Receber uma mensagem com o nome, a morada ou até o número de contribuinte corretos já não significa que tenha sido enviada pela EDP. A empresa está a alertar os clientes para uma nova fraude mais sofisticada, que utiliza dados pessoais para simular comunicações legítimas.
Nos últimos dias, começaram a ser identificadas mensagens de correio eletrónico fraudulentas que imitam avisos enviados pela elétrica e que podem incluir informações específicas dos consumidores.
Além do nome e da morada, estas comunicações podem apresentar o número de identificação fiscal ou até o Código do Ponto de Entrega, conhecido como CPE, que permite identificar uma instalação elétrica.
Dados corretos tornam fraude mais credível
Esta técnica representa uma evolução em relação aos esquemas anteriormente detetados, que recorriam sobretudo a mensagens genéricas com pedidos falsos de pagamento, de acordo com o Notícias ao Minuto.
Ao utilizar informação verdadeira, os burlões procuram transmitir maior credibilidade e reduzir as suspeitas dos consumidores, levando-os a pagar valores que não são devidos.
A EDP explica que os dados usados nestas mensagens podem ter várias origens, incluindo informações disponibilizadas pelos próprios consumidores em plataformas digitais.
A empresa garante que continua a investigar a proveniência dos dados e as plataformas que poderão ter sido utilizadas para os recolher.
EDP nunca pede estes dados por mensagem
A elétrica sublinha que nunca solicita palavras-passe, credenciais de acesso ou dados bancários através de SMS ou correio eletrónico.
Os consumidores devem desconfiar especialmente de mensagens que criem um sentimento de urgência, ameacem com cortes de eletricidade ou exijam o pagamento imediato de uma alegada dívida.
Também é importante verificar cuidadosamente o endereço do remetente, o conteúdo da mensagem e os dados de pagamento apresentados antes de realizar qualquer operação.
Estas são as únicas entidades de pagamento válidas
Para os clientes residenciais, as entidades Multibanco utilizadas pela EDP Comercial são exclusivamente a 20174 e a 23013.
No caso dos clientes empresariais, as entidades válidas são a 12223 e a 21196. Qualquer referência associada a uma entidade diferente deve levantar suspeitas e ser confirmada diretamente junto da empresa.
A EDP esclarece ainda que envia sempre as faturas por correio eletrónico em formato PDF, anexadas à mensagem.
Faturas não chegam através de ligações
A empresa não disponibiliza ligações no corpo do email para que o cliente consulte diretamente a fatura. Uma mensagem que peça para carregar num link para ver ou pagar o documento poderá ser fraudulenta.
A recomendação é confirmar sempre a autenticidade de qualquer pedido de pagamento recebido através de email ou SMS antes de fornecer informações ou transferir dinheiro.
A EDP aconselha também a adesão ao débito direto, por considerar que este método reduz o risco de os consumidores utilizarem referências Multibanco fraudulentas.
Mais de 3.000 denúncias desde janeiro
A empresa mantém uma parceria com a SIBS, responsável pela gestão da rede Multibanco, com o objetivo de acelerar a identificação e o bloqueio de referências associadas a fraudes.
Desde o início do ano, a EDP recebeu mais de 3.000 denúncias de tentativas de fraude, o que representa um aumento de 4% face ao mesmo período do ano passado.
Segundo a elétrica, esta subida poderá também refletir uma maior atenção por parte dos clientes, resultado das campanhas de informação e prevenção desenvolvidas pela empresa.
Leia também: Transferiu dinheiro por engano no MB WAY? Saiba como reaver qualquer quantia













