O Algarve voltou a destacar-se como um dos destinos preferidos dos portugueses nesta época festiva, com a FlixBus a registar um aumento de 11% na procura por viagens para a região face ao mesmo período de 2024. Vila Real de Santo António, Vilamoura, Tavira e Olhão surgem entre os destinos mais procurados na rede da operadora em Portugal, reforçando o peso do sul do país nas escolhas para o Natal e, sobretudo, para a passagem de ano.
Pontos essenciais
- A procura por viagens de FlixBus para o Algarve aumentou 11% em relação ao ano anterior, destacando destinos como Vila Real de Santo António e Tavira.
- A empresa reforçou a operação para atender ao aumento da demanda, oferecendo mais alternativas ao uso do automóvel nesta época festiva.
- Em nível nacional, a procura por viagens cresceu 12%, com 180 viagens diárias entre Lisboa e Porto, representando um aumento de 8% face a 2024.
- Greves em aeroportos europeus estão a incentivar passageiros a optar por rotas internacionais de FlixBus, com um crescimento de 30% nas ligações para a Suíça e Luxemburgo.
- A região da Galiza também atrai muitos viajantes, com um aumento de 20% nas ligações a partir de Lisboa e 40% a partir do Porto.
Para responder ao crescimento da procura, a empresa anunciou o reforço da operação “em todas as ligações domésticas e internacionais” durante esta quadra, garantindo mais oferta e alternativas ao uso do automóvel.
“O Algarve continua a afirmar-se como um dos destinos de eleição dos portugueses nesta época festiva, em particular na passagem de ano. Registámos um crescimento de 11% na procura por viagens para a região face ao mesmo período do ano passado, o que confirma a atratividade do sul do país para quem procura celebrar o fim do ano fora de casa”, afirma Tiago Cavaco Alves, diretor das operações da FlixBus em Portugal.
Segundo o responsável, a procura concentrada em concelhos algarvios levou a empresa a reforçar rotas para garantir mais capacidade. “Destinos como Vila Real de Santo António, Vilamoura, Tavira e Olhão destacam-se entre os mais procurados da nossa rede, levando-nos a reforçar a oferta em todas as ligações, de forma a garantir capacidade adicional e alternativas ao uso da viatura particular durante o Natal e o Ano Novo”, acrescenta.
Procura sobe 12% no país e há mais viagens entre Lisboa e Porto
A nível nacional, a FlixBus refere que a procura por viagens de autocarro cresceu 12% no período do Natal e do Ano Novo, quando comparado com o ano anterior. Além do reforço das rotas para o Algarve, a empresa vai também aumentar a oferta nas ligações entre Porto, Coimbra e Lisboa.
Entre Lisboa e Porto, a operadora indica que estarão disponíveis “cerca de 180 viagens diárias”, o equivalente a 90 em cada sentido, o que representa um aumento de 8% face a 2024.
Greves nos aeroportos puxam procura por rotas internacionais
A FlixBus aponta ainda outro fator a influenciar a procura: o anúncio de greves em vários aeroportos europeus durante a época festiva, incluindo em Portugal, o que tem levado mais passageiros a procurar alternativas ao avião.
De acordo com a empresa, nas ligações internacionais verifica-se um crescimento de cerca de 30% na procura nas viagens entre a Suíça e o Luxemburgo e as cidades de Lisboa e Porto, levando ao reforço das rotas para estes destinos. O aumento mais expressivo, adianta a operadora, regista-se nas ligações a Paris, com uma subida de cerca de 50% nas viagens com partida de Lisboa e 25% nas ligações a partir do Porto.
“O anúncio de greves em vários aeroportos europeus durante a época festiva, incluindo em Portugal, está a ter um impacto direto nas reservas da FlixBus, não só em Portugal, como também no estrangeiro, sobretudo nos países onde existe uma grande comunidade portuguesa, como é o caso de França, Luxemburgo, ou Suíça”, afirma Tiago Cavaco Alves. Segundo o responsável, estas perturbações estão a levar os viajantes a procurar “mais controlo e previsibilidade” nas deslocações, algo que, diz, “encontram na rede FlixBus”.
Ainda assim, a empresa sublinha que o aumento da procura não se explica apenas pelas greves, apontando também para os destinos tradicionais da época natalícia. A FlixBus refere um crescimento de 20% nas ligações a partir de Lisboa e de 40% a partir do Porto com destino à Galiza, uma região que continua a atrair muitos portugueses nesta altura do ano, em particular pelas iluminações de Natal de Vigo.
















