Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Nacional

Conheça os ‘fijus di terra’, a comunidade que guarda herança portuguesa além fronteiras há 500 anos

Esta comunidade, conhecida como ‘fijus di terra’, está presente neste país a quase 3000km de Portugal há 500 anos e guarda vestígios da herança lusófona

13:32 4 Janeiro, 2025 13:34 4 Janeiro, 2025 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A presença histórica dos fijus di terra na região da Casamansa, no sul do Senegal, remonta ao século XV, quando os navegadores portugueses chegaram à costa ocidental de África e estabeleceram entrepostos comerciais em locais como Cacheu, Bissau e Ziguinchor. Desses contactos comerciais e culturais com os povos locais nasceu uma população mestiça que adotou o catolicismo e o português como elementos centrais da sua identidade. Ainda hoje, os fijus di terra preservam uma forte ligação à herança lusófona, apesar dos desafios políticos e sociais que enfrentam.

Desde o início da colonização, os portugueses fixaram-se em pontos estratégicos ao longo da costa, onde estabeleceram relações com as comunidades locais. Muitas vezes casavam-se com mulheres africanas, dando origem a descendências mestiças que mantiveram práticas religiosas, nomes e costumes herdados da cultura portuguesa. Foi deste contacto que surgiu a língua crioula, uma fusão linguística que evoluiu para o crioulo de Casamansa. Os fijus di terra destacaram-se dos outros grupos étnicos pelo uso deste crioulo, pela prática do catolicismo e pelo vestuário mais próximo do estilo europeu, além do uso de expressões de origem portuguesa.

Segundo a Vortexmag, lealdade dos fijus di terra a Portugal manteve-se mesmo quando outras potências europeias, como a França, a Inglaterra e a Holanda, disputavam a posse de territórios na região. No entanto, em 1886, Portugal cedeu oficialmente a Casamansa à França, alterando o contexto político. Apesar dessa mudança, a comunidade preservou o uso do crioulo de base portuguesa e a tradição católica, elementos que continuaram a marcar a sua identidade cultural.

Com o passar do tempo, o governo senegalês reconheceu os fijus di terra como um grupo específico, concedendo-lhes direitos como a possibilidade de aprender e ensinar português nas escolas públicas e participar em atividades políticas e religiosas ligadas à lusofonia. O crioulo de Casamansa, falado principalmente em Ziguinchor, mas também presente em localidades como Oussouye, Carabane e Djembering, caracteriza-se por uma gramática simples, mas um vocabulário rico, que combina palavras de origem portuguesa, francesa, uolofe e de outras línguas regionais.

Apesar do seu valor histórico e cultural, esta língua enfrenta o risco de desaparecimento, segundo a UNESCO. O francês, língua oficial do Senegal, e o uolofe, amplamente falado no país, exercem grande pressão sobre o uso do crioulo de Casamansa, que conta com poucos falantes. Contudo, surgiram iniciativas para preservar esta herança, como o projeto Fidjus di Terra (Filhos da Terra), que promove o ensino da língua, a produção artística local e atividades culturais ligadas à lusofonia. Além disso, existem esforços individuais de investigação académica dedicados à documentação do crioulo, incluindo a criação de dicionários e a recolha de expressões orais.

Os fijus di terra enfrentam também desafios sociais e políticos significativos. Desde 1982, a Casamansa é palco de um conflito armado entre movimentos separatistas e o governo senegalês, com grupos a exigir maior autonomia ou mesmo a independência da região. Esta violência tem provocado deslocações populacionais, dificultado o acesso a recursos e agravado a pobreza, afetando todas as comunidades locais, incluindo os fijus di terra.

Outro obstáculo importante é a integração social e económica. Sendo o Senegal um país de maioria muçulmana e de língua oficial francesa, muitos membros desta comunidade sentem-se marginalizados, especialmente devido às dificuldades de acesso ao emprego, à educação e à participação política. Como resposta a essas dificuldades, muitos fijus di terra optam pela emigração, procurando melhores condições de vida em países como a Guiné-Bissau, França e Brasil. Contudo, a distância geográfica tende a enfraquecer os laços culturais, uma vez que o contacto diário com o crioulo e as tradições católicas torna-se mais difícil no estrangeiro.

A preservação da identidade cultural dos fijus di terra é, assim, um desafio contínuo. Entre tensões políticas, desigualdades sociais e os efeitos da globalização, esta comunidade esforça-se por manter viva a sua língua, as suas celebrações religiosas e o património cultural que atravessa gerações. Esta é uma história de resistência e apego às raízes lusófonas, refletida tanto naqueles que permanecem na Casamansa como nos que, mesmo emigrando, continuam a valorizar e a divulgar a sua herança cultural.

Leia também: Esta ilha portuguesa é a mais isolada da Europa, era refúgio de piratas e tem mais vacas que habitantes

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Algarve Edição Papel Europe Direct Algarve

Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança

11:00 12 Julho, 2026 11:34 12 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Com cerca de 55 colaboradores, a instituição desenvolve respostas que vão da infância à emergência, enquanto aposta em novos projetos

Algarve

GNR apreende três toneladas de cocaína em Olhão

07:10 12 Julho, 2026 04:57 12 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Viatura abandonada em Olhão leva GNR a descobrir três toneladas de cocaína, uma das maiores apreensões de cocaína do ano

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Vai receber o mesmo se se reformar com 40 ou com 48 anos de descontos? Veja o impacto na pensão

07:00 11 Julho, 2026 19:33 10 Julho, 2026 | João Luís

Ter mais de 40 anos de descontos pode alterar a idade de acesso à reforma e evitar penalizações, mas o impacto no valor da pensão depende de vários fatores

Algarve Cultura Edição Papel

“Quero que as pessoas tenham orgulho na terra onde vivem”, diz Jorge Pereira da Freguesia de Moncarapacho

10:00 12 Julho, 2026 11:45 12 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Comemorações dos 555 anos de Moncarapacho uniram cultura, música, história e comunidade, abrindo caminho a uma nova visão para a freguesia

Supermercado da Mercadona.
Nacional

Trabalhadores da Mercadona de Santarém escrevem carta aberta ao presidente da empresa onde se fala em “medo” e “abuso de poder”

09:30 12 Julho, 2026 16:49 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Carta aberta dirigida ao presidente da Mercadona denuncia alegadas práticas laborais numa loja em Santarém

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Domingo traz descida das temperaturas e chuva a estas regiões de Portugal

14:00 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de um sábado ainda marcado pelo calor no interior, a aproximação de uma frente atlântica vai aumentar a nebulosidade e poderá trazer chuva

Mulher a transferir dinheiro através do telemóvel.
Economia Tech

Transferiu dinheiro por engano no MB WAY? Saiba como reaver qualquer quantia

15:40 12 Julho, 2026 15:27 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um simples algarismo errado pode fazer com que uma transferência MB WAY chegue a um desconhecido

Opinião Saúde

Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva

07:30 12 Julho, 2026 08:16 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Neste verão, vale a pena lembrar que um mergulho dura apenas um instante, mas as suas consequências podem acompanhar-nos para toda a vida"

Praia da Barreta. Crédito: Algarve Cave Tours | DR
Algarve Nacional

Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

18:50 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quilómetros de areal, paisagem protegida e acesso exclusivo por barco ajudam a manter esta praia no Algarve fora das praias mais concorridas do verão

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

22:50 11 Julho, 2026 11:33 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma história improvável: um mecânico com mais de quatro décadas de experiência comprou um carro usado por menos de 600 euros e conseguiu mantê-lo a circular durante cerca de 15 anos sem qualquer avaria grave

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia

06:00 11 Julho, 2026 12:21 11 Julho, 2026 | João Luís

Uma frente atlântica deverá chegar a Portugal continental este fim-de-semana, trazendo chuva a estas regiões

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Mulher a dormir com ventoinha ligada. Crédito: Foto AI
Saúde

Dormiu com a ventoinha ligada por causa do calor? Especialistas explicam por que deve ter cuidado

15:40 10 Julho, 2026 17:34 10 Julho, 2026 | João Luís

Usar a ventoinha durante a noite pode aliviar o calor, mas especialistas alertam para riscos nas vias respiratórias, nos olhos, na pele e no sono

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional, Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Algarve, Edição Papel, Europe Direct Algarve

Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança

11:00 12 Julho, 2026 11:34 12 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Com cerca de 55 colaboradores, a instituição desenvolve respostas que vão da infância à emergência, enquanto aposta em novos projetos

Algarve

GNR apreende três toneladas de cocaína em Olhão

07:10 12 Julho, 2026 04:57 12 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Viatura abandonada em Olhão leva GNR a descobrir três toneladas de cocaína, uma das maiores apreensões de cocaína do ano

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Vai receber o mesmo se se reformar com 40 ou com 48 anos de descontos? Veja o impacto na pensão

07:00 11 Julho, 2026 19:33 10 Julho, 2026 | João Luís

Ter mais de 40 anos de descontos pode alterar a idade de acesso à reforma e evitar penalizações, mas o impacto no valor da pensão depende de vários fatores

Algarve, Cultura, Edição Papel

“Quero que as pessoas tenham orgulho na terra onde vivem”, diz Jorge Pereira da Freguesia de Moncarapacho

10:00 12 Julho, 2026 11:45 12 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Comemorações dos 555 anos de Moncarapacho uniram cultura, música, história e comunidade, abrindo caminho a uma nova visão para a freguesia

Supermercado da Mercadona.
Nacional

Trabalhadores da Mercadona de Santarém escrevem carta aberta ao presidente da empresa onde se fala em “medo” e “abuso de poder”

09:30 12 Julho, 2026 16:49 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Carta aberta dirigida ao presidente da Mercadona denuncia alegadas práticas laborais numa loja em Santarém

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Domingo traz descida das temperaturas e chuva a estas regiões de Portugal

14:00 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de um sábado ainda marcado pelo calor no interior, a aproximação de uma frente atlântica vai aumentar a nebulosidade e poderá trazer chuva

Mulher a transferir dinheiro através do telemóvel.
Economia, Tech

Transferiu dinheiro por engano no MB WAY? Saiba como reaver qualquer quantia

15:40 12 Julho, 2026 15:27 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um simples algarismo errado pode fazer com que uma transferência MB WAY chegue a um desconhecido

Opinião, Saúde

Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva

07:30 12 Julho, 2026 08:16 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Neste verão, vale a pena lembrar que um mergulho dura apenas um instante, mas as suas consequências podem acompanhar-nos para toda a vida"

Praia da Barreta. Crédito: Algarve Cave Tours | DR
Algarve, Nacional

Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

18:50 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quilómetros de areal, paisagem protegida e acesso exclusivo por barco ajudam a manter esta praia no Algarve fora das praias mais concorridas do verão

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

22:50 11 Julho, 2026 11:33 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma história improvável: um mecânico com mais de quatro décadas de experiência comprou um carro usado por menos de 600 euros e conseguiu mantê-lo a circular durante cerca de 15 anos sem qualquer avaria grave

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia

06:00 11 Julho, 2026 12:21 11 Julho, 2026 | João Luís

Uma frente atlântica deverá chegar a Portugal continental este fim-de-semana, trazendo chuva a estas regiões

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Mulher a dormir com ventoinha ligada. Crédito: Foto AI
Saúde

Dormiu com a ventoinha ligada por causa do calor? Especialistas explicam por que deve ter cuidado

15:40 10 Julho, 2026 17:34 10 Julho, 2026 | João Luís

Usar a ventoinha durante a noite pode aliviar o calor, mas especialistas alertam para riscos nas vias respiratórias, nos olhos, na pele e no sono

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Transferiu dinheiro por engano no MB WAY? Saiba como reaver qualquer quantia
    Transferiu dinheiro por engano no MB WAY? Saiba como reaver qualquer quantia
  • Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado
    Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado
  • Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
    Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
  • Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa
    Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa
  • Demora na Justiça leva à absolvição de 15 arguidos; Ministério Público anuncia recurso
    Demora na Justiça leva à absolvição de 15 arguidos; Ministério Público anuncia recurso

Opinião

  • Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva
    Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva
  • Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
    Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
  • O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
    O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
    Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
  • Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
    Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal