Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Nacional

Detetadas irregularidades em captações de aquífero, um dos mais importantes do Algarve

Os 21 furos, num aquífero do barlavento, correspondem aos maiores utilizadores deste recurso hídrico que estão a ser alvo de controlo pela APA

15:37 1 Setembro, 2023 15:40 1 Setembro, 2023 | Henrique Dias Freire
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) identificou 21 furos que recorrem ao aquífero Almádena-Odiáxere, no Algarve, e detetou algumas captações com irregularidades administrativas e uma que poderá ser ilegal, revelou esta sexta-feira à Lusa fonte do organismo.

Os 21 furos registados neste aquífero do barlavento (oeste) algarvio correspondem aos maiores utilizadores deste recurso hídrico, que está a ser alvo de um controlo pela APA para garantir a redução dos consumos de 15% determinada pela Comissão Interministerial sobre a seca face ao cenário de escassez de água que existe nas reservas superficiais, como barragens.

“A massa de água subterrânea Almádena – Odiáxere é um dos mais importantes aquíferos do Algarve em termos de quantidade e qualidade de água subterrânea armazenada, pelo que constitui uma reserva estratégica para abastecimento público em situações de seca, como a que se está viver atualmente”, explicou a mesma fonte à agência Lusa.

O aquífero em causa conta com “várias captações públicas”, que serviram no século XX o abastecimento aos concelhos de Lagos e parte de Vila do Bispo, e está em situação “crítica” em termos de quantidade, apesar de a “massa de água subterrânea se encontrar em bom estado qualitativo”, frisou a mesma fonte.

“Em relação ao estado quantitativo no atual contexto de seca, encontra-se em estado crítico, com níveis de armazenamento inferiores ao percentil 20. Acresce que esta massa de água é uma reserva estratégica para abastecimento público de extrema importância face à escassez de água das origens superficiais para abastecimento público desta zona do Algarve, estando já a ser utilizado para esse efeito e prevendo-se o aumento do volume captado no curto prazo”, advertiu.

A APA frisou que os 21 furos, correspondentes aos maiores utilizadores do aquífero, estão abrangidos por um edital e a ser individualmente notificados para reduzirem em 15% o volume de água consumido, em relação a igual período do ano anterior, havendo “algumas captações com irregularidades administrativas, uma das quais poderá configurar uma situação de ilegalidade”.

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, José Apolinário, reconheceu à Lusa que existem dois casos na área do aquífero Almádena – Odiáxere que estão a merecer a atenção das autoridades e num deles, ao que “tudo indica”, há um uso de água superior ao autorizado.

“No caso específico e concreto da Frutineves, tudo indica que haverá uma captação excessiva, porque os dois furos que estavam legalizados eram para 76 hectares, não para 128 hectares, e tem havido da parte desta empresa uma desresponsabilização sobre o tema da água”, afirmou o presidente da CDDR do Algarve.

A mesma fonte recordou que a empresa, situada em Lagos, tinha 78 hectares de abacateiros legalizados e aumentou a exploração para 128 hectares, tendo as autoridades ambientais emitido uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA) desfavorável a esse aumento, ao apreciarem o estudo ambiental legalmente exigido a todas as explorações com 100 ou mais hectares.

José Apolinário esclareceu que, após a DIA desfavorável, a empresa fracionou a exploração em duas partes, ambas com menos de 100 hectares e sem obrigatoriedade de efetuar Estudo de Impacte Ambiental, e depois recorreu para os tribunais, havendo da sua parte “uma desresponsabilização e uma falta de compromisso” face à “gravidade da situação de seca” na região, considerou.

“A Citropick é outro caso que, num fim de semana, fez desenvolver um projeto também de abacates com base numa comunicação provisória de utilização de três piezómetros”, assinalou o presidente da CCDR, sublinhando que a APA já notificou a empresa “no sentido de serem selados os três piezómetros, porque está a afetar as águas subterrâneas” do aquífero.

O governante alertou que a agricultura vai ter de seguir o caminho já iniciado pelo golfe no Algarve e começar a utilizar água para reutilização, num trabalho que “ainda tem de se iniciar”, que conta com “muitas resistências”, mas que “é um processo incontornável”.

“No caso dos golfes, o objetivo com o PRR é ter oito hectómetros de água para reutilização, vamos ter de estabelecer até 2026 um objetivo de ter pelo menos um consumo de dois a três hectómetros de água para reutilização”, concluiu.

Leia também: Seca no Algarve resulta em queda de 30% no volume de água

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados nesta data e estas vão ser as regiões afetadas (até 7 horas)

14:00 29 Setembro, 2026 12:53 29 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções programadas no fornecimento de eletricidade e cortes de luz para domingo, 4 de outubro

Algarve Política

Chega critica ferrovia algarvia após viagem entre Lagos e Vila Real de Santo António

08:45 30 Setembro, 2026 08:45 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Deputados do partido percorreram a Linha do Algarve e consideram que a atual ferrovia continua desajustada às necessidades da região

Algarve Cultura

Passeio guiado à Penina percorre 10 quilómetros pelo Geoparque Algarvensis

09:50 30 Setembro, 2026 09:40 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Percurso pela Penina realiza-se a 25 de outubro e passa por fontes e jazidas fósseis, numa iniciativa da Escola Profissional de Alte

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Cultura Opinião

História de Tavira: Com os pés na terra – Parte 2 | Por José Manuel do Carmo

09:40 30 Setembro, 2026 09:21 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Assim como em outros povos do Sul da Europa, a principal ancestralidade genética dos povos ibéricos é a dos agricultores anatólios, que introduziram a pele clara na península"

Algarve Opinião Política

À Mesa com o Poder Local: As Mulheres que o CHEGA deixou à porta da Assembleia Municipal | Por Adriana Martins

08:00 30 Setembro, 2026 07:51 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

À Mesa com o Poder Local, rubrica escrita sobre temas em debate na Assembleia Municipal de Faro, pela deputada municipal Adriana Martins

Idosa a contar dinheiro.
Economia Nacional

Segurança Social já revelou as datas de outubro: saiba em que dia recebe cada apoio

06:45 27 Setembro, 2026 13:16 28 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Já são conhecidas as datas em que a Segurança Social vai pagar as diferentes prestações sociais ao longo do mês de outubro

Economia Opinião

Dos engarrafamentos à garrafa | Por Luís Ganhão

07:30 30 Setembro, 2026 19:04 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao contrário das filas rumo ao Algarve, que continuam a certificar a nossa prosperidade estival, o crescente afluxo aos contentores parece sugerir que alguns portugueses participam menos na economia dos festivais e mais na economia do vasilhame"

Trabalhadora do setor de hotelaria
Europa Nacional

Advogado do trabalho alerta para práticas ilegais em hotelaria “É absolutamente ilegal e as multas podem ser bem gordas”

20:20 29 Setembro, 2026 18:55 29 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Um advogado espanhol fez um alerta para algumas práticas ilegais que se cometem em hotelaria em Espanha, que também acontecem em Portugal

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Foi a um hotel e o papel higiénico estava assim? Saiba o que significa e qual o objetivo

11:50 29 Setembro, 2026 11:36 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A dobra em triângulo no papel higiénico é um sinal usado na hotelaria para transmitir limpeza e preparação do quarto

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva vem em grande força a caminho de Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

17:20 29 Setembro, 2026 15:32 29 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, a previsão aponta para períodos de chuva forte nestas regiões portuguesas

Botija de gás.
Economia Nacional

Há um apoio de 25 euros por botija de gás e foi prolongado: veja se tem direito

11:30 27 Setembro, 2026 11:36 26 Setembro, 2026 | João Luís

Apoio de 25 euros por botija de gás foi prolongado até ao fim de 2026. Saiba quem tem direito, quantas botijas pode apresentar e como pedir

Idoso a receber dinheiro.
Economia Nacional

Segurança Social paga 128,24 euros por mês neste apoio e agora pode tratar de tudo sem sair de casa

07:40 27 Setembro, 2026 11:47 26 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quem pode ter direito a este apoio da Segurança Social e como tratar agora do processo sem sair de casa

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Nacional

IRS vai baixar para estes contribuintes: veja se está num dos seis escalões abrangidos

16:40 29 Setembro, 2026 13:17 29 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Governo quer baixar novamente o IRS e a proposta já chegou ao Parlamento. A redução prevista varia entre 0,3 e 0,5 pontos

Lar de idosos.
Economia Nacional

Vai para um lar e tem ADSE? Há um apoio diário que pode chegar aos 9,48 euros

12:40 28 Setembro, 2026 12:00 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Comparticipação depende dos rendimentos do agregado e pode abranger beneficiários em situação de dependência que cumpram os requisitos

Menires Vila do Bispo.
Algarve Cultura

Nem Stonehenge nem o Alentejo: esta vila algarvia tem 250 menires numa área de 42 km² e trata-se de um marco histórico mundial

19:40 29 Setembro, 2026 12:18 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Vila do Bispo guarda cerca de 250 menires numa área de apenas 42 km², uma concentração pré-histórica pouco comum à escala mundial

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados nesta data e estas vão ser as regiões afetadas (até 7 horas)

14:00 29 Setembro, 2026 12:53 29 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções programadas no fornecimento de eletricidade e cortes de luz para domingo, 4 de outubro

Algarve, Política

Chega critica ferrovia algarvia após viagem entre Lagos e Vila Real de Santo António

08:45 30 Setembro, 2026 08:45 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Deputados do partido percorreram a Linha do Algarve e consideram que a atual ferrovia continua desajustada às necessidades da região

Algarve, Cultura

Passeio guiado à Penina percorre 10 quilómetros pelo Geoparque Algarvensis

09:50 30 Setembro, 2026 09:40 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Percurso pela Penina realiza-se a 25 de outubro e passa por fontes e jazidas fósseis, numa iniciativa da Escola Profissional de Alte

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Cultura, Opinião

História de Tavira: Com os pés na terra – Parte 2 | Por José Manuel do Carmo

09:40 30 Setembro, 2026 09:21 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Assim como em outros povos do Sul da Europa, a principal ancestralidade genética dos povos ibéricos é a dos agricultores anatólios, que introduziram a pele clara na península"

Algarve, Opinião, Política

À Mesa com o Poder Local: As Mulheres que o CHEGA deixou à porta da Assembleia Municipal | Por Adriana Martins

08:00 30 Setembro, 2026 07:51 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

À Mesa com o Poder Local, rubrica escrita sobre temas em debate na Assembleia Municipal de Faro, pela deputada municipal Adriana Martins

Idosa a contar dinheiro.
Economia, Nacional

Segurança Social já revelou as datas de outubro: saiba em que dia recebe cada apoio

06:45 27 Setembro, 2026 13:16 28 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Já são conhecidas as datas em que a Segurança Social vai pagar as diferentes prestações sociais ao longo do mês de outubro

Economia, Opinião

Dos engarrafamentos à garrafa | Por Luís Ganhão

07:30 30 Setembro, 2026 19:04 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao contrário das filas rumo ao Algarve, que continuam a certificar a nossa prosperidade estival, o crescente afluxo aos contentores parece sugerir que alguns portugueses participam menos na economia dos festivais e mais na economia do vasilhame"

Trabalhadora do setor de hotelaria
Europa, Nacional

Advogado do trabalho alerta para práticas ilegais em hotelaria “É absolutamente ilegal e as multas podem ser bem gordas”

20:20 29 Setembro, 2026 18:55 29 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Um advogado espanhol fez um alerta para algumas práticas ilegais que se cometem em hotelaria em Espanha, que também acontecem em Portugal

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Foi a um hotel e o papel higiénico estava assim? Saiba o que significa e qual o objetivo

11:50 29 Setembro, 2026 11:36 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A dobra em triângulo no papel higiénico é um sinal usado na hotelaria para transmitir limpeza e preparação do quarto

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva vem em grande força a caminho de Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

17:20 29 Setembro, 2026 15:32 29 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, a previsão aponta para períodos de chuva forte nestas regiões portuguesas

Botija de gás.
Economia, Nacional

Há um apoio de 25 euros por botija de gás e foi prolongado: veja se tem direito

11:30 27 Setembro, 2026 11:36 26 Setembro, 2026 | João Luís

Apoio de 25 euros por botija de gás foi prolongado até ao fim de 2026. Saiba quem tem direito, quantas botijas pode apresentar e como pedir

Idoso a receber dinheiro.
Economia, Nacional

Segurança Social paga 128,24 euros por mês neste apoio e agora pode tratar de tudo sem sair de casa

07:40 27 Setembro, 2026 11:47 26 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quem pode ter direito a este apoio da Segurança Social e como tratar agora do processo sem sair de casa

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Nacional

IRS vai baixar para estes contribuintes: veja se está num dos seis escalões abrangidos

16:40 29 Setembro, 2026 13:17 29 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Governo quer baixar novamente o IRS e a proposta já chegou ao Parlamento. A redução prevista varia entre 0,3 e 0,5 pontos

Lar de idosos.
Economia, Nacional

Vai para um lar e tem ADSE? Há um apoio diário que pode chegar aos 9,48 euros

12:40 28 Setembro, 2026 12:00 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Comparticipação depende dos rendimentos do agregado e pode abranger beneficiários em situação de dependência que cumpram os requisitos

Menires Vila do Bispo.
Algarve, Cultura

Nem Stonehenge nem o Alentejo: esta vila algarvia tem 250 menires numa área de 42 km² e trata-se de um marco histórico mundial

19:40 29 Setembro, 2026 12:18 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Vila do Bispo guarda cerca de 250 menires numa área de apenas 42 km², uma concentração pré-histórica pouco comum à escala mundial

Últimas Notícias

  • Agora é oficial: milhões de pensionistas vão receber um bónus nas pensões e já se sabe quem vai receber mais
    Agora é oficial: milhões de pensionistas vão receber um bónus nas pensões e já se sabe quem vai receber mais
  • Rallye Casinos do Algarve desafia Ricardo Filipe perante mais de 20 carros Rally2
    Rallye Casinos do Algarve desafia Ricardo Filipe perante mais de 20 carros Rally2
  • Passeio guiado à Penina percorre 10 quilómetros pelo Geoparque Algarvensis
    Passeio guiado à Penina percorre 10 quilómetros pelo Geoparque Algarvensis
  • Chega critica ferrovia algarvia após viagem entre Lagos e Vila Real de Santo António
    Chega critica ferrovia algarvia após viagem entre Lagos e Vila Real de Santo António
  • Custo de vida leva União dos Sindicatos do Algarve a protestar em Portimão
    Custo de vida leva União dos Sindicatos do Algarve a protestar em Portimão

Opinião

  • História de Tavira: Com os pés na terra – Parte 2 | Por José Manuel do Carmo
    História de Tavira: Com os pés na terra – Parte 2 | Por José Manuel do Carmo
  • À Mesa com o Poder Local: As Mulheres que o CHEGA deixou à porta da Assembleia Municipal | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local: As Mulheres que o CHEGA deixou à porta da Assembleia Municipal | Por Adriana Martins
  • Dos engarrafamentos à garrafa | Por Luís Ganhão
    Dos engarrafamentos à garrafa | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Noite Europeia dos Investigadores leva ciência a mais de 400 alunos no Tavira Plaza
    Noite Europeia dos Investigadores leva ciência a mais de 400 alunos no Tavira Plaza
  • Algarve 2030 apoia projetos de habitação social em sete municípios
    Algarve 2030 apoia projetos de habitação social em sete municípios
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento