Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto D.R.
Cultura, Nacional

Já são conhecidos os vencedores do 18.º Concurso Literário Sophia de Mello Breyner

Entrega de prémios aos vencedores terá lugar no dia 20 de abril, pelas 11:00, no Cineteatro Louletano, mês que assinala o Dia Mundial do Livro.

09:43 8 Abril, 2024 10:19 8 Abril, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Concurso Literário Sophia de Mello Breyner Andresen ganha a sua maioridade este ano de 2024. Nesta 18ª edição, a cerimónia de entrega de prémios terá lugar no dia 20 de abril, pelas 11:00, no Cineteatro Louletano, mês em que se assinala o Dia Mundial do Livro (23 de abril), mas neste momento já são conhecidos os vencedores.

As Bibliotecas Municipais de Loulé e de Lagos voltam a estar de mãos dadas na organização deste Concurso. Desde a primeira edição que o objetivo principal é incentivar os jovens do 2ºciclo, do 3º ciclo e secundário de todo o Algarve para a leitura da vasta obra literária de Sophia. Os alunos podem participar quer na categoria de texto, quer na categoria de ilustração.

Este ano o júri foi composto por Rita Moreira, representante da Câmara de Loulé, Luis Bordalo, representante da Câmara de Lagos, Teresa Duarte, da Direção Regional de Educação do Algarve, Célia Heitor, da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e, Afonso Dias, como o autor convidado desta edição. Depois de avaliados todos os trabalhos, foram apurados os vencedores da 18.ª Edição.

Na categoria de Texto os vencedores foram:

2.º Ciclo: 1.º classificado – Henrique Janeiro Quintas Sampaio da EB 2,3 Dr. Garcia Domingues, Silves; 2.º classificado – Carolina Peça Vieira da EB 2,3 Tecnopolis de Lagos; Menção Honrosa – Simão Novais da EB 2,3 D. Martinho Castelo Branco, Portimão.

3.º Ciclo: 1.º classificado – Vitória Isabel Laginha da Silva Pencarinha da EB 2,3 Padre João Coelho Cabanita, Loulé; 2.º classificado – Gonçalo Renato Bastos Viegas do Agrupamento de escolas Dr. Alberto Iria, Olhão; Menção Honrosa – Bárbara Rocha da EB das Naus de Lagos; Menção Honrosa – Margarida Madeira Castro de EB 2,3 Eng. Duarte Pacheco, Loulé.

Secundário: 1.º classificado – os irmãos Santiago e Samuel da Fonseca Martins Ferreira da Escola Secundária Júlio Dantas de Lagos; Menção Honrosa – Isabel Caldeira Vilela da Escola Secundária de Vila Real de Santo António; Menção Honrosa – Simão Pinto Martins da Escola Secundária Laura Ayres, Quarteira.

Na categoria de Ilustração os vencedores foram:

2.º Ciclo: 1.º classificado – Victória Elsabeth Grigoriuuc da EB Dr. Aníbal Cavaco Silva, Boliqueime; 2.º classificado – Tomás Sousa e Vicente Costa da EB 2,3 de Quarteira; Menção Honrosa – Anastasia Victoria Bastos da EB 2,3 de Quarteira.

3.º Ciclo: 1.º classificado – Letícia Coutinho Silva da EB 2,3 das Naus, Lagos; 2.º classificado – Daryna Kapushchak da EB D. Dinis de Quarteira; Menção Honrosa – Yaroslav Rybachenko da EB Tecnopolis de Lagos; Menção Honrosa – Leonor Maria Silva da Rocha da EB 2,3 Dr. Joaquim Rocha Peixoto Magalhães, Faro.

Secundário: 1.º classificado – Sara Araújo Rodrigues da Escola Secundária de Loulé; 2.º classificado – Anne Weckner da Escola Básica e Secundária de Albufeira; Menção Honrosa – Noah Silva Ramos da Escola Secundária de Loulé; Menção Honrosa – Tomás Filipe Agostinho Rodrigues da Escola Secundária de Loulé.  

Durante a sessão de entrega de prémios do 18ª Concurso Literário Sophia de Mello Breyner Andresen, será também lançado o livro que compila os trabalhos vencedores da 17ª edição do Concurso.

Leia também: United Airlines cancela voos diretos entre Nova Iorque e Faro

Agentes da PSP a remover 'okupas'. Crédito: Foto AI
Nacional

Pode um arrendatário tornar-se proprietário por ter contas em seu nome por mais de 5 anos? Saiba o que diz a lei

12:49 5 Maio, 2026 12:49 5 Maio, 2026 | João Luís

Viver na mesma casa durante anos e ter tudo em seu nome pode levantar uma questão inesperada. Há um ponto na lei que poucos conhecem

Algarve Economia Opinião

Lagos: um exemplo vivo do equilíbrio entre valorização e identidade | Por Félix Bach

11:50 5 Maio, 2026 11:47 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Lagos destaca-se por ter seguido um percurso diferente: aprendeu com o que correu menos bem noutras zonas do Algarve e soube preservar aquilo que a torna única"

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: chuva forte e trovoada deixam esta região em alerta laranja

09:00 5 Maio, 2026 14:54 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As autoridades meteorológicas já emitiram um aviso laranja para a região, num período que exige atenção redobrada devido à chuva forte

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

‘Um mal nunca vem só’: chuva alcança Portugal nesta data e vem acompanhada de vento e trovoada para deixar estas regiões a ‘sofrer’

06:00 5 Maio, 2026 23:44 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Previsão meteorológica para esta terça-feira, 5 de maio, indica chuva, vento e até trovoada em várias regiões do país

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto Economia Nacional

Vem aí carta de condução gratuita e mais 439€? Conheça a nova proposta que deu entrada no Parlamento

09:50 5 Maio, 2026 08:35 5 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A medida prevê uma retribuição única de 439 euros e a possibilidade de tirar a carta de condução gratuitamente

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Está a chegar um ‘mega’ armazém da Mercadona onde a forma de comprar é diferente: conheça a localização e a data de abertura

17:10 5 Maio, 2026 08:21 5 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Há um novo tipo de armazém da Mercadona a caminho de Espanha e não funciona como os supermercados tradicionais

Mercado de fruta. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem laranja, nem banana: é esta a fruta que uma médica coloca em destaque quando o objetivo é envelhecer bem

12:20 5 Maio, 2026 09:20 5 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma médica em longevidade analisou várias frutas e explica porque algumas protegem mais as células e o cérebro quando o objetivo é envelhecer bem hoje

Algarve Desporto

Jovens do GD Alcoutim brilham e conquistam título regional

17:39 5 Maio, 2026 17:41 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

GD Alcoutim conquista título coletivo e vários pódios no Regional de Esperanças Sul, confirmando destaque dos jovens atletas

Algarve Desporto

Gimnochamps de Tavira soma títulos no Campeonato Territorial de Ginástica

10:50 5 Maio, 2026 10:58 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Atletas de Tavira destacam-se no Campeonato Territorial de Ginástica Artística, com vários títulos, pódios e apuramentos para o Nacional

Casal observa obras na casa vizinha a partir da janela. Crédito: Foto AI
Nacional

Casal obrigado a permitir andaimes no seu terreno para vizinha construir casa: tribunal confirma a decisão

17:40 4 Maio, 2026 17:30 4 Maio, 2026 | Luís Santos

Conflito entre vizinhos termina com decisão que obriga casal a permitir uso do terreno para obras da vizinha

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Europa

“Forçaram-me a assinar um papel”: reformado português com pensão de 1.680€ foi obrigado a sair de casa e não tem para onde ir

10:50 2 Maio, 2026 15:12 29 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Reformado português enfrenta um despejo no Luxemburgo, mas há detalhes legais e sociais que levantam mais perguntas do que respostas

Avião da Ryanair. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Adeus atrasos: Ryanair anuncia nova regra que entra em vigor nesta data e os mais distraídos não vão ‘achar piada’

09:30 3 Maio, 2026 20:34 1 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Ryanair anunciou recentemente uma nova regra que entrará em vigor em todos os aeroportos onde a companhia opera em novembro deste ano

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Vista aérea da Praia de Quarteira, no Algarve.
Algarve Cultura

Cidade de Quarteira celebra 27 anos com programa diversificado

17:20 5 Maio, 2026 17:39 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Programa do Dia da Cidade de Quarteira assinala 27 anos com inaugurações, cultura e novos projetos para a população

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve Vida & Lazer

Adeus banhistas? Esta praia no Algarve muito procurada todo o ano acaba de perder a Bandeira Azul e pode ficar ‘deserta’

11:59 1 Maio, 2026 11:59 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia dos Pescadores, em Albufeira, perdeu a Bandeira Azul em 2026, num ano em que Portugal regista 438 distinções

Agentes da PSP a remover 'okupas'. Crédito: Foto AI
Nacional

Pode um arrendatário tornar-se proprietário por ter contas em seu nome por mais de 5 anos? Saiba o que diz a lei

12:49 5 Maio, 2026 12:49 5 Maio, 2026 | João Luís

Viver na mesma casa durante anos e ter tudo em seu nome pode levantar uma questão inesperada. Há um ponto na lei que poucos conhecem

Algarve, Economia, Opinião

Lagos: um exemplo vivo do equilíbrio entre valorização e identidade | Por Félix Bach

11:50 5 Maio, 2026 11:47 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Lagos destaca-se por ter seguido um percurso diferente: aprendeu com o que correu menos bem noutras zonas do Algarve e soube preservar aquilo que a torna única"

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: chuva forte e trovoada deixam esta região em alerta laranja

09:00 5 Maio, 2026 14:54 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As autoridades meteorológicas já emitiram um aviso laranja para a região, num período que exige atenção redobrada devido à chuva forte

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

‘Um mal nunca vem só’: chuva alcança Portugal nesta data e vem acompanhada de vento e trovoada para deixar estas regiões a ‘sofrer’

06:00 5 Maio, 2026 23:44 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Previsão meteorológica para esta terça-feira, 5 de maio, indica chuva, vento e até trovoada em várias regiões do país

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto, Economia, Nacional

Vem aí carta de condução gratuita e mais 439€? Conheça a nova proposta que deu entrada no Parlamento

09:50 5 Maio, 2026 08:35 5 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A medida prevê uma retribuição única de 439 euros e a possibilidade de tirar a carta de condução gratuitamente

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Está a chegar um ‘mega’ armazém da Mercadona onde a forma de comprar é diferente: conheça a localização e a data de abertura

17:10 5 Maio, 2026 08:21 5 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Há um novo tipo de armazém da Mercadona a caminho de Espanha e não funciona como os supermercados tradicionais

Mercado de fruta. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem laranja, nem banana: é esta a fruta que uma médica coloca em destaque quando o objetivo é envelhecer bem

12:20 5 Maio, 2026 09:20 5 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma médica em longevidade analisou várias frutas e explica porque algumas protegem mais as células e o cérebro quando o objetivo é envelhecer bem hoje

Algarve, Desporto

Jovens do GD Alcoutim brilham e conquistam título regional

17:39 5 Maio, 2026 17:41 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

GD Alcoutim conquista título coletivo e vários pódios no Regional de Esperanças Sul, confirmando destaque dos jovens atletas

Algarve, Desporto

Gimnochamps de Tavira soma títulos no Campeonato Territorial de Ginástica

10:50 5 Maio, 2026 10:58 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Atletas de Tavira destacam-se no Campeonato Territorial de Ginástica Artística, com vários títulos, pódios e apuramentos para o Nacional

Casal observa obras na casa vizinha a partir da janela. Crédito: Foto AI
Nacional

Casal obrigado a permitir andaimes no seu terreno para vizinha construir casa: tribunal confirma a decisão

17:40 4 Maio, 2026 17:30 4 Maio, 2026 | Luís Santos

Conflito entre vizinhos termina com decisão que obriga casal a permitir uso do terreno para obras da vizinha

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Europa

“Forçaram-me a assinar um papel”: reformado português com pensão de 1.680€ foi obrigado a sair de casa e não tem para onde ir

10:50 2 Maio, 2026 15:12 29 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Reformado português enfrenta um despejo no Luxemburgo, mas há detalhes legais e sociais que levantam mais perguntas do que respostas

Avião da Ryanair. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Adeus atrasos: Ryanair anuncia nova regra que entra em vigor nesta data e os mais distraídos não vão ‘achar piada’

09:30 3 Maio, 2026 20:34 1 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Ryanair anunciou recentemente uma nova regra que entrará em vigor em todos os aeroportos onde a companhia opera em novembro deste ano

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Vista aérea da Praia de Quarteira, no Algarve.
Algarve, Cultura

Cidade de Quarteira celebra 27 anos com programa diversificado

17:20 5 Maio, 2026 17:39 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Programa do Dia da Cidade de Quarteira assinala 27 anos com inaugurações, cultura e novos projetos para a população

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve, Vida & Lazer

Adeus banhistas? Esta praia no Algarve muito procurada todo o ano acaba de perder a Bandeira Azul e pode ficar ‘deserta’

11:59 1 Maio, 2026 11:59 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia dos Pescadores, em Albufeira, perdeu a Bandeira Azul em 2026, num ano em que Portugal regista 438 distinções

Últimas Notícias

  • Jovens do GD Alcoutim brilham e conquistam título regional
    Jovens do GD Alcoutim brilham e conquistam título regional
  • Cidade de Quarteira celebra 27 anos com programa diversificado
    Cidade de Quarteira celebra 27 anos com programa diversificado
  • Está a chegar um ‘mega’ armazém da Mercadona onde a forma de comprar é diferente: conheça a localização e a data de abertura
    Está a chegar um ‘mega’ armazém da Mercadona onde a forma de comprar é diferente: conheça a localização e a data de abertura
  • Castro Marim promove rastreios gratuitos ao cancro da pele
    Castro Marim promove rastreios gratuitos ao cancro da pele
  • Parlamento Europeu revela: este é o país que está ‘à porta’ para aderir à União Europeia
    Parlamento Europeu revela: este é o país que está ‘à porta’ para aderir à União Europeia
  • Faro aprova saudação ao 25 de Abril e 1.º de Maio
    Faro aprova saudação ao 25 de Abril e 1.º de Maio

Opinião

  • Lagos: um exemplo vivo do equilíbrio entre valorização e identidade | Por Félix Bach
    Lagos: um exemplo vivo do equilíbrio entre valorização e identidade | Por Félix Bach
  • Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
    Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
  • O eco do infinito: somos o universo a contemplar-se a si mesmo | Por António Piedade
    O eco do infinito: somos o universo a contemplar-se a si mesmo | Por António Piedade
  • Quando o microscópico pode salvar vidas: novas microagulhas contra o cancro da pele | Por Luís Monteiro
    Quando o microscópico pode salvar vidas: novas microagulhas contra o cancro da pele | Por Luís Monteiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Parlamento Europeu revela: este é o país que está ‘à porta’ para aderir à União Europeia
    Parlamento Europeu revela: este é o país que está ‘à porta’ para aderir à União Europeia
  • Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
    Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
  • Novas regras da UE para estes cidadãos provocam caos nos aeroportos europeus e Portugal ‘prepara-se’ para uma mudança
    Novas regras da UE para estes cidadãos provocam caos nos aeroportos europeus e Portugal ‘prepara-se’ para uma mudança
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal