Ergue-se junto ao Atlântico como uma verdadeira montanha de areia e domina a paisagem à entrada de uma das baías mais conhecidas do litoral Centro. A Duna de Salir do Porto destaca-se pelas dimensões, pela história geológica com milhares de anos e por uma característica que a coloca entre as formações naturais mais singulares do país.
Junto à baía de São Martinho do Porto, no concelho das Caldas da Rainha, encontra-se uma formação difícil de ignorar. Com cerca de 50 metros de altura e 200 metros de comprimento, a Duna de Salir do Porto é considerada a maior duna de Portugal e é apontada como uma das maiores da Europa.
A formação ergue-se junto à foz do rio Tornada, entre o Atlântico e as águas mais abrigadas da baía. Além da dimensão, distingue-se por uma história geológica que, segundo documentação oficial publicada em Diário da República, remonta a processos com cerca de 100 mil anos.
Duna de Salir do Porto chega aos 50 metros de altura
Vista a partir da baía de São Martinho do Porto, a dimensão da duna torna-se particularmente evidente. De acordo com o Despacho n.º 1815/2025, publicado em Diário da República, a formação estende-se por cerca de 200 metros de comprimento e atinge 50 metros de altura acima do nível do mar.
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha descreve a Duna de Salir como uma formação que protege a praia de Salir dos ventos do Atlântico e oferece, a partir do topo, vistas sobre o rio Tornada e a baía de São Martinho do Porto.
Apesar da dimensão, esta formação natural permanece menos mediática do que outros pontos turísticos da região Oeste, surgindo integrada numa zona onde praia, rio e baía ficam concentrados numa área relativamente pequena.
Como nasceu esta enorme acumulação de areia?
A origem da Duna de Salir do Porto está ligada a processos geológicos que ocorreram ao longo de milhares de anos. Segundo o Despacho n.º 1815/2025, a dimensão da duna terá sido alcançada há cerca de 100 mil anos, com areias provenientes das lagoas que existiam entre Óbidos e a Nazaré.
A mesma fonte refere que parte da Duna de Salir do Porto é constituída por arenito vermelho, vestígio de uma duna fóssil mais antiga. A consolidação dessas areias terá ocorrido através de um cimento ferruginoso, num ambiente de clima mais quente do que o atual.
A ação continuada do vento contribuiu depois para transportar e acumular a areia, criando a formação que hoje marca a paisagem de Salir do Porto.
É mesmo uma das maiores dunas da Europa?
A dimensão europeia da duna exige alguma distinção. A Duna de Salir do Porto é considerada a maior duna de Portugal, com cerca de 50 metros de altura.
Ao longo dos anos, foi também apresentada como uma das maiores dunas da Europa. A Câmara Municipal das Caldas da Rainha descreve-a atualmente como a segunda maior da Europa, enquanto o Despacho n.º 1815/2025 refere que, de acordo com registos históricos, poderá ter sido a maior da Europa.
Por isso, a formulação mais prudente é dizer que a Duna de Salir do Porto é apontada como uma das maiores formações dunares da Europa, sem a apresentar como a maior duna europeia atualmente existente.
Em 2025, o Governo determinou ainda a realização de um estudo integrado sobre os valores ecológicos e paisagísticos da duna, tendo em vista uma eventual classificação como área protegida. O despacho encarregou o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas de avaliar os valores ecológicos e paisagísticos do território, identificar riscos e ameaças à sua preservação e propor orientações estratégicas para a sua salvaguarda.
Fica junto à baía de São Martinho do Porto
A Duna de Salir do Porto encontra-se no extremo sul da baía de São Martinho do Porto, junto à foz do rio Tornada, no concelho das Caldas da Rainha.
A localização permite juntar numa mesma visita a duna, a praia de Salir do Porto e a própria baía. A partir de vários pontos da margem é possível perceber a escala da formação arenosa, que se ergue de forma acentuada praticamente junto à água.
Para quem sobe a duna, a recompensa é uma perspetiva elevada sobre a paisagem envolvente, com o rio, a baía e o Atlântico a encontrarem-se numa das zonas mais particulares da Costa de Prata.
A importância natural deste espaço também tem levado a apelos à sua preservação. O despacho publicado em Diário da República alerta para a pressão das atividades humanas, em especial o pisoteio sobre a zona dunar, e para a necessidade de avaliar medidas de proteção e valorização ambiental.
A Duna de Salir do Porto é, por isso, mais do que um ponto panorâmico junto à baía. É uma formação natural de grande dimensão, com valor geológico, paisagístico e ecológico, e uma das imagens mais marcantes do litoral Oeste.
Leia também: Estas são as 10 ruas mais caras de Portugal para viver e 3 ficam no Algarve
















