Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Europe Direct Algarve, Nacional, Opinião

LIXARTE: Por favor acorde, precisamos de fazer os 8 “R”! | Por Mourana Monteiro

Mourana Monteiro luta diariamente para “construir um futuro bonito”. Sofreu de ‘Eco Ansiedade’ até descobrir o ativismo. Hoje é uma das referências ao nível do ativismo ambiental, em Portugal

09:30 8 Julho, 2023 17:28 10 Julho, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
MOURANA MONTEIRO*

Lamento ser o mensageiro de tão trágicas notícias. Mas desde os decisores políticos, os meios de comunicação social, escolas e empresas não estão a dizer a verdade, nós, jovens ativistas, vamos gritar o que a ciência tem vindo a relatar há mais de um século: estamos fodidos.

Se não estás assustado, talvez não estás a prestar atenção. Pesquise “alterações climáticas” na Internet, e rapidamente verá catástrofes que acontecem por todo o globo. Incêndios, Inundações, Furacões, Secas, Desertificação, Falha das colheitas, Ondas de Calor, a sexta grande Extinção de Espécies de Massa. Esta é a Crise climática. E este aumento progressivo da intensidade e frequência de os fenómenos climáticos irão piorar muito.

Não sou eu quem diz isto. O Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC) é claro: as alterações climáticas são antropogénicas, e temos até 2030 para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 50% se quisermos manter o aquecimento global abaixo de 1,5º-2ºC. Ir além desse limite seria entrar num ponto de não retorno da desregulamentação dos sistemas terrestres. E apesar de todas as conferências e acordos feitos, esta falta de compromisso dos nossos governos está a liderar a humanidade para cenários de aumento de temperatura +3ºC ou +6ºC, nos quais mais de metade do mundo espera-se que a população viva em condições inabitáveis até ao final do século.

“Mas se tudo isto é conhecido pelos que estão no poder, porque não fazem tudo para o impedir?” – você pergunta. Simples, porque este sistema é controlado por um pequeno grupo de pessoas cujo único interesse é o seu próprio lucro imediato. Estamos a falar de indústrias poluidoras multi-milionárias – como a indústria fóssil, a aviação, a pecuária, a agricultura intensiva, a indústria farmacêutica, que estão a destruir o planeta com a conivência da nossa política decisores. Fizeram-nos acreditar que se tratava de um problema individual; e “esqueceram-se” de dizer nós que os 10% mais ricos emitem mais do que os 50% mais pobres e que apenas 100 empresas são responsável por 71% de todas as emissões.

Todo este enfoque no cidadão/consumidor foi premeditado. Há mais de 50 anos, ensinaram nós os 3Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Depois acrescentaram mais dois: Repensar e Rejeitar. E algumas pessoas já estão a falar de duas outras: Reparar e Recuperar. Infelizmente até com pessoas preocupadas com o ambiente e com estes 7R’s, a verdade é que todos os anos a o cenário é pior. Porque a acção individual de pessoas normais sozinhas não é suficiente para resolver um problema que não criámos.

O Norte global com responsabilidade histórica na crise climática precisa de mudanças no estilo de vida – dieta baseada em plantas, consumindo produtos locais e sazonais, não comprando produtos desnecessários e roupas e outros bens de durabilidade baixa, utilizando transportes públicos e evitando os descartáveis.

Mas para salvar o nosso presente-futuro, faltam os 8 “R” – Revolta! Os mais vulneráveis que ironicamente, os que menos contribuíram para esta crise são os que mais sofrem. Não podemos aceitar este destino.

Precisamos de mudar este sistema socioeconómico extrativista e imperialista que coloca lucro acima do bem-estar das pessoas e do ambiente.

Junte-se ao activismo interseccional – para podermos criar uma sociedade melhor – ecosocialista, feminista, anti-racista, e inclusiva para a todos. Nada contra os 7R’s, mas Por favor Acorde, precisamos que faça o 8º “R” – caso contrário, estamos fodidos.

c/ Amor e Fúria,
Mourana

*Luta diariamente para “construir um futuro bonito”. Sofreu de ‘Eco Ansiedade’ até descobrir o ativismo. Hoje é uma das referências ao nível do ativismo ambiental, em Portugal.

RELACIONADOS:

I Concurso de Fotografia LIXARTE : Transformar o lixo das praias em Arte | Por Lilly Castanho

LIXARTE: uma aula com Carlos Perrone. Desenhando Horizontes | Por Lilly Castanho

LIXARTE: Voz aos jovens na Conferência Climática Estudantil | Por Beatriz Barrada

LIXARTE: 8º Encontro Nacional pela Justiça Climática – oceano e clima | Por Ana Matias

Workshop LIXARTE: Ação de Capitação – SOS Planeta

LIXARTE: The future of the carbon market in Portugal | O futuro do mercado do carbono em Portugal

LIXARTE: “Quando tomava banho, sentia-me culpada”: como Mourana deixou de se sentir ecoansiosa

LIXARTE: Confi-Arte: + Arte + Cidadania

LIXARTE: PlastikDetektives Portugal e Noruega juntos no Centro Ciência Viva do Algarve por um oceano mais limpo

I Vegan Festival em Olhão, parceiro LIXARTE

LIXARTE: In Loco apoia a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas no Algarve, com projeto Accionad-ODS

LIXARTE celebra o Dia dos oceanos (Estaremos ainda a tempo de salvar o planeta?)

LIXARTE: Há mar e mar!

LIXARTE: Arte, Poesia, Mar, Máscaras e Plásticos como fontes de reflexão e inspiração para um planeta mais saudável e justo para todos

LIXARTE: Arte e jovens – uma combinação improvável para ajudar o ambiente

LIXARTE: A Escola Secundária Tomás Cabreira vai ‘Mar Adentro’ para proteger os oceanos

LIXARTE: Parcerias ao serviço da juventude, pela MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão

LIXARTE: “Agir Localmente, Pensar Globalmente”, pela Escola EB 2/3 Dr Alberto Iria – Olhão [vídeo]

LIXARTE – Transformar o lixo em Arte [vídeo]

LIXARTE – Transformar o lixo em Arte

DetektivePT, detetives para a sustentabilidade

Quando descobrimos que tudo à nossa volta pode ser Arte … até o lixo!

LIXARTE – uma onda gigante para salvar os Oceanos!

O LIXARTE – transformar lixo marinho em arte –  assume-se hoje como um projeto de ARTivismo climático. O objetivo é sensibilizar a sociedade para a urgência de proteger os Oceanos, cumprindo as metas do Pacto Ecológico Europeu e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aprovados pela ONU. O projeto teve início em 2021 e na fase inicial do projeto participaram alunos e professores de cinco escolas dos concelhos de Faro e Olhão e a mentoria foi da professora de Belas Artes Ana Sousa. Foram criadas 6 tapeçarias, a partir de lixo recolhido na costa algarvia e inspiradas na obra do artista africano El Anatsui. As peças foram apresentadas ao público, pela primeira vez, no dia 08 de junho de 2022, Dia Mundial dos Oceanos e estão em itinerância pela região desde então.

A edição de 2023 agrega 23 parceiros, em 7 concelhos. Participam 2 universidades, 4 ONG, 2 ONGA, 5 entidades públicas, fotógrafos, biólogos, comunicadores, ativistas climáticos de todas as idades. Foram construías 13 esculturas/instalações para espaços públicos.

#LixArte #lixo #arte #oceanos #sustentabilidade #EUGreenDeal #EMD #DiadosOceanos #WorldOceanDay #belo #sustentavel #acessivel  #OfuturoeTeu #NewEuropeanBauhaus #albauhaus #plasticfreeoceans #ods6 #ods14 #GD4Y (GREENDEAL4YOUTH) #PLANONACIONALARTES #conservação #sensibilização

Apanhe esta onda e participe como voluntário ou parceiro ✍️ [email protected]

Siga no FACEBOOK – Comunidade LIXARTE e LIXARTE 🇵🇹🌊🚯♻️🇪🇺 (@lixarte_alg) • fotos e vídeos do Instagram

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é logotipo-Europe-Direct-Algarve.jpg

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Algarve Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve Economia

Nova loja do Intermarché no Algoz cria 45 postos de trabalho

08:44 26 Junho, 2026 10:25 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Grupo Mosqueteiros reforça aposta no Algarve com nova loja no Algoz, num investimento que cria emprego e dinamiza a economia local

Comunidade cigana. Crédito: Lusa
Nacional

Casa, contas pagas, 500€ por criança e scooters para a comunidade cigana? Eis o que se sabe sobre este caso

11:40 26 Junho, 2026 11:37 26 Junho, 2026 | João Luís

Publicação nas redes sociais acusa Câmara da Marinha Grande de dar casa, contas pagas, scooters e 500€ por criança à comunidade cigana

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve Ensino

Podcast Universitário leva informação sobre cursos e emprego ao Faro Youth Lab

16:05 26 Junho, 2026 16:05 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa decorre a 4 de julho e reúne especialistas para ajudar jovens a escolher o percurso académico e profissional

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho

15:40 26 Junho, 2026 15:47 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos financiados por fundos europeus podem ser distinguidos pelo seu impacto social, económico e ambiental

Cultura Europe Direct Algarve

Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão

15:30 26 Junho, 2026 16:08 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto coordenado pelo Europe Direct Algarve conta com direção artística da olhanense Joana Rocha

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Algarve ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Idoso a olhar pela janela. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Reforma antecipada em Portugal: saiba quando pode pedir a pensão antes da idade normal

15:00 23 Junho, 2026 13:26 23 Junho, 2026 | João Luís

Idade normal da reforma sobe em Portugal, mas há regimes que permitem pedir a pensão mais cedo. Saiba quem pode antecipar

Avião da Ryanair a levantar voo. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

Novas regras na Ryanair para quem viaja com filhos: saiba o que vai mudar

16:50 25 Junho, 2026 16:22 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar com crianças na Ryanair passa a ser diferente. A companhia aérea alterou uma regra que gerava críticas entre muitas famílias e a mudança já está a produzir efeitos nas novas reservas

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Algarve, Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve, Economia

Nova loja do Intermarché no Algoz cria 45 postos de trabalho

08:44 26 Junho, 2026 10:25 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Grupo Mosqueteiros reforça aposta no Algarve com nova loja no Algoz, num investimento que cria emprego e dinamiza a economia local

Comunidade cigana. Crédito: Lusa
Nacional

Casa, contas pagas, 500€ por criança e scooters para a comunidade cigana? Eis o que se sabe sobre este caso

11:40 26 Junho, 2026 11:37 26 Junho, 2026 | João Luís

Publicação nas redes sociais acusa Câmara da Marinha Grande de dar casa, contas pagas, scooters e 500€ por criança à comunidade cigana

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve, Ensino

Podcast Universitário leva informação sobre cursos e emprego ao Faro Youth Lab

16:05 26 Junho, 2026 16:05 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa decorre a 4 de julho e reúne especialistas para ajudar jovens a escolher o percurso académico e profissional

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho

15:40 26 Junho, 2026 15:47 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos financiados por fundos europeus podem ser distinguidos pelo seu impacto social, económico e ambiental

Cultura, Europe Direct Algarve

Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão

15:30 26 Junho, 2026 16:08 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto coordenado pelo Europe Direct Algarve conta com direção artística da olhanense Joana Rocha

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Algarve, ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Idoso a olhar pela janela. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Reforma antecipada em Portugal: saiba quando pode pedir a pensão antes da idade normal

15:00 23 Junho, 2026 13:26 23 Junho, 2026 | João Luís

Idade normal da reforma sobe em Portugal, mas há regimes que permitem pedir a pensão mais cedo. Saiba quem pode antecipar

Avião da Ryanair a levantar voo. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

Novas regras na Ryanair para quem viaja com filhos: saiba o que vai mudar

16:50 25 Junho, 2026 16:22 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar com crianças na Ryanair passa a ser diferente. A companhia aérea alterou uma regra que gerava críticas entre muitas famílias e a mudança já está a produzir efeitos nas novas reservas

Últimas Notícias

  • “Como posso estar mais atento aos serviços públicos essenciais e reduzir despesas nas faturas?”
    “Como posso estar mais atento aos serviços públicos essenciais e reduzir despesas nas faturas?”
  • Podcast Universitário leva informação sobre cursos e emprego ao Faro Youth Lab
    Podcast Universitário leva informação sobre cursos e emprego ao Faro Youth Lab
  • “O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas
    “O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas
  • Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
    Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
  • Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão
    Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão

Opinião

  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
  • Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
    Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
  • Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
    Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
  • Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão
    Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal