Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Estátua de Cristiano Ronaldo no Funchal.
Estátua de Cristiano Ronaldo no Funchal. Crédito: Visit Funchal | DR
Nacional, Vídeo

Homem pega fogo à estátua de Cristiano Ronaldo na Madeira e grava o momento: obra é “especial” para o capitão da Seleção Nacional

Ato de vandalismo contra a estátua de Cristiano Ronaldo, no Funchal, foi filmado pelo responsável e publicado nas redes sociais

17:40 20 Janeiro, 2026 17:17 20 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Um homem incendiou a estátua de Cristiano Ronaldo junto ao Museu CR7, no Funchal, gravou o momento em vídeo e divulgou-o nas redes sociais, num episódio que levou a PSP a intervir e a identificar rapidamente o autor. O caso, ocorrido na Avenida do Mar, envolve um indivíduo já referenciado pelas autoridades por comportamentos semelhantes e teve impacto imediato pela exposição pública do ato.

De acordo com fonte oficial do Comando da PSP da Madeira, a polícia teve conhecimento do crime de dano já nesta terça-feira, dia 20 de janeiro, confirmando que o responsável está identificado e é conhecido no Funchal por ocorrências anteriores, estando a decorrer diligências para a sua localização.

Ato registado e divulgado nas redes sociais

Escreve o Correio da Manhã que o autor se identifica nas redes sociais como “zaino.tcc.filipe” e foi o próprio a filmar o momento em que despeja um líquido inflamável sobre a estátua e ateia o fogo com um isqueiro, enquanto dança ao som de música techno.

Acrescenta o jornal que as imagens mostram o incêndio a extinguir-se pouco depois, sem causar danos estruturais visíveis, enquanto o indivíduo aparenta dirigir insultos à estátua do capitão da Seleção Nacional.

Vídeo Facebook Zaino Tcc Filipe | DR

Um perfil já referenciado pelas autoridades

Refere a publicação que a PSP confirmou tratar-se de um indivíduo já conhecido pelas forças de segurança na cidade do Funchal, precisamente por episódios semelhantes de perturbação da ordem pública.

O caso está a ser tratado como crime de dano, uma vez que envolveu a utilização de material inflamável num espaço público com elevado fluxo de residentes e turistas.

Símbolo inaugurado com forte carga institucional

De acordo com a agência de notícias Lusa, a estátua de Cristiano Ronaldo foi inaugurada em dezembro de 2014, numa cerimónia pública que contou com a presença do próprio jogador, familiares e várias entidades civis e militares da Região Autónoma da Madeira.

Segundo a mesma fonte, na ocasião, o futebolista sublinhou que se tratava de um “momento especial” por ser homenageado ainda em vida, acrescentando que a distinção lhe dava motivação para continuar a sua carreira e a promover o nome da Madeira.

Características da obra e localização estratégica

Escreve a agência noticiosa que a estátua, esculpida em bronze, tem 3,40 metros de altura e cerca de 800 quilos, tendo sido executada pelo escultor madeirense Ricardo Veloza, no seu atelier em Vila Nova de Gaia. A obra representa Ronaldo numa posição característica na marcação de livres e está instalada na Praça do Mar, junto ao porto de cruzeiros, uma das principais portas de entrada turística na ilha.

Segundo a Lusa, a inauguração decorreu perante uma multidão que se concentrou na Avenida do Mar para assistir ao momento, num dia de forte adesão popular e mediática.

Mais de uma década depois, a estátua voltou a ser centro das atenções, agora por um ato de vandalismo que expõe o contraste entre o simbolismo da homenagem e a utilização provocatória do espaço público.

Leia também: Ouve música enquanto conduz? Polícia pode aplicar multas de até 1.250 euros por este simples detalhe

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Segurança Social não ‘perdoa’ fraudes e acaba de suspender 182 reformas por invalidez

12:12 2 Julho, 2026 12:00 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após uma auditoria interna ligada a um alegado esquema fraudulento em Benavente, a Segurança Social suspendeu 182 pensões por invalidez

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Algarve

Sismo de 3.2 na escala de Richter registado a sul de Faro

11:35 2 Julho, 2026 11:36 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

IPMA registou esta quinta-feira um sismo de magnitude 3.2, com epicentro a cerca de 45 quilómetros a sul-sudoeste de Faro

Algarve Auto

Automóveis clássicos voltam a percorrer as estradas do Algarve

07:00 2 Julho, 2026 07:03 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

33.ª edição do Algarve Classic Cars volta a juntar colecionadores, entusiastas e público apaixonado por clássicos

Aranha. Crédito: Foto AI
Animais Nacional

Alerta nacional? Nova aranha venenosa foi descoberta em Portugal e duas foram encontradas nesta cidade

17:00 1 Julho, 2026 16:33 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A aranha-reclusa-chilena foi identificada pela primeira vez na Península Ibérica, no Porto

Algarve

“Baby-sitter” detido em Portimão por abuso de crianças fica em prisão preventiva

12:24 2 Julho, 2026 12:24 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Abusos contra os menores terão sido cometidos quando os pais das crianças se ausentavam da habitação

Casal de idosos.
Nacional Saúde

“Fazemos gelatinas de duas em duas horas”: lares adaptam-se à onda de calor para proteger idosos

11:45 2 Julho, 2026 11:45 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Lares em Portugal estão a reforçar medidas de proteção face à nova onda de calor, com hidratação reforçada e alimentação adaptada

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Economia Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas

06:00 2 Julho, 2026 21:24 1 Julho, 2026 | João Luís

Quatro distritos estão sob aviso vermelho devido ao calor extremo, com máximas acima dos 40 ºC e noites muito quentes em Portugal continental

Carro parado na garagem.
Auto

Vai deixar o carro parado no verão? O depósito deve ficar assim para evitar problemas no motor

15:50 1 Julho, 2026 15:55 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um engenheiro alerta para um erro comum quando se deixa o carro parado durante muito tempo

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Dornes. Crédito: DR
Nacional Vida & Lazer

Esta aldeia portuguesa foi fundada pelos Templários e tem trilhos e praia fluvial para desfrutar sem multidões

22:00 30 Junho, 2026 15:33 30 Junho, 2026 | João Luís

Entre rio e montanha, há uma aldeia fundada pelos Templários com uma torre única, silêncio e natureza: veja como chegar e o que visitar

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Segurança Social não ‘perdoa’ fraudes e acaba de suspender 182 reformas por invalidez

12:12 2 Julho, 2026 12:00 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após uma auditoria interna ligada a um alegado esquema fraudulento em Benavente, a Segurança Social suspendeu 182 pensões por invalidez

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Algarve

Sismo de 3.2 na escala de Richter registado a sul de Faro

11:35 2 Julho, 2026 11:36 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

IPMA registou esta quinta-feira um sismo de magnitude 3.2, com epicentro a cerca de 45 quilómetros a sul-sudoeste de Faro

Algarve, Auto

Automóveis clássicos voltam a percorrer as estradas do Algarve

07:00 2 Julho, 2026 07:03 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

33.ª edição do Algarve Classic Cars volta a juntar colecionadores, entusiastas e público apaixonado por clássicos

Aranha. Crédito: Foto AI
Animais, Nacional

Alerta nacional? Nova aranha venenosa foi descoberta em Portugal e duas foram encontradas nesta cidade

17:00 1 Julho, 2026 16:33 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A aranha-reclusa-chilena foi identificada pela primeira vez na Península Ibérica, no Porto

Algarve

“Baby-sitter” detido em Portimão por abuso de crianças fica em prisão preventiva

12:24 2 Julho, 2026 12:24 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Abusos contra os menores terão sido cometidos quando os pais das crianças se ausentavam da habitação

Casal de idosos.
Nacional, Saúde

“Fazemos gelatinas de duas em duas horas”: lares adaptam-se à onda de calor para proteger idosos

11:45 2 Julho, 2026 11:45 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Lares em Portugal estão a reforçar medidas de proteção face à nova onda de calor, com hidratação reforçada e alimentação adaptada

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Economia, Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa, Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas

06:00 2 Julho, 2026 21:24 1 Julho, 2026 | João Luís

Quatro distritos estão sob aviso vermelho devido ao calor extremo, com máximas acima dos 40 ºC e noites muito quentes em Portugal continental

Carro parado na garagem.
Auto

Vai deixar o carro parado no verão? O depósito deve ficar assim para evitar problemas no motor

15:50 1 Julho, 2026 15:55 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um engenheiro alerta para um erro comum quando se deixa o carro parado durante muito tempo

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Dornes. Crédito: DR
Nacional, Vida & Lazer

Esta aldeia portuguesa foi fundada pelos Templários e tem trilhos e praia fluvial para desfrutar sem multidões

22:00 30 Junho, 2026 15:33 30 Junho, 2026 | João Luís

Entre rio e montanha, há uma aldeia fundada pelos Templários com uma torre única, silêncio e natureza: veja como chegar e o que visitar

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Últimas Notícias

  • “É um começo”: José Sócrates vai receber 15.000€ do Estado por causa das fugas de informação
    “É um começo”: José Sócrates vai receber 15.000€ do Estado por causa das fugas de informação
  • Mais de mil participantes esperados em Olhão para encontro nacional de andebol jovem
    Mais de mil participantes esperados em Olhão para encontro nacional de andebol jovem
  • “Baby-sitter” detido em Portimão por abuso de crianças fica em prisão preventiva
    “Baby-sitter” detido em Portimão por abuso de crianças fica em prisão preventiva
  • Segurança Social não ‘perdoa’ fraudes e acaba de suspender 182 reformas por invalidez
    Segurança Social não ‘perdoa’ fraudes e acaba de suspender 182 reformas por invalidez
  • “Energiza-te na Ilha” regressa a Tavira com desporto e bem-estar
    “Energiza-te na Ilha” regressa a Tavira com desporto e bem-estar

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
  • Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
  • Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega
    Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega

Europe Direct Algarve

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
  • NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST
    NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal