Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Mulher com o Cartão de Cidadão na mão.
Mulher com o Cartão de Cidadão na mão. Crédito: Magnific AI - imagem gerada por IA
Nacional

Mudou a morada do Cartão de Cidadão mas ainda não fez este passo? A alteração ainda não está concluída

Nova morada só fica válida depois de utilizar o código recebido por correio e concluir a confirmação dentro do prazo indicado na carta

21:00 30 Setembro, 2026 15:45 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Atualizar a morada do Cartão de Cidadão não termina no momento em que o pedido é submetido online ou num balcão. Depois dessa primeira etapa, ainda é necessário confirmar a alteração com um código enviado por correio para a nova residência. Sem esse passo, a mudança não fica concluída, conforme esclarece o portal gov.pt.

Quem muda de residência habitual deve atualizar a morada associada ao documento. Segundo o guia oficial “Mudar de casa”, o pedido pode ser iniciado online, num Espaço Cidadão ou num balcão dos Registos.

Quanto ao prazo, existe uma diferença entre a informação do portal e o texto legal. O gov.pt indica um máximo de 60 dias para alterar a morada. Contudo, o artigo 43.º, n.º 3, da Lei n.º 7/2007, de 5 de fevereiro, prevê uma coima de 50 a 100 euros pelo incumprimento do dever de promover a atualização nos 30 dias seguintes à mudança. A referência aos 60 dias não deve, por isso, ser tomada como garantia de que o pedido pode ser adiado sem consequências.

Pedido inicial não basta

Depois de indicar a nova residência, é enviada uma carta para essa morada com os dados necessários para confirmar a alteração. Só depois de completar este segundo passo é que o processo fica efetivamente concluído.

Segundo o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), a confirmação pode ser feita online, recorrendo à Chave Móvel Digital e aos códigos recebidos na carta, sem necessidade de um leitor de cartões. Também existe a possibilidade de tratar do processo presencialmente nos serviços disponibilizados para esse efeito.

A confirmação tem de ser realizada dentro do prazo indicado na própria carta, conforme assinala o gov.pt. Se essa data for ultrapassada sem concluir o procedimento, o pedido fica sem efeito e será necessário apresentar um novo pedido de alteração de morada, esclarece também o Espaço Cidadão de Lagos.

Alteração chega automaticamente a vários serviços

Uma vez concluída a confirmação, a nova morada é comunicada automaticamente a diferentes entidades públicas. Entre elas encontram-se as Finanças, a Segurança Social e o Serviço Nacional de Saúde, evitando que o titular tenha de repetir a mesma alteração junto de cada organismo. O IRN acrescenta que a atualização também abrange os Registos e o recenseamento eleitoral.

Quem tenha Cartão de Cidadão e uma carta de condução portuguesa também não precisa de comunicar separadamente a alteração ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes. De acordo com o guia “Mudar de casa”, basta atualizar a morada do Cartão de Cidadão, não sendo necessário substituir a carta de condução por esse motivo.

A correspondência enviada depois do primeiro pedido assume, por isso, um papel central. O IRN explica que a carta contém o código necessário para confirmar a nova morada e finalizar a operação. Caso a carta não chegue ou seja perdida, existe a possibilidade de pedir uma segunda via. O pedido deve ser feito no prazo de 50 dias, contado desde a data em que foi solicitada a alteração da morada.

Segunda via pode ser pedida por telefone ou ao balcão

Conforme refere o IRN, a segunda via da carta de confirmação pode ser solicitada presencialmente num balcão do instituto ou através da Linha Cartão de Cidadão, pelo número 210 990 111. O atendimento telefónico funciona nos dias úteis, entre as 9 h e as 18 h. Se o pedido reunir as condições aplicáveis, uma nova carta é enviada por correio.

Os 50 dias dizem respeito à possibilidade de obter uma segunda via, não devendo ser confundidos com o prazo para comunicar a mudança de residência nem com a data-limite de confirmação inscrita na carta. Para quem perdeu ou não recebeu a correspondência, o gov.pt esclarece que, ultrapassados aqueles 50 dias, é necessário fazer um novo pedido de alteração de morada.

Nova morada só fica validada depois da confirmação

A Autoridade Tributária também explica que determinados pedidos de alteração de domicílio fiscal feitos diretamente no Portal das Finanças só produzem efeitos depois de ser introduzido o código enviado por carta. Esse procedimento destina-se, porém, a contribuintes sem Cartão de Cidadão, nas situações previstas pela entidade. Quem tem este documento deve utilizar os serviços de alteração de morada do Cartão de Cidadão, e não confundir os dois processos.

Assim sendo, quem já pediu uma mudança de residência mas ainda não utilizou o código recebido pelo correio não deve considerar o processo terminado. É precisamente essa confirmação final, feita dentro do prazo indicado na carta, que conclui a alteração da morada associada ao Cartão de Cidadão.

Leia também: Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

Ciência Cultura Nacional

Novo prémio distingue fotografia de ciência e tecnologia com 5 mil euros

12:50 8 Outubro, 2026 12:50 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Concurso de fotografia promovido pela Ciência Viva e Wikimedia Portugal recebe candidaturas até 31 de outubro e atribui 5 mil euros

Algarve

34 bombeiros entregam capacetes em protesto à porta do quartel de Vila Real de Santo António

08:09 8 Outubro, 2026 08:17 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Ação de protesto juntou 34 bombeiros, que exigem respostas a 17 reivindicações e garantem que o socorro em VRSA e Castro Marim continua assegurado

Casa com painéis solares. Crédito: Freepik
Economia

Painéis solares compensam? Há famílias que podem poupar mais de 800 euros por ano, mas este erro pode sair caro

13:10 8 Outubro, 2026 10:51 8 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A poupança com painéis solares depende dos hábitos de consumo, da localização e da dimensão da instalação: veja as contas

Portagem.
Auto Economia Nacional

Vão ser instaladas portagens nesta Estrada Nacional? Autarca esclarece o que está em cima da mesa

12:40 8 Outubro, 2026 11:50 8 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Câmara de Cascais admite cobrar portagens na Estrada Marginal para financiar obras e manutenção, mas a medida ainda não está decidida

Algarve Nacional

Esquema “Olá pai, olá mãe” vale prisão a homem que vivia em Albufeira

07:04 8 Outubro, 2026 07:09 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Condenado por burla qualificada vivia com a família em Albufeira e pagava cinco mil euros mensais de renda, apesar de não ter rendimentos declarados

Algarve

Helena Lucas dos Santos lidera nova administração da Águas do Algarve

12:10 8 Outubro, 2026 12:03 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Nova administração da Águas do Algarve é presidida por Helena Lucas dos Santos e integra autarcas de Castro Marim e Albufeira

Economia Europa

Morreu Maricarmen aos 87 anos, a idosa que se tornou símbolo da luta pela habitação em Espanha após ser despejada

08:43 8 Outubro, 2026 08:53 8 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Maricarmen Abascal viveu mais de 70 anos na mesma casa, mas acabou despejada em setembro. O caso desencadeou protestos em Espanha

Opinião

O país do mal menor | Por Luís Ganhão

07:30 8 Outubro, 2026 16:48 7 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Um país que escolhe para evitar, governa para adiar, aprova para impedir males maiores, contrata por influência e decide em função de interesses parcelares dificilmente encontrará o caminho da excelência"

Ensino Europe Direct Algarve

Alianças de Escolas Europeias podem reforçar competências dos jovens, defende eurodeputado Hélder Sousa Silva

10:35 8 Outubro, 2026 10:38 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto-piloto pretende ligar escolas de diferentes países para partilhar práticas, reforçar competências e preparar melhor os jovens para o trabalho

Obras no condomínio.
Economia Nacional

Condomínio sabia da infiltração mas não fez a obra? Proprietário pode exigir mais do que a reparação dos danos

17:10 7 Outubro, 2026 13:50 7 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Quando uma infiltração tem origem numa parte comum e o condomínio não atua, a indemnização pode abranger outros prejuízos

Algarve Nacional

Megaoperação contra fraude de 150 milhões passa por Loulé e faz 39 detidos no país

18:50 7 Outubro, 2026 07:24 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Autoridades fizeram buscas em Loulé no âmbito de uma megaoperação nacional que levou à detenção de 39 suspeitos de fraude fiscal e branqueamento

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor está de volta: termómetros podem ultrapassar os 30 ºC em Portugal a partir desta data

16:10 7 Outubro, 2026 16:25 7 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal prepara-se para uma nova subida das temperaturas, com os termómetros a poderem superar os 30 ºC já na próxima semana

Café.
Saúde

Bebe café logo depois do almoço? Este hábito pode interferir com a absorção de um mineral importante

19:20 7 Outubro, 2026 15:19 7 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Café depois das refeições pode dificultar o aproveitamento do ferro, um mineral cuja carência se torna mais frequente com o avançar da idade

Médico sentado com ar descontraído. Crédito: Foto AI
Saúde

Alerta de oncologista: estes são os 3 sintomas de cancro que muitos portugueses podem ignorar

15:00 6 Outubro, 2026 12:44 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Um especialista em oncologia identifica três sinais que muitas pessoas desvalorizam: a persistência dos sintomas merece avaliação médica

Cultura Edição Papel Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 4 Outubro, 2026 14:10 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Tavira, terra do guerrilheiro André Camacho, quase ninguém conhece a sua história. Para o bem e para o mal, André Camacho faz parte da história do Algarve, e esse lugar no passado da região ninguém lho poderá retirar"

idosa a mexer no telemóvel. Crédito: Freepik
Economia Tech

Recebeu um SMS da Caixa? Banco alerta para fraude em que até o número parece verdadeiro

20:40 7 Outubro, 2026 15:55 7 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Caixa Geral de Depósitos alerta para SMS fraudulentos que podem aparentar ter origem no próprio banco

Ciência, Cultura, Nacional

Novo prémio distingue fotografia de ciência e tecnologia com 5 mil euros

12:50 8 Outubro, 2026 12:50 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Concurso de fotografia promovido pela Ciência Viva e Wikimedia Portugal recebe candidaturas até 31 de outubro e atribui 5 mil euros

Algarve

34 bombeiros entregam capacetes em protesto à porta do quartel de Vila Real de Santo António

08:09 8 Outubro, 2026 08:17 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Ação de protesto juntou 34 bombeiros, que exigem respostas a 17 reivindicações e garantem que o socorro em VRSA e Castro Marim continua assegurado

Casa com painéis solares. Crédito: Freepik
Economia

Painéis solares compensam? Há famílias que podem poupar mais de 800 euros por ano, mas este erro pode sair caro

13:10 8 Outubro, 2026 10:51 8 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A poupança com painéis solares depende dos hábitos de consumo, da localização e da dimensão da instalação: veja as contas

Portagem.
Auto, Economia, Nacional

Vão ser instaladas portagens nesta Estrada Nacional? Autarca esclarece o que está em cima da mesa

12:40 8 Outubro, 2026 11:50 8 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Câmara de Cascais admite cobrar portagens na Estrada Marginal para financiar obras e manutenção, mas a medida ainda não está decidida

Algarve, Nacional

Esquema “Olá pai, olá mãe” vale prisão a homem que vivia em Albufeira

07:04 8 Outubro, 2026 07:09 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Condenado por burla qualificada vivia com a família em Albufeira e pagava cinco mil euros mensais de renda, apesar de não ter rendimentos declarados

Algarve

Helena Lucas dos Santos lidera nova administração da Águas do Algarve

12:10 8 Outubro, 2026 12:03 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Nova administração da Águas do Algarve é presidida por Helena Lucas dos Santos e integra autarcas de Castro Marim e Albufeira

Economia, Europa

Morreu Maricarmen aos 87 anos, a idosa que se tornou símbolo da luta pela habitação em Espanha após ser despejada

08:43 8 Outubro, 2026 08:53 8 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Maricarmen Abascal viveu mais de 70 anos na mesma casa, mas acabou despejada em setembro. O caso desencadeou protestos em Espanha

Opinião

O país do mal menor | Por Luís Ganhão

07:30 8 Outubro, 2026 16:48 7 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Um país que escolhe para evitar, governa para adiar, aprova para impedir males maiores, contrata por influência e decide em função de interesses parcelares dificilmente encontrará o caminho da excelência"

Ensino, Europe Direct Algarve

Alianças de Escolas Europeias podem reforçar competências dos jovens, defende eurodeputado Hélder Sousa Silva

10:35 8 Outubro, 2026 10:38 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto-piloto pretende ligar escolas de diferentes países para partilhar práticas, reforçar competências e preparar melhor os jovens para o trabalho

Obras no condomínio.
Economia, Nacional

Condomínio sabia da infiltração mas não fez a obra? Proprietário pode exigir mais do que a reparação dos danos

17:10 7 Outubro, 2026 13:50 7 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Quando uma infiltração tem origem numa parte comum e o condomínio não atua, a indemnização pode abranger outros prejuízos

Algarve, Nacional

Megaoperação contra fraude de 150 milhões passa por Loulé e faz 39 detidos no país

18:50 7 Outubro, 2026 07:24 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Autoridades fizeram buscas em Loulé no âmbito de uma megaoperação nacional que levou à detenção de 39 suspeitos de fraude fiscal e branqueamento

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor está de volta: termómetros podem ultrapassar os 30 ºC em Portugal a partir desta data

16:10 7 Outubro, 2026 16:25 7 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal prepara-se para uma nova subida das temperaturas, com os termómetros a poderem superar os 30 ºC já na próxima semana

Café.
Saúde

Bebe café logo depois do almoço? Este hábito pode interferir com a absorção de um mineral importante

19:20 7 Outubro, 2026 15:19 7 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Café depois das refeições pode dificultar o aproveitamento do ferro, um mineral cuja carência se torna mais frequente com o avançar da idade

Médico sentado com ar descontraído. Crédito: Foto AI
Saúde

Alerta de oncologista: estes são os 3 sintomas de cancro que muitos portugueses podem ignorar

15:00 6 Outubro, 2026 12:44 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Um especialista em oncologia identifica três sinais que muitas pessoas desvalorizam: a persistência dos sintomas merece avaliação médica

Cultura, Edição Papel, Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 4 Outubro, 2026 14:10 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Tavira, terra do guerrilheiro André Camacho, quase ninguém conhece a sua história. Para o bem e para o mal, André Camacho faz parte da história do Algarve, e esse lugar no passado da região ninguém lho poderá retirar"

idosa a mexer no telemóvel. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Recebeu um SMS da Caixa? Banco alerta para fraude em que até o número parece verdadeiro

20:40 7 Outubro, 2026 15:55 7 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Caixa Geral de Depósitos alerta para SMS fraudulentos que podem aparentar ter origem no próprio banco

Últimas Notícias

  • Painéis solares compensam? Há famílias que podem poupar mais de 800 euros por ano, mas este erro pode sair caro
    Painéis solares compensam? Há famílias que podem poupar mais de 800 euros por ano, mas este erro pode sair caro
  • Novo prémio distingue fotografia de ciência e tecnologia com 5 mil euros
    Novo prémio distingue fotografia de ciência e tecnologia com 5 mil euros
  • Vão ser instaladas portagens nesta Estrada Nacional? Autarca esclarece o que está em cima da mesa
    Vão ser instaladas portagens nesta Estrada Nacional? Autarca esclarece o que está em cima da mesa
  • Algarve recebe última etapa do roadshow sobre financiamento EEA Grants
    Algarve recebe última etapa do roadshow sobre financiamento EEA Grants
  • Helena Lucas dos Santos lidera nova administração da Águas do Algarve
    Helena Lucas dos Santos lidera nova administração da Águas do Algarve

Opinião

  • Conselho Regional de Juventude: dar voz aos jovens do Algarve | Por Joel Sousa
    Conselho Regional de Juventude: dar voz aos jovens do Algarve | Por Joel Sousa
  • O país do mal menor | Por Luís Ganhão
    O país do mal menor | Por Luís Ganhão
  • União Europeia, o quadro de programação 2028-2034 – A relegitimação política do espaço peninsular como macrorregião europeia | Por António Covas
    União Europeia, o quadro de programação 2028-2034 – A relegitimação política do espaço peninsular como macrorregião europeia | Por António Covas

Europe Direct Algarve

  • Alianças de Escolas Europeias podem reforçar competências dos jovens, defende eurodeputado Hélder Sousa Silva
    Alianças de Escolas Europeias podem reforçar competências dos jovens, defende eurodeputado Hélder Sousa Silva
  • União Europeia, o quadro de programação 2028-2034 – A relegitimação política do espaço peninsular como macrorregião europeia | Por António Covas
    União Europeia, o quadro de programação 2028-2034 – A relegitimação política do espaço peninsular como macrorregião europeia | Por António Covas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal