Na sequência dos efeitos provocados pela depressão Kristin, a Guarda Nacional Republicana (GNR) voltou a alertar que “a vida e a integridade física das pessoas continuam a ser a principal prioridade”, sublinhando a necessidade de reforçar comportamentos de segurança na proteção de bens e habitações.
Apesar dos alertas já efetuados, a GNR refere que se têm registado “com uma frequência preocupante” dois tipos de ocorrências, nomeadamente quedas de telhados durante reparações realizadas sem condições adequadas de segurança e intoxicações por monóxido de carbono resultantes da utilização indevida de geradores.
A GNR reconhece a situação de vulnerabilidade em que muitas pessoas se encontram e a urgência na reparação dos danos causados pelo mau tempo, mas reforça que “é fundamental que essas intervenções sejam feitas em segurança”.
Nesse sentido, a Guarda recomenda a utilização de equipamentos de proteção individual adequados, como arnês, capacete e calçado antiderrapante, sempre que sejam realizados trabalhos em altura, alertando ainda para a necessidade de evitar subidas a telhados em situações de instabilidade, vento forte ou chuva.
Relativamente à utilização de geradores, a GNR esclarece que estes devem ser colocados exclusivamente no exterior, em locais bem ventilados, “nunca no interior das habitações, garagens ou espaços fechados”, acrescentando que os equipamentos a combustível devem estar desligados antes de qualquer reabastecimento.
A Guarda Nacional Republicana assegura que “se mantém no terreno, de forma próxima e discreta”, com especial atenção às populações mais vulneráveis.
A GNR lançou um vídeo com várias recomendações disponível aqui.
















