Águeda recebe no fim de semana de 12 e 13 de abril a primeira edição do Festival dos Moinhos, um evento que promete transportar os visitantes numa autêntica viagem pela história, cultura e tradição molinológica portuguesa.
Integrado no projeto “Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills”, este festival resulta de uma parceria entre os municípios de Águeda, Vagos, Sever do Vouga, Albergaria-a-Velha e Nelas, com o apoio do Turismo de Portugal. O principal objetivo passa pela valorização do património molinológico, incentivando o reencontro com práticas, saberes e paisagens que marcaram gerações e moldaram identidades.
Durante dois dias, os visitantes terão oportunidade de conhecer de perto os moinhos históricos do concelho de Águeda, no distrito de Aveiro, participar em caminhadas, saborear produtos típicos da região e assistir a recriações e performances culturais, num ambiente de forte ligação às raízes e à memória local.
No dia 12 de abril, as atividades distribuem-se por três áreas do concelho: Aguada de Cima, Paradela e Macieira de Alcôba. Uma caminhada solidária que assinala a reabertura do percurso PR13, uma caminhada pelo Trilho dos Moinhos, uma visita ao Moinho do Sabugueiro e uma degustação de produtos tradicionais, em Aguada de Cima.
Estão também agendadas visitas guiadas à aldeia pedagógica do milho antigo, visita à moinhola, uma caminhada pelo Passadiço do Outeiro da Vila e um almoço com sabores de antigamente, em Macieira de Alcôba; representações teatrais, uma serenata e uma serradela da Velha, no Moinho do Vale das Senhoras, em Paradela; e um jantar na Pateira de Fermentelos completam as atividades do primeiro dia do festival em Águeda.
Já no dia 13 de abril, o programa inclui uma visita guiada ao Moinho do Vale das Senhoras, acompanhada por uma recriação histórica dinamizada pelo Teatro Espontâneo de Macinhata, e um momento dedicado aos mestres moleiros e à sua arte ancestral. A manhã culmina com um showcase gastronómico e, à tarde, a Pateira de Fermentelos acolhe as últimas atividades, incluindo mais uma recriação, uma prova de produtos locais e a cerimónia de encerramento.
Esta primeira edição do Festival dos Moinhos junta cinco municípios, mais de 25 moinhos visitáveis e a colaboração ativa de 30 associações culturais, oferecendo mais de 50 experiências imersivas e momentos únicos de descoberta e partilha cultural.
Mais informações e inscrições disponíveis no website.
Leia também: Conheça o arroz muito consumido em Portugal que é o mais contaminado por agrotóxicos
