilhão Rosa Mota, no Porto.

O músico Luís Represas dizia que o essencial de um artista é ter-se uma identidade, contruída em 50 anos de carreira entre os Trovante e em nome próprio, ao lado de dezenas de outros músicos.

“A minha impressão digital, aquilo que me faz ser eu e que me faz ser diferente dos outros, é o fundamental. Isso é que é o meu barco, o meu barco é esse e é nesse barco que tenho que navegar. E que eu quero e que gosto de navegar”, afirmou à agência Lusa em 2024, quando editou o álbum “Miragem”.

Para celebrar os 50 anos de carreira, Luís Represas tinha anunciado dois concertos para abril de 2027 nos coliseus de Lisboa e do Porto. Em março passado tinha atuado com os Trovante em concertos esgotados na Meo Arena (Lisboa) e no Pavilhão Rosa Mota (Porto).

Dos Trovante à afirmação de uma identidade musical

Luís Represas nasceu em Lisboa em 1956 e pouco antes de completar 20 anos, no verão de 1976, fundou os Trovante com os amigos e o irmão – João Gil, Manuel Faria, Artur Costa e João Represas – e um ano depois saiu o álbum “Chão Nosso”.

Esse disco de estreia assinalou a identidade musical do grupo, fortemente influenciado pela música de cariz popular e tradicional e pelo rock. Trovante era ainda “uma mistura de trova, músico ambulante, e avante, para a frente, no melhor sentido da palavra”, como contou Manuel Faria numa biografa da banda publicada em 2003.

Os Trovante permaneceriam ativos até aos anos 1990, editando, por exemplo, “Baile no Bosque” (1981) e “Cais das Colinas” (1983), e até hoje reuniram-se algumas vezes depois, nomeadamente em 1999, em 2006 e em 2017.

Luís Represas lança-se a solo em 1993, com o álbum “Represas”, fruto de uma viagem a Cuba, onde foi gravado, e onde tocou com vários músicos, entre os quais Pablo Milanés (1943-2022).

Com músicas como “Fora de Tempo”, “Neva sobre a marginal” e “Feiticeira”, este álbum foi fundamental no seu percurso: “Foi um reencontro comigo próprio”, como contou à agência Lusa em março passado, quando anunciou os concertos de 2027.

Esses dois caminhos no percurso musical contaminaram-se um ao outro, disse.

“A primeira fase é a do aparecimento do Trovante, em 1976, e toda essa fase, até 1992, a história já foi mais do que contada, está mais do que contada, fez-se espetáculos [o grupo voltou a juntar-se ao vivo algumas vezes, a última das quais em março deste ano], onde a história se contou ainda mais”, referiu.

Desde o final dos Trovante até hoje “vem uma história que se calhar não foi tão contada, mas foi muito vivida”.

“Foi necessário arranjar uma distância em relação ao passado, sem me divorciar do passado, porque o passado faz parte daquilo que sou artisticamente e musicalmente. Mas foi preciso encontrar essa distância para não continuar a fazer coisas que fazia antigamente, ou de repente começar-me a baralhar e perder o meu norte”, partilhou.

Uma carreira a solo marcada por encontros e colaborações

Em 1996, editou “Cumplicidades”, álbum que contou com a colaboração do pianista Bernardo Sassetti (1970-2012). Seguiram-se “A hora do lobo” (1998), “Código Verde” (2000), “Reserva Especial” (2001) e “Fora de Mão” (2003).

Em 2008 voltou a editar um álbum gravado na íntegra em Cuba, “Olhos nos olhos”, e em 2011 volta a juntar-se a João Gil, cúmplice dos Trovante, para um álbum conjunto: “Luís Represas e João Gil”. Depois, editou “Cores” (2014), “Boa hora” (2018) (distinguido pela Sociedade Portuguesa de Autores), “Miragem” (2024) e vários álbuns ao vivo.

Da história de Luís Represas faz parte ainda o apoio à independência de Timor-Leste.

Foi convidado pelo então Presidente da República Jorge Sampaio para o acompanhar na visita oficial a Timor-Leste. Mais tarde, seria condecorado com a Medalha da “Ordem de Timor-Leste” pelo Presidente Taur Matan Ruak.

Em 2005 foi igualmente distinguido pelo Estado Português com a Ordem de Mérito – grau de Comendador.

A agência que o representa lembra que Luís Represas colaborou com Fausto Bordalo Dias, José Afonso, Carlos do Carmo, Bernardo Sassetti, Pablo Milanés, Ivan Lins, Martinho da Vila, Simone, Jorge Palma, Phil Collins, Compay Segundo, Gilberto Gil e Carlinhos Brown, entre muitos outros músicos.

Ao longo da vida, Luís Represas também enveredou pela restauração, tendo liderado a gestão de um bar-restaurante em Lisboa, editou um livro infantil, “A coragem de Tição”, e apresentou o programa de televisão “Língua Mãe”.

Leia também: Eclipse solar de 12 de agosto exige óculos certificados

Homem faz contas à vida com duas notas numa mão e calculadora à sua frente. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Arranjou um emprego enquanto recebe o subsídio de desemprego? Saiba como continuar a receber parte do apoio

14:20 22 Setembro, 2026 12:26 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Começar a trabalhar não significa necessariamente perder toda a prestação do subsídio de desemprego, mas tem de cumprir os requisitos

Algarve Cultura Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Anta da Masmorra, Cachopo.
Algarve

Nesta localidade no Algarve há um túmulo megalítico e quem o visitar num dia de céu limpo consegue ver Beja

12:00 22 Setembro, 2026 11:24 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

No interior do concelho de Tavira encontra-se uma freguesia onde a arqueologia, a paisagem e as antigas tradições rurais marcam o território

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Chegada do outono.
Nacional

Está a chegar o outono e vem mais tarde do que o habitual: é neste dia que o país muda de estação

12:50 22 Setembro, 2026 12:06 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O equinócio acontece já esta semana e marca o momento em que os dias começam a perder ainda mais minutos de luz até à chegada do inverno

Algarve Cultura

Livro sobre vestígios dos Templários no Algarve vai ser apresentado em Castro Marim

14:50 22 Setembro, 2026 14:58 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Apresentação decorre no Velho Cavalinho – Taberna Medieval, em Castro Marim, esta sexta-feira, 25 de setembro, às 18:30

Dia nublado em Portugal. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Tempo

Adeus verão, olá outono? Sol ainda resiste, mas chuva pode estar prestes a regressar a Portugal continental

11:30 22 Setembro, 2026 02:15 22 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, o outono começa com sol e calor em Portugal, mas os mapas já mostram sinais de chuva nestes dias

Opinião

A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão

11:50 22 Setembro, 2026 11:38 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"É preciso combater quem lucra criminosamente com a dependência dos outros. É preciso impedir que redes criminosas se fortaleçam. É preciso proteger os jovens"

Europe Direct Algarve Opinião

SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo

09:27 22 Setembro, 2026 09:37 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A ideia europeia reafirma-se ao 'abrir horizontes' e procurar novas alianças globais com parceiros que partilham do mesmo ideário democrático — como demonstra a aproximação histórica ao Canadá"

Economia Europe Direct Algarve Opinião

Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva

07:30 22 Setembro, 2026 06:49 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Para se manterem competitivos e resilientes, a Europa e Portugal devem dar prioridade à investigação e à inovação"

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

Algarve Auto Nacional

Doze veículos elétricos percorrem 1300 quilómetros entre Guimarães e Sagres em menos de 24 horas

12:40 22 Setembro, 2026 12:31 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Sagres marcou o extremo sul de uma viagem elétrica de 1300 quilómetros realizada no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade

Homem faz contas à vida com duas notas numa mão e calculadora à sua frente. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Arranjou um emprego enquanto recebe o subsídio de desemprego? Saiba como continuar a receber parte do apoio

14:20 22 Setembro, 2026 12:26 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Começar a trabalhar não significa necessariamente perder toda a prestação do subsídio de desemprego, mas tem de cumprir os requisitos

Algarve, Cultura, Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Anta da Masmorra, Cachopo.
Algarve

Nesta localidade no Algarve há um túmulo megalítico e quem o visitar num dia de céu limpo consegue ver Beja

12:00 22 Setembro, 2026 11:24 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

No interior do concelho de Tavira encontra-se uma freguesia onde a arqueologia, a paisagem e as antigas tradições rurais marcam o território

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Chegada do outono.
Nacional

Está a chegar o outono e vem mais tarde do que o habitual: é neste dia que o país muda de estação

12:50 22 Setembro, 2026 12:06 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O equinócio acontece já esta semana e marca o momento em que os dias começam a perder ainda mais minutos de luz até à chegada do inverno

Algarve, Cultura

Livro sobre vestígios dos Templários no Algarve vai ser apresentado em Castro Marim

14:50 22 Setembro, 2026 14:58 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Apresentação decorre no Velho Cavalinho – Taberna Medieval, em Castro Marim, esta sexta-feira, 25 de setembro, às 18:30

Dia nublado em Portugal. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Tempo

Adeus verão, olá outono? Sol ainda resiste, mas chuva pode estar prestes a regressar a Portugal continental

11:30 22 Setembro, 2026 02:15 22 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, o outono começa com sol e calor em Portugal, mas os mapas já mostram sinais de chuva nestes dias

Opinião

A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão

11:50 22 Setembro, 2026 11:38 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"É preciso combater quem lucra criminosamente com a dependência dos outros. É preciso impedir que redes criminosas se fortaleçam. É preciso proteger os jovens"

Europe Direct Algarve, Opinião

SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo

09:27 22 Setembro, 2026 09:37 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A ideia europeia reafirma-se ao 'abrir horizontes' e procurar novas alianças globais com parceiros que partilham do mesmo ideário democrático — como demonstra a aproximação histórica ao Canadá"

Economia, Europe Direct Algarve, Opinião

Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva

07:30 22 Setembro, 2026 06:49 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Para se manterem competitivos e resilientes, a Europa e Portugal devem dar prioridade à investigação e à inovação"

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

Algarve, Auto, Nacional

Doze veículos elétricos percorrem 1300 quilómetros entre Guimarães e Sagres em menos de 24 horas

12:40 22 Setembro, 2026 12:31 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Sagres marcou o extremo sul de uma viagem elétrica de 1300 quilómetros realizada no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade

Últimas Notícias

  • Livro sobre vestígios dos Templários no Algarve vai ser apresentado em Castro Marim
    Livro sobre vestígios dos Templários no Algarve vai ser apresentado em Castro Marim
  • Arranjou um emprego enquanto recebe o subsídio de desemprego? Saiba como continuar a receber parte do apoio
    Arranjou um emprego enquanto recebe o subsídio de desemprego? Saiba como continuar a receber parte do apoio
  • Está a chegar o outono e vem mais tarde do que o habitual: é neste dia que o país muda de estação
    Está a chegar o outono e vem mais tarde do que o habitual: é neste dia que o país muda de estação
  • Doze veículos elétricos percorrem 1300 quilómetros entre Guimarães e Sagres em menos de 24 horas
    Doze veículos elétricos percorrem 1300 quilómetros entre Guimarães e Sagres em menos de 24 horas
  • Beja recebe Campeonatos Nacionais de Tiro aos Pratos e Santo Huberto
    Beja recebe Campeonatos Nacionais de Tiro aos Pratos e Santo Huberto

Opinião

  • A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão
    A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão
  • SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
    SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
  • Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
    Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva

Europe Direct Algarve

  • SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
    SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
  • Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
    Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento