Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Museu Jorge Vieira | Casa das Artes
Cultura, Nacional

Museu Jorge Vieira celebra 30 anos com exposição de homenagem ao artista

Mostra vai apresentar ao público 28 obras de Jorge Vieira, “selecionadas por cada um dos artistas para dialogar com a sua criação artística”

17:40 6 Setembro, 2025 17:33 6 Setembro, 2025 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Um total de 74 peças, algumas criadas por Jorge Vieira (1922-1998) e outras produzidas por vários artistas com ligação a Beja ou ao escultor, integra a exposição que vai poder ser visitada nesta cidade alentejana.

Em comunicado, a Câmara de Beja explicou que a mostra, intitulada “Terra Sol Liberdade”, vai ser inaugurada às 17:30 do próximo dia 13 e estará patente ao público até 31 de dezembro, no Centro de Arqueologia e Artes.

A iniciativa pretende celebrar os 30 anos de existência do Museu Jorge Vieira, “criado em Beja a partir da doação que o escultor fez à cidade, em 1995”, destacou o município.

“O museu tem sido casa de um conjunto notável de esculturas, maquetas e desenhos que marcaram a arte portuguesa do século XX [e] 30 anos depois e um ano depois de se cumprirem os 50 anos de Abril, a cidade devolve-lhe uma homenagem” através desta exposição, pode ler-se no comunicado.

Contactada pelas agência Lusa, fonte da Câmara de Beja indicou que a mostra resulta de um convite feito “a vários artistas” com vínculos à cidade e ao próprio escultor para “criarem e dialogarem com obras de Jorge Vieira”.

“Nessa altura, foi também estabelecido que [os artistas] iriam fazer uma residência artística em Beringel”, uma das freguesias rurais do concelho, acrescentou.

E a escolha de Beringel, terra de oleiros, deveu-se ao facto de “a matéria de eleição de Jorge Vieira, embora trabalhasse outras, como a pedra e o ferro, ser o barro e a terra”, revelou a mesma fonte.

Desse encontro de 10 dias, que contou com a participação dos mestres oleiros António Mestre e José Manuel Parreira, em julho deste ano, surgiram “novas obras que se cruzam agora com o espólio de Jorge Vieira”.

A mostra vai apresentar ao público 28 obras de Jorge Vieira, “selecionadas por cada um dos artistas para dialogar com a sua criação artística”, e 46 peças, entre desenhos e esculturas, “inéditas”, ou seja, produzidas “de propósito para esta exposição”, adiantou a fonte.

Noémia Cruz, que foi companheira do artista plástico e também é escultora, participa com duas peças, assim como a professora e artista Marta Castelo, com “cinco esculturas e instalações em barro”, e a amiga e escultora Virgínia Fróis, com cinco peças.

Outros dos participantes são a ilustradora e sobrinha de Jorge Vieira Cláudia Guerreiro, (dois desenhos e cinco esculturas), o artista Tiago Mestre (duas instalações em barro), o ceramista Heitor Figueiredo (oito esculturas de barro, madeira e outras matérias) e a artista plástica residente em Beja Suzana Henriqueta (dois desenhos e seis esculturas).

Participaram ainda na residência artística as estudantes da Faculdade de Belas-Artes, em Lisboa, Bárbara Rodrigues e Rita Carreira, “para criarem elas próprias as suas obras de arte”, tendo contribuído para a mostra com oito esculturas e um desenho.

Segundo a autarquia, “mais do que um exercício comemorativo”, esta exposição pretende “renovar o diálogo entre Vieira, os artistas de hoje e a cidade de Beja, perguntando de que forma continuamos a pensar o escultor e o seu ‘ethos'”.

Nome maior da escultura em Portugal, Jorge Vieira nasceu em Lisboa, a 16 de novembro de 1922, frequentou o Liceu Passos Manuel e a Escola de Belas-Artes, onde estudou arquitetura e escultura, e em Londres na Slade School of Fine Arts. Morreu em Estremoz, no distrito de Évora, a 23 de dezembro de 1998.

Está representado em coleções públicas e privadas, como o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian e o Museu do Chiado, em Lisboa, e o museu em Beja detém grande parte do seu espólio,

Trabalhou com arquitetos como Frederico George, Francisco da Conceição Silva e Jorge Ferreira Chaves e deixou obras de arte pública como o “Gradeamento” (1997), no parque do município, em Lisboa, o Monumento ao Prisioneiro Político Desconhecido (1994), em Beja, ou o “Homem Sol”, para a EXPO 98, no Parque das Nações, em Lisboa.

Leia também: O que diz o tribunal? Reformado deixa herança de 930.000€ a enfermeira que o cuidou durante 24 dias e família considera “inimaginável”

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

AT deixa esclarecimento a quem entregou IRS em conjunto: veja o que muda na liquidação

07:00 9 Julho, 2026 19:02 8 Julho, 2026 | João Luís

A liquidação de IRS em conjunto é única, mas a Autoridade Tributária notifica os dois sujeitos passivos. Saiba como funciona o pagamento

Algarve Cultura

Daft Funk Live estreia-se no Algarve com espetáculo no Praia Dourada Beach Club

10:15 9 Julho, 2026 09:52 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto revisita êxitos como “One More Time”, “Around the World”, “Harder, Better, Faster, Stronger” e “Get Lucky”

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Bombeiros combatem fogo. Crédito: Lusa
Nacional

Comandante pede mão pesada para quem provoca incêndios: “Temos de ter uma lei que puna severamente”

10:05 9 Julho, 2026 09:45 9 Julho, 2026 | João Luís

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Depois dos grandes incêndios registados nos últimos dias, o comandante Luís Martins defende um agravamento das consequências para quem provoca fogos florestais. Em declarações à CNN Portugal, o responsável considerou que o país precisa de uma lei mais dura para punir este tipo de...

Filas no aeroporto. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data

10:17 9 Julho, 2026 09:57 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo sistema europeu de controlo nas fronteiras pode voltar a ser adiado: Portugal juntou-se a outros países para pedir mais tempo à UE

Algarve

Sindicatos do Algarve convocam dia de luta para 7 de agosto

07:10 9 Julho, 2026 07:13 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Dia de luta regional pretende mobilizar trabalhadores de todos os setores, empresas e locais de trabalho do Algarve

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Algarve Cultura

Almancil celebra verão e comunidades com música, gastronomia e artesanato

16:40 8 Julho, 2026 16:27 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Maninho, Soraia Ramos e Marisa Liz são os cabeças de cartaz da Festa de Verão e das Comunidades de Almancil

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Dois homens a pescar.
Europa

Pescadores no sul de Espanha atiraram-se à água para apanhar peixe de 8 kg e tiveram de ser resgatados

16:30 8 Julho, 2026 15:25 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tentativa de recuperar um peixe de oito quilos terminou com dois pescadores à deriva e uma operação de resgate no sul de Espanha

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Casal levanta cinco mil euros nos CTT e acaba furtado com esquema das moedas

18:20 8 Julho, 2026 17:21 8 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O casal foi seguido após levantar cerca de cinco mil euros numa estação dos CTT, em Fafe

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mudança no tempo em Portugal: crista anticiclónica afasta-se e pode abrir porta à chuva

12:54 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Nos próximos dias, a crista anticiclónica deverá deslocar-se para norte e permitir mais nebulosidade e alguma chuva em Portugal

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

AT deixa esclarecimento a quem entregou IRS em conjunto: veja o que muda na liquidação

07:00 9 Julho, 2026 19:02 8 Julho, 2026 | João Luís

A liquidação de IRS em conjunto é única, mas a Autoridade Tributária notifica os dois sujeitos passivos. Saiba como funciona o pagamento

Algarve, Cultura

Daft Funk Live estreia-se no Algarve com espetáculo no Praia Dourada Beach Club

10:15 9 Julho, 2026 09:52 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto revisita êxitos como “One More Time”, “Around the World”, “Harder, Better, Faster, Stronger” e “Get Lucky”

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Bombeiros combatem fogo. Crédito: Lusa
Nacional

Comandante pede mão pesada para quem provoca incêndios: “Temos de ter uma lei que puna severamente”

10:05 9 Julho, 2026 09:45 9 Julho, 2026 | João Luís

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Depois dos grandes incêndios registados nos últimos dias, o comandante Luís Martins defende um agravamento das consequências para quem provoca fogos florestais. Em declarações à CNN Portugal, o responsável considerou que o país precisa de uma lei mais dura para punir este tipo de...

Filas no aeroporto. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data

10:17 9 Julho, 2026 09:57 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo sistema europeu de controlo nas fronteiras pode voltar a ser adiado: Portugal juntou-se a outros países para pedir mais tempo à UE

Algarve

Sindicatos do Algarve convocam dia de luta para 7 de agosto

07:10 9 Julho, 2026 07:13 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Dia de luta regional pretende mobilizar trabalhadores de todos os setores, empresas e locais de trabalho do Algarve

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Algarve, Cultura

Almancil celebra verão e comunidades com música, gastronomia e artesanato

16:40 8 Julho, 2026 16:27 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Maninho, Soraia Ramos e Marisa Liz são os cabeças de cartaz da Festa de Verão e das Comunidades de Almancil

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Dois homens a pescar.
Europa

Pescadores no sul de Espanha atiraram-se à água para apanhar peixe de 8 kg e tiveram de ser resgatados

16:30 8 Julho, 2026 15:25 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tentativa de recuperar um peixe de oito quilos terminou com dois pescadores à deriva e uma operação de resgate no sul de Espanha

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Casal levanta cinco mil euros nos CTT e acaba furtado com esquema das moedas

18:20 8 Julho, 2026 17:21 8 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O casal foi seguido após levantar cerca de cinco mil euros numa estação dos CTT, em Fafe

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mudança no tempo em Portugal: crista anticiclónica afasta-se e pode abrir porta à chuva

12:54 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Nos próximos dias, a crista anticiclónica deverá deslocar-se para norte e permitir mais nebulosidade e alguma chuva em Portugal

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data
    Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data
  • Daft Funk Live estreia-se no Algarve com espetáculo no Praia Dourada Beach Club
    Daft Funk Live estreia-se no Algarve com espetáculo no Praia Dourada Beach Club
  • Comandante pede mão pesada para quem provoca incêndios: “Temos de ter uma lei que puna severamente”
    Comandante pede mão pesada para quem provoca incêndios: “Temos de ter uma lei que puna severamente”
  • TAP retoma voos para a Venezuela a 13 de julho mas voa para outro aeroporto
    TAP retoma voos para a Venezuela a 13 de julho mas voa para outro aeroporto
  • Casal que matou duas pessoas foi condenado a 22 anos de prisão mas continua em liberdade por causa das férias judiciais
    Casal que matou duas pessoas foi condenado a 22 anos de prisão mas continua em liberdade por causa das férias judiciais

Opinião

  • Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
    Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho

Europe Direct Algarve

  • Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data
    Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data
  • Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
    Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal