Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Luís Montenegro. Crédito: Lusa
Luís Montenegro. Crédito: Lusa
Nacional

Luís Montenegro tem 55 casas? Saiba quantos imóveis pertencem realmente ao primeiro-ministro

Nas redes sociais, várias publicações afirmam que Luís Montenegro é proprietário de 55 casas. No entanto, os dados declarados pelo primeiro-ministro revelam uma realidade diferente

19:30 20 Outubro, 2026 17:44 20 Outubro, 2026
Rubén GonçalvesRubén GonçalvesJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As manifestações pelo direito à habitação, que têm levado milhares de portugueses às ruas, voltaram a colocar o património imobiliário de Luís Montenegro no centro das atenções. Nas redes sociais, multiplicam-se as publicações que afirmam que o primeiro-ministro possui 55 casas, mas a informação não corresponde à realidade.

De acordo com uma verificação realizada pela SIC Notícias, através da rubrica SIC Verifica, o chefe do Governo declarou efetivamente 55 imóveis à Entidade para a Transparência (EpT). Contudo, existe uma diferença importante entre o número de imóveis declarados e a quantidade de habitações que possui.

Afinal, quantas casas tem Luís Montenegro?

Dos 55 imóveis declarados pelo primeiro-ministro, 49 são classificados como prédios rústicos, enquanto apenas seis correspondem a imóveis urbanos.

Os prédios rústicos são, geralmente, terrenos destinados a atividades agrícolas ou florestais, podendo não ter autorização para construção. Por esse motivo, não podem ser automaticamente considerados casas.

Já os imóveis urbanos incluem diferentes tipos de propriedades, como habitações, apartamentos, lojas, escritórios e garagens.

Segundo a SIC Verifica, entre os seis imóveis urbanos declarados por Luís Montenegro encontram-se uma casa em Espinho, um duplex em Lisboa, uma casa em Bragança e uma propriedade em Resende.

Neste último caso, a habitação possui duas garagens que são contabilizadas separadamente. Assim, a casa e as duas garagens representam três imóveis distintos na declaração patrimonial.

Maioria dos imóveis foi herdada da família

Os restantes 49 imóveis são prédios rústicos, localizados maioritariamente no distrito de Bragança.

O primeiro-ministro já esclareceu publicamente que estes terrenos foram herdados da família, uma circunstância que ajuda a explicar o elevado número de propriedades registadas em seu nome.

A distinção é particularmente relevante porque a existência de dezenas de terrenos não significa que o seu proprietário disponha de dezenas de habitações.

Porque deixou o património de Montenegro de estar acessível ao público?

A polémica em torno do património imobiliário do primeiro-ministro não é recente. Em 2025, foi noticiado que Luís Montenegro tinha restringido o acesso público a informações relativas aos imóveis declarados à Entidade para a Transparência.

Na altura, o chefe do Executivo justificou a decisão com a necessidade de proteger dados pessoais sensíveis, a privacidade e a segurança dos seus familiares.

Segundo esclarecimentos da Entidade para a Transparência, citados pelo Correio da Manhã, Montenegro tinha solicitado apenas a ocultação dos números das matrizes dos prédios urbanos.

No entanto, devido ao funcionamento da plataforma informática, a restrição acabou por abranger todo o campo relativo à identificação matricial do património imobiliário, impedindo a consulta pública desses dados.

É falso que Luís Montenegro tenha 55 casas

A conclusão da SIC Verifica é que as publicações que atribuem 55 casas ao primeiro-ministro apresentam uma interpretação incorreta da sua declaração patrimonial.

Embora Luís Montenegro tenha declarado 55 imóveis, apenas seis são classificados como urbanos, incluindo duas garagens. Os outros 49 correspondem a propriedades rústicas, maioritariamente herdadas da família.

Assim, os dados conhecidos não sustentam a afirmação de que o primeiro-ministro português seja proprietário de 55 casas.

Leia também: Montenegro defende orçamento ambicioso e uma Europa mais competitiva

Nacional Tech

Tem câmaras no local de trabalho? Saiba o que o patrão está proibido de fazer com as imagens

17:10 20 Outubro, 2026 14:17 20 Outubro, 2026

As empresas podem instalar câmaras de videovigilância, mas a lei portuguesa estabelece limites à sua utilização

Algarve Economia

Resort de Albufeira eleito o melhor de Portugal em regime tudo incluído nos World Travel Awards

08:35 20 Outubro, 2026 08:37 20 Outubro, 2026

Unidade hoteleira de Albufeira conquista distinção internacional nos World Travel Awards 2026, numa cerimónia realizada no Montenegro

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve

Lembra-se do falso tsunami de 1999 em Faro? Estas são as zonas da cidade que podem ser afetadas por um fenómeno real

14:40 20 Outubro, 2026 13:03 20 Outubro, 2026

Episódio que esvaziou praias algarvias não passou de um falso alarme, mas estudos e relatos ajudam a identificar vulnerabilidades em Faro

Algarve Cultura Economia

Feira de Todos os Santos regressa a Silves com música, carrosséis e sabores tradicionais

11:17 20 Outubro, 2026 11:17 20 Outubro, 2026

Tradição volta a animar Silves de 29 de outubro a 1 de novembro, com a Feira de Todos os Santos, concertos, tasquinhas e diversões

Sinal de trânsito coberto de autocolantes. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto Nacional

O sinal está lá, mas ninguém o consegue ler por estar tapado com autocolantes: afinal, é obrigatório respeitá-lo?

20:00 20 Outubro, 2026 12:26 20 Outubro, 2026

A visibilidade do sinal faz diferença na obrigação de o cumprir. Conheça o esclarecimento da ANSR e a coima prevista

Veículo danificado.
Auto

Bateu com o carro dentro de uma propriedade privada? Norma de 2026 esclarece quando o seguro pode responder

19:40 20 Outubro, 2026 12:49 20 Outubro, 2026

Acidente numa garagem, pátio ou estrada privada não fica automaticamente fora do seguro obrigatório, mesmo que o veículo esteja parado

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

Vai viajar de avião em 2027? Presidente da Ryanair avisa que os bilhetes vão ficar muito mais caros

17:50 20 Outubro, 2026 14:26 20 Outubro, 2026

Quem está a pensar viajar de avião no próximo ano poderá ter de preparar um orçamento maior

Economia Europe Direct Algarve

Algarve tem de executar mais 58 milhões de euros de fundos europeus até ao final de 2026

18:40 20 Outubro, 2026 18:37 20 Outubro, 2026

Beneficiários do programa Algarve 2030 têm de apresentar mais 58 milhões de euros em despesas até dezembro para cumprir as metas financeiras

Opinião Política

Politicamente (in)correto: A democracia não morre sozinha | Por Francisco Moleiro

16:18 20 Outubro, 2026 16:20 20 Outubro, 2026

"A idade ensinou-me, pelo menos, uma coisa, não é a ausência de discordância que demonstra a inteligência de uma sociedade, mas a sua capacidade de conviver com ela sem a tentar silenciar"

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

IUC muda em 2027: estes condutores vão pagar em duas prestações e outros só em outubro

17:50 19 Outubro, 2026 14:01 19 Outubro, 2026

O pagamento do IUC vai mudar em 2027 e os condutores terão novas datas para liquidar o imposto

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Cozinha moderna. Crédito: Freepik AI
Saúde Vida & Lazer

Cardiologista deixou de usar estes utensílios na cozinha e alerta para possíveis riscos para o coração

20:30 18 Outubro, 2026 13:45 18 Outubro, 2026

Há utensílios presentes em praticamente todas as cozinhas que podem aumentar a exposição a microplásticos

Pastéis de Bacalhau.
Gastronomia

Adeus pastéis de bacalhau? Iguaria tradicional pode desaparecer destes locais ainda em 2026

15:40 19 Outubro, 2026 15:25 19 Outubro, 2026

Novas orientações para os refeitórios escolares afastam vários alimentos habituais das ementas e reforçam peixe, legumes e fruta

Sandes em papel de alumínio. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

O papel de alumínio tem um lado brilhante e outro baço: saiba qual deve ficar em contacto com a comida

10:20 19 Outubro, 2026 19:57 18 Outubro, 2026

A diferença entre as duas faces do papel de alumínio gera dúvidas na cozinha, mas a explicação está no processo de fabrico

Máquina de lavar loiça. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A loiça sai suja da máquina? Especialista revela o erro com o detergente que muitos cometem

15:40 18 Outubro, 2026 13:50 18 Outubro, 2026

Se a loiça na máquina de lavar continua suja depois de um ciclo completo, pode estar a cometer um erro comum com o detergente

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal e temperaturas vão cair: estas são as regiões mais afetadas até quarta-feira

17:30 18 Outubro, 2026 13:34 18 Outubro, 2026

O mau tempo está de regresso a Portugal Continental e promete trazer chuva a várias regiões do país.

Nacional, Tech

Tem câmaras no local de trabalho? Saiba o que o patrão está proibido de fazer com as imagens

17:10 20 Outubro, 2026 14:17 20 Outubro, 2026

As empresas podem instalar câmaras de videovigilância, mas a lei portuguesa estabelece limites à sua utilização

Algarve, Economia

Resort de Albufeira eleito o melhor de Portugal em regime tudo incluído nos World Travel Awards

08:35 20 Outubro, 2026 08:37 20 Outubro, 2026

Unidade hoteleira de Albufeira conquista distinção internacional nos World Travel Awards 2026, numa cerimónia realizada no Montenegro

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve

Lembra-se do falso tsunami de 1999 em Faro? Estas são as zonas da cidade que podem ser afetadas por um fenómeno real

14:40 20 Outubro, 2026 13:03 20 Outubro, 2026

Episódio que esvaziou praias algarvias não passou de um falso alarme, mas estudos e relatos ajudam a identificar vulnerabilidades em Faro

Algarve, Cultura, Economia

Feira de Todos os Santos regressa a Silves com música, carrosséis e sabores tradicionais

11:17 20 Outubro, 2026 11:17 20 Outubro, 2026

Tradição volta a animar Silves de 29 de outubro a 1 de novembro, com a Feira de Todos os Santos, concertos, tasquinhas e diversões

Sinal de trânsito coberto de autocolantes. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto, Nacional

O sinal está lá, mas ninguém o consegue ler por estar tapado com autocolantes: afinal, é obrigatório respeitá-lo?

20:00 20 Outubro, 2026 12:26 20 Outubro, 2026

A visibilidade do sinal faz diferença na obrigação de o cumprir. Conheça o esclarecimento da ANSR e a coima prevista

Veículo danificado.
Auto

Bateu com o carro dentro de uma propriedade privada? Norma de 2026 esclarece quando o seguro pode responder

19:40 20 Outubro, 2026 12:49 20 Outubro, 2026

Acidente numa garagem, pátio ou estrada privada não fica automaticamente fora do seguro obrigatório, mesmo que o veículo esteja parado

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

Vai viajar de avião em 2027? Presidente da Ryanair avisa que os bilhetes vão ficar muito mais caros

17:50 20 Outubro, 2026 14:26 20 Outubro, 2026

Quem está a pensar viajar de avião no próximo ano poderá ter de preparar um orçamento maior

Economia, Europe Direct Algarve

Algarve tem de executar mais 58 milhões de euros de fundos europeus até ao final de 2026

18:40 20 Outubro, 2026 18:37 20 Outubro, 2026

Beneficiários do programa Algarve 2030 têm de apresentar mais 58 milhões de euros em despesas até dezembro para cumprir as metas financeiras

Opinião, Política

Politicamente (in)correto: A democracia não morre sozinha | Por Francisco Moleiro

16:18 20 Outubro, 2026 16:20 20 Outubro, 2026

"A idade ensinou-me, pelo menos, uma coisa, não é a ausência de discordância que demonstra a inteligência de uma sociedade, mas a sua capacidade de conviver com ela sem a tentar silenciar"

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

IUC muda em 2027: estes condutores vão pagar em duas prestações e outros só em outubro

17:50 19 Outubro, 2026 14:01 19 Outubro, 2026

O pagamento do IUC vai mudar em 2027 e os condutores terão novas datas para liquidar o imposto

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Cozinha moderna. Crédito: Freepik AI
Saúde, Vida & Lazer

Cardiologista deixou de usar estes utensílios na cozinha e alerta para possíveis riscos para o coração

20:30 18 Outubro, 2026 13:45 18 Outubro, 2026

Há utensílios presentes em praticamente todas as cozinhas que podem aumentar a exposição a microplásticos

Pastéis de Bacalhau.
Gastronomia

Adeus pastéis de bacalhau? Iguaria tradicional pode desaparecer destes locais ainda em 2026

15:40 19 Outubro, 2026 15:25 19 Outubro, 2026

Novas orientações para os refeitórios escolares afastam vários alimentos habituais das ementas e reforçam peixe, legumes e fruta

Sandes em papel de alumínio. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

O papel de alumínio tem um lado brilhante e outro baço: saiba qual deve ficar em contacto com a comida

10:20 19 Outubro, 2026 19:57 18 Outubro, 2026

A diferença entre as duas faces do papel de alumínio gera dúvidas na cozinha, mas a explicação está no processo de fabrico

Máquina de lavar loiça. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A loiça sai suja da máquina? Especialista revela o erro com o detergente que muitos cometem

15:40 18 Outubro, 2026 13:50 18 Outubro, 2026

Se a loiça na máquina de lavar continua suja depois de um ciclo completo, pode estar a cometer um erro comum com o detergente

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal e temperaturas vão cair: estas são as regiões mais afetadas até quarta-feira

17:30 18 Outubro, 2026 13:34 18 Outubro, 2026

O mau tempo está de regresso a Portugal Continental e promete trazer chuva a várias regiões do país.

Últimas Notícias

  • O sinal está lá, mas ninguém o consegue ler por estar tapado com autocolantes: afinal, é obrigatório respeitá-lo?
    O sinal está lá, mas ninguém o consegue ler por estar tapado com autocolantes: afinal, é obrigatório respeitá-lo?
  • Bateu com o carro dentro de uma propriedade privada? Norma de 2026 esclarece quando o seguro pode responder
    Bateu com o carro dentro de uma propriedade privada? Norma de 2026 esclarece quando o seguro pode responder
  • Luís Montenegro tem 55 casas? Saiba quantos imóveis pertencem realmente ao primeiro-ministro
    Luís Montenegro tem 55 casas? Saiba quantos imóveis pertencem realmente ao primeiro-ministro
  • Algarve tem de executar mais 58 milhões de euros de fundos europeus até ao final de 2026
    Algarve tem de executar mais 58 milhões de euros de fundos europeus até ao final de 2026
  • Duas frentes frias estão a caminho de Portugal: saiba onde e quando vai chover até sexta-feira
    Duas frentes frias estão a caminho de Portugal: saiba onde e quando vai chover até sexta-feira

Opinião

  • Politicamente (in)correto: A democracia não morre sozinha | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: A democracia não morre sozinha | Por Francisco Moleiro
  • O perigo do tijolo | Por Luís Ganhão
    O perigo do tijolo | Por Luís Ganhão
  • Do crescimento ao valor: o futuro do turismo depende de quem nele trabalha | Por Luís Filipe
    Do crescimento ao valor: o futuro do turismo depende de quem nele trabalha | Por Luís Filipe

Europe Direct Algarve

  • Algarve tem de executar mais 58 milhões de euros de fundos europeus até ao final de 2026
    Algarve tem de executar mais 58 milhões de euros de fundos europeus até ao final de 2026
  • Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva
    Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal