Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Museu Jorge Vieira | Casa das Artes
Cultura, Nacional

Museu Jorge Vieira celebra 30 anos com exposição de homenagem ao artista

Mostra vai apresentar ao público 28 obras de Jorge Vieira, “selecionadas por cada um dos artistas para dialogar com a sua criação artística”

17:40 6 Setembro, 2025 17:33 6 Setembro, 2025 | Henrique Dias Freire
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Um total de 74 peças, algumas criadas por Jorge Vieira (1922-1998) e outras produzidas por vários artistas com ligação a Beja ou ao escultor, integra a exposição que vai poder ser visitada nesta cidade alentejana.

Em comunicado, a Câmara de Beja explicou que a mostra, intitulada “Terra Sol Liberdade”, vai ser inaugurada às 17:30 do próximo dia 13 e estará patente ao público até 31 de dezembro, no Centro de Arqueologia e Artes.

A iniciativa pretende celebrar os 30 anos de existência do Museu Jorge Vieira, “criado em Beja a partir da doação que o escultor fez à cidade, em 1995”, destacou o município.

“O museu tem sido casa de um conjunto notável de esculturas, maquetas e desenhos que marcaram a arte portuguesa do século XX [e] 30 anos depois e um ano depois de se cumprirem os 50 anos de Abril, a cidade devolve-lhe uma homenagem” através desta exposição, pode ler-se no comunicado.

Contactada pelas agência Lusa, fonte da Câmara de Beja indicou que a mostra resulta de um convite feito “a vários artistas” com vínculos à cidade e ao próprio escultor para “criarem e dialogarem com obras de Jorge Vieira”.

“Nessa altura, foi também estabelecido que [os artistas] iriam fazer uma residência artística em Beringel”, uma das freguesias rurais do concelho, acrescentou.

E a escolha de Beringel, terra de oleiros, deveu-se ao facto de “a matéria de eleição de Jorge Vieira, embora trabalhasse outras, como a pedra e o ferro, ser o barro e a terra”, revelou a mesma fonte.

Desse encontro de 10 dias, que contou com a participação dos mestres oleiros António Mestre e José Manuel Parreira, em julho deste ano, surgiram “novas obras que se cruzam agora com o espólio de Jorge Vieira”.

A mostra vai apresentar ao público 28 obras de Jorge Vieira, “selecionadas por cada um dos artistas para dialogar com a sua criação artística”, e 46 peças, entre desenhos e esculturas, “inéditas”, ou seja, produzidas “de propósito para esta exposição”, adiantou a fonte.

Noémia Cruz, que foi companheira do artista plástico e também é escultora, participa com duas peças, assim como a professora e artista Marta Castelo, com “cinco esculturas e instalações em barro”, e a amiga e escultora Virgínia Fróis, com cinco peças.

Outros dos participantes são a ilustradora e sobrinha de Jorge Vieira Cláudia Guerreiro, (dois desenhos e cinco esculturas), o artista Tiago Mestre (duas instalações em barro), o ceramista Heitor Figueiredo (oito esculturas de barro, madeira e outras matérias) e a artista plástica residente em Beja Suzana Henriqueta (dois desenhos e seis esculturas).

Participaram ainda na residência artística as estudantes da Faculdade de Belas-Artes, em Lisboa, Bárbara Rodrigues e Rita Carreira, “para criarem elas próprias as suas obras de arte”, tendo contribuído para a mostra com oito esculturas e um desenho.

Segundo a autarquia, “mais do que um exercício comemorativo”, esta exposição pretende “renovar o diálogo entre Vieira, os artistas de hoje e a cidade de Beja, perguntando de que forma continuamos a pensar o escultor e o seu ‘ethos'”.

Nome maior da escultura em Portugal, Jorge Vieira nasceu em Lisboa, a 16 de novembro de 1922, frequentou o Liceu Passos Manuel e a Escola de Belas-Artes, onde estudou arquitetura e escultura, e em Londres na Slade School of Fine Arts. Morreu em Estremoz, no distrito de Évora, a 23 de dezembro de 1998.

Está representado em coleções públicas e privadas, como o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian e o Museu do Chiado, em Lisboa, e o museu em Beja detém grande parte do seu espólio,

Trabalhou com arquitetos como Frederico George, Francisco da Conceição Silva e Jorge Ferreira Chaves e deixou obras de arte pública como o “Gradeamento” (1997), no parque do município, em Lisboa, o Monumento ao Prisioneiro Político Desconhecido (1994), em Beja, ou o “Homem Sol”, para a EXPO 98, no Parque das Nações, em Lisboa.

Leia também: O que diz o tribunal? Reformado deixa herança de 930.000€ a enfermeira que o cuidou durante 24 dias e família considera “inimaginável”

Homem a inserir o código numa caixa Multibanco.
Economia Nacional Tech

Deixou a carteira em casa e ficou sem bateria? Saiba como fazer pagamentos na rede Multibanco sem telemóvel nem cartão

11:00 8 Setembro, 2026 13:54 7 Setembro, 2026 | João Luís

É possível fazer pagamentos sem cartão bancário nem telemóvel. Saiba como funciona, onde pode usar e quais são os limites

Algarve Cultura Ensino

Receção ao Caloiro estreia novo recinto nas Piscinas Municipais de Faro

08:31 8 Setembro, 2026 08:32 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A AAUAlg quer transformar a Receção ao Caloiro num ponto de encontro entre estudantes de diferentes cursos e anos

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e vem com força: frente fria ‘invade’ Portugal com descida das temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

10:10 8 Setembro, 2026 16:31 7 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão da Meteored aponta para a aproximação rápida de uma frente fria que vai trazer chuva a estas regiões portuguesas

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: mau tempo regressa e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 8 Setembro, 2026 18:23 7 Setembro, 2026 | João Luís

A Luso Meteo prevê uma mudança do tempo, sobretudo no Norte e Centro, com chuva e descida das temperaturas

Mulher a colocar uma rolha de cortiça no frigorífico. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Adeus aos maus odores no frigorífico? Há quem use rolhas de cortiça e isto é o que recomenda a ASAE

10:00 8 Setembro, 2026 14:37 7 Setembro, 2026 | João Luís

Há quem coloque rolhas de cortiça dentro do frigorífico para combater maus odores. Saiba o que recomenda a ASAE

Casal num stand de automóveis.
Auto Nacional

Portugueses ‘evitam’ este carro? Modelo passou de 1.231 vendas em junho para apenas uma em agosto

14:20 7 Setembro, 2026 14:04 7 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Está entre os carros mais vendidos em Portugal, mas somou apenas uma matrícula em agosto, depois de dois meses acima das 1.000 unidades

Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona acaba de abrir uma nova loja e está cada vez mais perto do Algarve: conheça a localização

14:30 8 Setembro, 2026 14:07 8 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Beja recebeu o 75.º supermercado da cadeia em Portugal, enquanto Portimão e Faro se preparam para acolher as primeiras lojas algarvias

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Milho leva cultura e sabores do Brasil à zona ribeirinha de Portimão

10:20 8 Setembro, 2026 10:04 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Portimão volta a celebrar a cultura brasileira com uma Festa do Milho marcada por gastronomia, samba, pagode e convívio

Vida & Lazer

Não compre ameixas no supermercado se estiverem assim: Continente explica o sinal a que deve estar atento

20:10 7 Setembro, 2026 19:32 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Continente explica quais os sinais a observar nas ameixas antes de as colocar no carrinho e revela os cuidados a ter para conservar o fruto durante mais tempo

Benidorm. Crédito: Magnific
Europa Vida & Lazer

“É muito barato viver aqui”: britânico mudou-se para destino turístico a 1 h de Portugal e ficou rendido ao custo de vida barato

10:30 8 Setembro, 2026 00:09 8 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Impressionado com os preços da comida e da bebida, bem como pela qualidade de vida, este britânico recomenda destino turístico a 1 h de Portugal a todos

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Mais de 100 detidos em operações da GNR no Algarve

11:10 8 Setembro, 2026 11:08 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

As operações da GNR no Algarve resultaram em 108 detenções, 485 infrações rodoviárias e 146 acidentes numa semana

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 14:04 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Mulher com as chaves de casa na mão.
Economia

O senhorio quer vender a casa? Saiba o que muda para si e quais são os seus direitos

21:00 7 Setembro, 2026 17:37 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Os inquilinos podem beneficiar de um direito pouco conhecido quando o senhorio decide vender o imóvel. Conheça as regras

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Homem a inserir o código numa caixa Multibanco.
Economia, Nacional, Tech

Deixou a carteira em casa e ficou sem bateria? Saiba como fazer pagamentos na rede Multibanco sem telemóvel nem cartão

11:00 8 Setembro, 2026 13:54 7 Setembro, 2026 | João Luís

É possível fazer pagamentos sem cartão bancário nem telemóvel. Saiba como funciona, onde pode usar e quais são os limites

Algarve, Cultura, Ensino

Receção ao Caloiro estreia novo recinto nas Piscinas Municipais de Faro

08:31 8 Setembro, 2026 08:32 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A AAUAlg quer transformar a Receção ao Caloiro num ponto de encontro entre estudantes de diferentes cursos e anos

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e vem com força: frente fria ‘invade’ Portugal com descida das temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

10:10 8 Setembro, 2026 16:31 7 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão da Meteored aponta para a aproximação rápida de uma frente fria que vai trazer chuva a estas regiões portuguesas

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: mau tempo regressa e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 8 Setembro, 2026 18:23 7 Setembro, 2026 | João Luís

A Luso Meteo prevê uma mudança do tempo, sobretudo no Norte e Centro, com chuva e descida das temperaturas

Mulher a colocar uma rolha de cortiça no frigorífico. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Adeus aos maus odores no frigorífico? Há quem use rolhas de cortiça e isto é o que recomenda a ASAE

10:00 8 Setembro, 2026 14:37 7 Setembro, 2026 | João Luís

Há quem coloque rolhas de cortiça dentro do frigorífico para combater maus odores. Saiba o que recomenda a ASAE

Casal num stand de automóveis.
Auto, Nacional

Portugueses ‘evitam’ este carro? Modelo passou de 1.231 vendas em junho para apenas uma em agosto

14:20 7 Setembro, 2026 14:04 7 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Está entre os carros mais vendidos em Portugal, mas somou apenas uma matrícula em agosto, depois de dois meses acima das 1.000 unidades

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona acaba de abrir uma nova loja e está cada vez mais perto do Algarve: conheça a localização

14:30 8 Setembro, 2026 14:07 8 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Beja recebeu o 75.º supermercado da cadeia em Portugal, enquanto Portimão e Faro se preparam para acolher as primeiras lojas algarvias

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Milho leva cultura e sabores do Brasil à zona ribeirinha de Portimão

10:20 8 Setembro, 2026 10:04 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Portimão volta a celebrar a cultura brasileira com uma Festa do Milho marcada por gastronomia, samba, pagode e convívio

Vida & Lazer

Não compre ameixas no supermercado se estiverem assim: Continente explica o sinal a que deve estar atento

20:10 7 Setembro, 2026 19:32 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Continente explica quais os sinais a observar nas ameixas antes de as colocar no carrinho e revela os cuidados a ter para conservar o fruto durante mais tempo

Benidorm. Crédito: Magnific
Europa, Vida & Lazer

“É muito barato viver aqui”: britânico mudou-se para destino turístico a 1 h de Portugal e ficou rendido ao custo de vida barato

10:30 8 Setembro, 2026 00:09 8 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Impressionado com os preços da comida e da bebida, bem como pela qualidade de vida, este britânico recomenda destino turístico a 1 h de Portugal a todos

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Mais de 100 detidos em operações da GNR no Algarve

11:10 8 Setembro, 2026 11:08 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

As operações da GNR no Algarve resultaram em 108 detenções, 485 infrações rodoviárias e 146 acidentes numa semana

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 14:04 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Mulher com as chaves de casa na mão.
Economia

O senhorio quer vender a casa? Saiba o que muda para si e quais são os seus direitos

21:00 7 Setembro, 2026 17:37 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Os inquilinos podem beneficiar de um direito pouco conhecido quando o senhorio decide vender o imóvel. Conheça as regras

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Últimas Notícias

  • Barragem da Foupana: PSD Algarve apela à participação na consulta pública
    Barragem da Foupana: PSD Algarve apela à participação na consulta pública
  • Tem esta planta no jardim? Está proibida em Portugal e já foi encontrada em mais de 200 concelhos
    Tem esta planta no jardim? Está proibida em Portugal e já foi encontrada em mais de 200 concelhos
  • Luan Andrade leva o Algarve ao Campeonato da Europa de Patinagem Artística
    Luan Andrade leva o Algarve ao Campeonato da Europa de Patinagem Artística
  • Carpinteiro viu seguradora invocar que já estava reformado para contestar incapacidade por acidente de trabalho: Tribunal da Relação de Lisboa ‘discordou’ e fixou pensão de 15.216,81€
    Carpinteiro viu seguradora invocar que já estava reformado para contestar incapacidade por acidente de trabalho: Tribunal da Relação de Lisboa ‘discordou’ e fixou pensão de 15.216,81€
  • Mercadona acaba de abrir uma nova loja e está cada vez mais perto do Algarve: conheça a localização
    Mercadona acaba de abrir uma nova loja e está cada vez mais perto do Algarve: conheça a localização

Opinião

  • O Chega e a autocrítica que falta | Por Luís Ganhão
    O Chega e a autocrítica que falta | Por Luís Ganhão
  • Nascida na Albânia de Estaline e espetadora de um regime em ruínas: Um relato épico sobre o custo da liberdade | Por Mário Beja Santos
    Nascida na Albânia de Estaline e espetadora de um regime em ruínas: Um relato épico sobre o custo da liberdade | Por Mário Beja Santos
  • Justiça: um problema que não se resolve apenas com mais meios | Por Luís Ganhão
    Justiça: um problema que não se resolve apenas com mais meios | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Inovação e tradição juntam mais de 50 participantes em seminário em Tavira
    Inovação e tradição juntam mais de 50 participantes em seminário em Tavira
  • União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
    União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento