Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Lusa
Nacional

Muçulmanos em Portugal dizem-se alvos de desinformação

Para este aumento do discurso contra muçulmanos também contribuiu o facto de “termos tido três eleições em pouco tempo”

12:40 19 Junho, 2025 12:23 19 Junho, 2025 | Henrique Dias Freire
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa (CIL) afirmou esta quinta-feira que os muçulmanos em Portugal estão a ser vítimas de ataques e alvos de desinformação, por razões políticas, que colocam em causa a tradição pacífica portuguesa.

Em entrevista à agência Lusa, Mahomed Iqbal afirmou que a chegada de muitos imigrantes muçulmanos de origem asiática gerou “muita desinformação” dirigida contra os muçulmanos em Portugal, para a qual contribuiu “algum aproveitamento em termos políticos”.

Para o dirigente da CIL, a chegada de milhares de imigrantes, depois de uma primeira imigração essencialmente lusófona, gerou “dúvidas e preocupações” em parte da sociedade e o discurso contra os muçulmanos “começou a ganhar protagonismo”.

“Nós sentimos isso, procuraram atirar para o ‘social media’ [redes sociais] questões específicas que não são verdade” e que deturpam a realidade em vez de “mostrarem o tipo de riqueza cultural” que a chegada de novos imigrantes traz ao país.

Parte dos receios é visto como algo “natural e normal”, segundo Mahomed Iqbal, admitindo que existam “choques de cultura”, porque há uma “adaptação de cultura à outra”, mas isso são questões que “o tempo resolve”, com a integração dos imigrantes.

Nascido em Moçambique, Mahomed Iqbal é o terceiro presidente da CIL, uma instituição que tem representado a maioria dos muçulmanos em Portugal na relação com a sociedade ou com o Estado, na Comissão de Liberdade Religiosa.

Fundada em 1968, a CIL gere a Mesquita Central de Lisboa e tem tido uma forte representação de origem moçambicana e guineense.

É palco de oração de milhares de pessoas, mas o espaço polivalente é várias vezes cedido para outras atividades e a CIL possui também um recinto desportivo onde se podem praticar desportos, existindo acordos de cedência do campo para o futsal do Benfica.

“Quer maior exemplo de tolerância e de integração social?” – questionou, sorrindo.

Para este aumento do discurso contra muçulmanos também contribuiu o facto de “termos tido três eleições em pouco tempo”, além do impacto da pandemia, que alterou as relações sociais entre as pessoas.

“Depois da pandemia houve uma nova realidade, uma nova forma de ser. Não sei explicar isso muito bem, mas senti isso fortemente e acredito que a pandemia representou uma barreira muito forte em termos de vivência”, disse Mahomed Iqbal.

Há uma semana, a CIL emitiu um comunicado a queixar-se dos ataques e do discurso de ódio contra muçulmanos e, dias depois, o imã David Munir foi insultado numa cerimónia de antigos combatentes no dia 10 de Junho, com a sua presença também criticada pelo líder do Chega, André Ventura.

“As pessoas têm direito à sua crítica. Nós não estamos contra isso, mas que seja baseada na verdade”, disse, sem querer personalizar, Mahomed Iqbal, reconhecendo que os muçulmanos em Portugal têm sido alvo de ataques vários, que “não têm qualquer fundamento de verdade”.

“Graças a Deus, temos merecido de um respeito enorme e temos tido uma vivência extraordinariamente pacífica dentro da sociedade portuguesa, nós estamos completamente enraizados e nunca tivemos necessidade de nos preocupar”, acrescentou, recordando que Portugal tem sido, na Europa, “um exemplo de convivência de fés e credos”.

Recentemente, “houve uma vaga de imigrantes que vieram à procura de uma melhor vida, vindo de subcontinente indiano. Nós damos as boas vindas às pessoas e queremos, piamente, que seja uma imigração ordenada, que as pessoas sejam bem-vindas, que tenham um posto de trabalho, que tenham uma vivência fantástica e que estejam legais”, explicou.

Exemplo das preocupações com a integração é o facto de os sermões, às sextas-feiras, serem feitos em português, com apelo à integração dos filhos nas escolas e ao respeito da cultura laica portuguesa, como aconteceu com a comunidade muçulmana mais antiga em Portugal.

“Nós não nos consideramos diferentes” e “somos todos portugueses”, disse, rejeitando também a conexão que muitos fazem entre islamismo e extremismo ou entre imigração e criminalidade.

Entre a comunidade islâmica portuguesa, “não temos casos específicos de extremismos”, mas, “aqui na mesquita temos muito receio que possa haver, porque, naturalmente, estamos expostos ao mundo” e “há pessoas que podem entrar no nosso país”, com outras intenções, explicou.

Por isso, “temos um relacionamento com as autoridades de segurança do país muito próximo” e, “à mera suspeita de alguma situação específica que aconteça, fazemos um telefonema, quer para a Polícia Judiciária, quer para a Polícia de Segurança Pública a avisar”, acrescentou o líder da CIL.

“Pegamos no telefone, ligamos às pessoas certas e avisamos, porque esse é o nosso dever. Nós queremos que o cidadão português, o cidadão lisboeta, se sinta seguro na sua casa, na nossa casa”, resumiu.

Paulo Agostinho (texto) e Tiago Petinga (foto), da agência Lusa

Leia também: Esta ponte é considerada das mais bonitas de Portugal pela sua arquitetura e o cenário digno de postal

Algarve Nacional

Condutor detido após tiros para o ar e atropelamento que deixou 12 feridos em Albufeira [vídeos]

09:23 25 Agosto, 2026 10:11 25 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Doze pessoas ficaram feridas no atropelamento, entre elas dois militares da GNR. Uma jovem sofreu ferimentos graves e o condutor foi detido

Avião estacionado no aeroporto.
Nacional

“O meu desespero é imenso”: Marlene pagou 1.860€ a esta agência de viagens portuguesa para ir a Palma de Maiorca e afinal era burla

07:00 25 Agosto, 2026 06:48 25 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Marlene pagou 1.860 euros por uma viagem a Palma de Maiorca, mas acabou entre as dezenas de clientes burlados por uma agência de viagens

Idosa debaixo do guarda-chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: chuva em força, vento e frio chegam nesta data e esta vai ser a região mais afetada

09:00 25 Agosto, 2026 16:02 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Duas frentes chegam a Portugal já a partir desta quarta-feira e prometem trazer muita chuva, rajadas até 70 km/h e uma nova descida das temperaturas

Homem a entregar dinheiro.
Economia Nacional

Está a caminho um novo apoio do Estado de 1.075€ que será pago numa única prestação: saiba quem tem direito

17:10 24 Agosto, 2026 16:07 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 600 portugueses já pediram o novo apoio de 1.075 euros do Estado, mas há requisitos a cumprir para ter acesso

Economia Nacional Opinião

Ainda ontem estava a beber Sumol e agora já escrevo cá | Por Tiago Manuel

08:30 25 Agosto, 2026 20:45 24 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

"Para quem tem pouco, recolher dezenas ou centenas de embalagens pode representar dinheiro para uma refeição, transportes ou outras necessidades básicas"

Algarve Cultura

Bubba Brothers levam música eletrónica ao Banho Santo na Praia dos Cavacos

10:00 25 Agosto, 2026 21:13 24 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

A tradição do Banho Santo regressa a 29 de agosto com entrada livre, Bubba Brothers e MIAX, num sunset junto à Ria Formosa

Viana do Castelo. Crédito: Foto DR
Nacional Vida & Lazer

A ‘joia do norte’: espanhóis destacam esta cidade portuguesa “desconhecida” pelo património histórico e cultural

19:30 24 Agosto, 2026 17:47 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Apontada pelos espanhóis como uma verdadeira “joia do Norte”, esta cidade portuguesa surpreende pelo património histórico, tradições, arte e paisagens únicas

Opinião Tech

Um código QR também pode ser uma armadilha: a prevenção começa nos nossos hábitos | Por Ricardo Neves

07:30 25 Agosto, 2026 18:27 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"À medida que os nossos hábitos digitais evoluem, os métodos utilizados pelos criminosos evoluem com eles"

Algarve Nacional Política

Jovem de Olhão leva o Algarve ao debate nacional sobre participação política

08:00 25 Agosto, 2026 20:35 24 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Alexandre Graça representa o Algarve no Politiquê, no Porto, onde discutirá participação política, mobilidade e oportunidades juvenis

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido efetuar pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

18:20 23 Agosto, 2026 16:37 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Teto máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor no próximo ano

Ilha de Paros. Crédito: Magnific
Europa

“De outro planeta”: britânica rende-se a destino turístico europeu longe das multidões pelas praias paradisíacas e paisagens de sonho

18:20 24 Agosto, 2026 17:37 24 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este destino turístico é acessível a partir de Portugal e tem praias de água cristalina, ruas caiadas de branco e poucas multidões

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força e frio fora de época: estas serão as regiões afetadas e podem ter 150 mm e rajadas de 70 km/h

06:30 24 Agosto, 2026 16:59 23 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal prepara-se para uma última semana de agosto marcada por chuva intensa, rajadas até 70 km/h e uma forte descida das temperaturas. No Minho, a precipitação acumulada poderá superar os 150 mm

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

Gerente com 34 anos de casa despedida da Mercadona por fazer descontos a um vizinho: tribunal ‘julgou’ o caso e deu razão à empresa

17:20 23 Agosto, 2026 16:25 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este caso, no qual uma gerente da Mercadona com 34 anos de casa foi despedida por fazer descontos a um vizinho, foi resolvido pelo tribunal espanhol

Monchique.
Algarve

“Vou guardar na memória”: turista só agora descobriu esta vila no Algarve e realça a serenidade “de quem vive ao ritmo da tradição”

19:20 24 Agosto, 2026 15:48 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Vila algarvia chamou a atenção de um visitante que destacou o ambiente de quem ainda vive “ao ritmo da tradição”

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Tem mais de 55 anos? Saiba quem tem direito à pre-reforma em 2026

15:30 24 Agosto, 2026 15:08 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

É possível reduzir o horário de trabalho perto da idade da reforma. A pré-reforma permite fazê-lo sem perder o salário. Conheça as condições

Algarve, Nacional

Condutor detido após tiros para o ar e atropelamento que deixou 12 feridos em Albufeira [vídeos]

09:23 25 Agosto, 2026 10:11 25 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Doze pessoas ficaram feridas no atropelamento, entre elas dois militares da GNR. Uma jovem sofreu ferimentos graves e o condutor foi detido

Avião estacionado no aeroporto.
Nacional

“O meu desespero é imenso”: Marlene pagou 1.860€ a esta agência de viagens portuguesa para ir a Palma de Maiorca e afinal era burla

07:00 25 Agosto, 2026 06:48 25 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Marlene pagou 1.860 euros por uma viagem a Palma de Maiorca, mas acabou entre as dezenas de clientes burlados por uma agência de viagens

Idosa debaixo do guarda-chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: chuva em força, vento e frio chegam nesta data e esta vai ser a região mais afetada

09:00 25 Agosto, 2026 16:02 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Duas frentes chegam a Portugal já a partir desta quarta-feira e prometem trazer muita chuva, rajadas até 70 km/h e uma nova descida das temperaturas

Homem a entregar dinheiro.
Economia, Nacional

Está a caminho um novo apoio do Estado de 1.075€ que será pago numa única prestação: saiba quem tem direito

17:10 24 Agosto, 2026 16:07 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 600 portugueses já pediram o novo apoio de 1.075 euros do Estado, mas há requisitos a cumprir para ter acesso

Economia, Nacional, Opinião

Ainda ontem estava a beber Sumol e agora já escrevo cá | Por Tiago Manuel

08:30 25 Agosto, 2026 20:45 24 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

"Para quem tem pouco, recolher dezenas ou centenas de embalagens pode representar dinheiro para uma refeição, transportes ou outras necessidades básicas"

Algarve, Cultura

Bubba Brothers levam música eletrónica ao Banho Santo na Praia dos Cavacos

10:00 25 Agosto, 2026 21:13 24 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

A tradição do Banho Santo regressa a 29 de agosto com entrada livre, Bubba Brothers e MIAX, num sunset junto à Ria Formosa

Viana do Castelo. Crédito: Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

A ‘joia do norte’: espanhóis destacam esta cidade portuguesa “desconhecida” pelo património histórico e cultural

19:30 24 Agosto, 2026 17:47 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Apontada pelos espanhóis como uma verdadeira “joia do Norte”, esta cidade portuguesa surpreende pelo património histórico, tradições, arte e paisagens únicas

Opinião, Tech

Um código QR também pode ser uma armadilha: a prevenção começa nos nossos hábitos | Por Ricardo Neves

07:30 25 Agosto, 2026 18:27 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"À medida que os nossos hábitos digitais evoluem, os métodos utilizados pelos criminosos evoluem com eles"

Algarve, Nacional, Política

Jovem de Olhão leva o Algarve ao debate nacional sobre participação política

08:00 25 Agosto, 2026 20:35 24 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Alexandre Graça representa o Algarve no Politiquê, no Porto, onde discutirá participação política, mobilidade e oportunidades juvenis

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido efetuar pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

18:20 23 Agosto, 2026 16:37 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Teto máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor no próximo ano

Ilha de Paros. Crédito: Magnific
Europa

“De outro planeta”: britânica rende-se a destino turístico europeu longe das multidões pelas praias paradisíacas e paisagens de sonho

18:20 24 Agosto, 2026 17:37 24 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este destino turístico é acessível a partir de Portugal e tem praias de água cristalina, ruas caiadas de branco e poucas multidões

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força e frio fora de época: estas serão as regiões afetadas e podem ter 150 mm e rajadas de 70 km/h

06:30 24 Agosto, 2026 16:59 23 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal prepara-se para uma última semana de agosto marcada por chuva intensa, rajadas até 70 km/h e uma forte descida das temperaturas. No Minho, a precipitação acumulada poderá superar os 150 mm

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

Gerente com 34 anos de casa despedida da Mercadona por fazer descontos a um vizinho: tribunal ‘julgou’ o caso e deu razão à empresa

17:20 23 Agosto, 2026 16:25 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este caso, no qual uma gerente da Mercadona com 34 anos de casa foi despedida por fazer descontos a um vizinho, foi resolvido pelo tribunal espanhol

Monchique.
Algarve

“Vou guardar na memória”: turista só agora descobriu esta vila no Algarve e realça a serenidade “de quem vive ao ritmo da tradição”

19:20 24 Agosto, 2026 15:48 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Vila algarvia chamou a atenção de um visitante que destacou o ambiente de quem ainda vive “ao ritmo da tradição”

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Tem mais de 55 anos? Saiba quem tem direito à pre-reforma em 2026

15:30 24 Agosto, 2026 15:08 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

É possível reduzir o horário de trabalho perto da idade da reforma. A pré-reforma permite fazê-lo sem perder o salário. Conheça as condições

Últimas Notícias

  • “Rodeado de natureza”: está oficialmente inaugurado o novo passadiço que passa a ligar estas duas praias no Algarve
    “Rodeado de natureza”: está oficialmente inaugurado o novo passadiço que passa a ligar estas duas praias no Algarve
  • Bubba Brothers levam música eletrónica ao Banho Santo na Praia dos Cavacos
    Bubba Brothers levam música eletrónica ao Banho Santo na Praia dos Cavacos
  • Tem IRS a pagar? Finanças deixam aviso e há um prazo que termina já nesta data
    Tem IRS a pagar? Finanças deixam aviso e há um prazo que termina já nesta data
  • Condutor detido após tiros para o ar e atropelamento que deixou 12 feridos em Albufeira [vídeos]
    Condutor detido após tiros para o ar e atropelamento que deixou 12 feridos em Albufeira [vídeos]
  • Quer comprar um carro elétrico? Há 10 milhões em apoios para a compra e isto é o que ‘está na mesa’
    Quer comprar um carro elétrico? Há 10 milhões em apoios para a compra e isto é o que ‘está na mesa’

Opinião

  • Ainda ontem estava a beber Sumol e agora já escrevo cá | Por Tiago Manuel
    Ainda ontem estava a beber Sumol e agora já escrevo cá | Por Tiago Manuel
  • Um código QR também pode ser uma armadilha: a prevenção começa nos nossos hábitos | Por Ricardo Neves
    Um código QR também pode ser uma armadilha: a prevenção começa nos nossos hábitos | Por Ricardo Neves
  • A pequena magia das coisas | Por Ana Alexandra Resende
    A pequena magia das coisas | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
    Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento