O jornalista e escritor Mário Zambujal morreu aos 90 anos, anunciou hoje a editora Clube do Autor, que evocou o título do seu romance mais conhecido para recordar o “eterno bom malandro”.
“O seu legado será sempre relembrado por todos, sobretudo pelos seus fiéis leitores, bem como a sua enorme alegria de viver. Neste momento de dor, o Clube do Autor demonstra a sua solidariedade e apoio à sua família e amigos”, escreveu a editora nas redes sociais.
Em reação à notícia, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, recordou que a “forma de comunicar [de Zambujal] cativava a atenção de quem o via e ouvia e fez escola no jornalismo português”.
O escritor e jornalista Mário Zambujal, que morreu hoje aos 90 anos, estreou-se na literatura com o romance “Crónica dos Bons Malandros”, publicado em 1980, numa altura em que era já conhecido do público como ‘pivot’ do “Domingo Desportivo” da RTP1.
Na altura, porém, já somava anos de jornalismo, e de histórias escritas e contadas. Foi chefe de redação d’O Século, dirigiu o Mundo Desportivo, pertenceu aos quadros d’A Bola, do Diário de Lisboa e do Diário de Notícias, foi o primeiro diretor do semanário Se7e. E, “antes de saber escrever uma notícia, já tinha escrito muitas histórias – histórias da vida, das pessoas”, como afirmou em entrevista ao Clube de Jornalistas, em 2023.
Leia também: Professora da Escola Pinheiro e Rosa desaparecida desde sexta-feira em Faro
















