Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
André Ventura. Crédito: Lusa
André Ventura. Crédito: Lusa
Nacional, Política

Comunidade cigana protesta contra Chega e exige respeito

Protestos marcaram arruada do Chega em Aveiro, com críticas à retórica de Ventura e apelos ao fim do “ódio contra ciganos”

16:20 7 Maio, 2025 16:17 7 Maio, 2025 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Um pequeno grupo de pessoas de etnia cigana acusou esta quarta-feira o líder do Chega de ser racista, pedindo-lhe que não alimente o ódio contra esta comunidade, com André Ventura a responder que “têm de trabalhar” e “cumprir regras”.

Num dia dedicado a Aveiro, a arruada que contou com a presença de André Ventura e do cabeça de lista pelo distrito, Pedro Frazão, arrancou ao final da manhã junto à estação de comboios.

Perto do final do percurso de cerca de um quilómetro, em direção à ria, um pequeno grupo de pessoas de etnia cigana mostrou o seu descontentamento perante o partido Chega.

“Racista. Nós trabalhamos, nós temos tantos direitos quanto vós, fazemos descontos”, gritaram, acrescentando que são cidadãos portugueses.

Falando pelo grupo, Belarmina Fernandes explicou depois aos jornalistas que ela e as pessoas que a acompanham, “amigos”, estavam perto do local quando passou a caravana do Chega e que esta foi uma manifestação espontânea.

“Nós incentivamos os nossos filhos a estudar, a trabalhar. Eu trabalho, cada um que aqui está faz formação, eles estudam para chegar a algo melhor”, disse, pedindo que “o ódio pare de ser alimentado pelo André Ventura”.

“O Chega não pode apoderar-se do nosso país, se isso acontecer é uma desgraça total”, defendeu.

Dizendo que cada vez sentem “mais represálias” desde o aparecimento do Chega, Belarmina Fernandes alertou que as próximas gerações “vão viver tempos piores”.

Belarmina considerou também que “erros há na comunidade cigana, como fora da comunidade cigana” e salientou que “já chega de racismo e já chega de alimentar tanto ódio”.

A mulher disse também que “uma militante do Chega” disse que o grupo tinha “direito a estar na Roménia, e não em Portugal”, e indicou que iria apresentar queixa.

“Não é racista, é terem todos que trabalhar, como toda a gente. É terem de trabalhar como toda a gente tem de trabalhar, é só isso. Não é nenhum racismo, nem nenhum fascismo. É terem de trabalhar e cumprir as mesmas regras que todos os outros”, comentou André Ventura quando ouviu os protestos destas pessoas, sem se aproximar.

Confrontado pelos jornalistas, o líder do Chega considerou que estas críticas não são verdadeiras e que se tratou da “vitimização habitual que a comunidade cigana faz e procura para poder atacar [o partido] sem qualquer razão”.

“Acredito que a etnia cigana em Portugal tem de cumprir todas as regras que os outros cumprem. Há uns que trabalham, há uma grande maioria que não trabalha, fazem as mulheres casar aos 13 anos, vivem num estado de desagregação face à regra geral da comunidade absoluta. Não sou eu que sou fascista, são eles que querem regras à parte em Portugal, e eu não posso aceitar isso”, respondeu.

Esta arruada foi das menos participadas desde o arranque oficial da campanha e das que teve mais contestação. À medida que a comitiva avançava, anunciada pelas bandeiras do partido e os cânticos de apoio, as poucas pessoas com quem se cruzou faziam votos de boa sorte e deixavam palavras de incentivo, mas também houve gritos de “fascista” ou “racista”, vindos de longe.

Uma destas pessoas foi Arlete Santiago. A angolana, que não vive em Portugal, mas tem cá família e passa bastante tempo no país, considerou que “as palavras do Ventura são chocantes” e disse que até aqueles que não estão no país “sentem-se ofendidos”.

“Cada vez que o Chega cresce, o discurso é mais terrível. Ele só solta horrores”, acrescentou, contrapondo que “há muito imigrante a contribuir para o país e a fazer coisas boas”.

Leia também: Tem isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta)

Autocarro Rede Expressos.
Economia Nacional

Dois passageiros podem viajar pelo preço de um em nova campanha da Rede Expressos

08:59 28 Setembro, 2026 08:59 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha permite a dois passageiros viajarem pelo preço de um em mais de 300 destinos, entre 20 de outubro e 19 de novembro

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Algarve

Fiscalização da GNR no Algarve termina com 94 detidos e milhares de doses de droga apreendidas

11:28 28 Setembro, 2026 11:28 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Entre 21 e 27 de setembro, a GNR deteve 94 pessoas, registou 595 infrações rodoviárias e contabilizou 116 acidentes

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva, trovoada e rajadas até 75 km/h estão a caminho: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

10:00 28 Setembro, 2026 09:46 28 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

A previsão da Meteored aponta para chuva, trovoada, vento forte e descida das temperaturas em Portugal até ao final de setembro

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Aeroporto de Faro.
Algarve Gastronomia

Neste aeroporto português os turistas foram recebidos com vinho gratuito de manhã mas só por um dia

12:10 28 Setembro, 2026 11:51 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem chegou ao Algarve encontrou uma receção diferente, com provas de vinho e um convite para conhecer a região além das praias

Algarve Desporto Europa

Quarteto da Algarve Show Team conquista ouro na Taça da Europa

12:20 28 Setembro, 2026 12:07 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois do ouro conquistado em Espanha, a Algarve Show Team volta à competição internacional dentro de duas semanas, no Paraguai

Avião estacionado no aeroporto.
Nacional

Avião que ligava Barcelona a Boston aterrou de emergência no Porto e 14 passageiros tiveram de ser assistidos

10:40 28 Setembro, 2026 10:22 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Presença de fumo na cabine obrigou um voo da Delta Air Lines a regressar à Europa quando já seguia sobre o Atlântico

Opinião

É tarde para sonhar? | Por Andrea Moura

07:30 28 Setembro, 2026 19:44 26 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Atrevam-se a sonhar, a conhecerem-se cada vez mais e melhor. Arregacem mangas e ponham-se em ação"

Opinião Política

Quatro caminhos para São Bento numas possíveis próximas legislativas | Por Tiago Manuel

08:22 28 Setembro, 2026 08:26 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Tiago Manuel traça quatro cenários para São Bento e coloca a capacidade de construir maiorias no centro da próxima disputa legislativa

Homem a abastecer o carro. Crédito: Freepik
Auto

Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina

20:00 27 Setembro, 2026 16:02 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Os preços dos combustíveis vão voltar a mexer já esta segunda-feira. Quem puder esperar para abastecer poderá encontrar um cenário mais favorável

Avó a medir a febre ao neto.
Economia Nacional

É avó e ainda trabalha? Nestes casos a Segurança Social pode pagar-lhe para faltar ao trabalho e cuidar do neto

16:30 25 Setembro, 2026 11:31 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há um apoio destinado a compensar os rendimentos perdidos por avós que precisam de faltar ao trabalho para cuidar dos netos

Tavira.
Algarve

“Apaixonei-me pelo ritmo de vida”: britânica mudou-se sozinha para esta cidade algarvia e agora quer mostrá-la a outros viajantes

10:00 26 Setembro, 2026 10:13 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de deixar o Reino Unido, Karen encontrou em Tavira uma nova casa e criou um projeto a pensar em quem viaja sozinho

Animais Europa

A chegar a Portugal? Novo vírus já está na Península Ibérica e DGAV pede reforço da vigilância

10:10 26 Setembro, 2026 22:11 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O vírus Shamonda já foi detetado em explorações de bovinos em Espanha, naquela que é a primeira identificação da infeção na Península Ibérica

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Opinião

O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos

15:06 27 Setembro, 2026 15:06 27 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

"Outra, bem diversa, é encontrar-me, às sete da manhã, num gabinete da Assembleia da República, a destruir papéis de vital importância para o Estado", diz José Figueiredo dos Santos

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva, vento e poeiras a caminho de Portugal: mau tempo veio para ficar durante estes dias

09:30 27 Setembro, 2026 12:10 27 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva, vento e poeiras estão a caminho de Portugal, segundo a Meteored. Saiba quais são os dias em que o mau tempo deverá ganhar força

Autocarro Rede Expressos.
Economia, Nacional

Dois passageiros podem viajar pelo preço de um em nova campanha da Rede Expressos

08:59 28 Setembro, 2026 08:59 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha permite a dois passageiros viajarem pelo preço de um em mais de 300 destinos, entre 20 de outubro e 19 de novembro

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Algarve

Fiscalização da GNR no Algarve termina com 94 detidos e milhares de doses de droga apreendidas

11:28 28 Setembro, 2026 11:28 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Entre 21 e 27 de setembro, a GNR deteve 94 pessoas, registou 595 infrações rodoviárias e contabilizou 116 acidentes

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva, trovoada e rajadas até 75 km/h estão a caminho: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

10:00 28 Setembro, 2026 09:46 28 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

A previsão da Meteored aponta para chuva, trovoada, vento forte e descida das temperaturas em Portugal até ao final de setembro

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Aeroporto de Faro.
Algarve, Gastronomia

Neste aeroporto português os turistas foram recebidos com vinho gratuito de manhã mas só por um dia

12:10 28 Setembro, 2026 11:51 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem chegou ao Algarve encontrou uma receção diferente, com provas de vinho e um convite para conhecer a região além das praias

Algarve, Desporto, Europa

Quarteto da Algarve Show Team conquista ouro na Taça da Europa

12:20 28 Setembro, 2026 12:07 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois do ouro conquistado em Espanha, a Algarve Show Team volta à competição internacional dentro de duas semanas, no Paraguai

Avião estacionado no aeroporto.
Nacional

Avião que ligava Barcelona a Boston aterrou de emergência no Porto e 14 passageiros tiveram de ser assistidos

10:40 28 Setembro, 2026 10:22 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Presença de fumo na cabine obrigou um voo da Delta Air Lines a regressar à Europa quando já seguia sobre o Atlântico

Opinião

É tarde para sonhar? | Por Andrea Moura

07:30 28 Setembro, 2026 19:44 26 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Atrevam-se a sonhar, a conhecerem-se cada vez mais e melhor. Arregacem mangas e ponham-se em ação"

Opinião, Política

Quatro caminhos para São Bento numas possíveis próximas legislativas | Por Tiago Manuel

08:22 28 Setembro, 2026 08:26 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Tiago Manuel traça quatro cenários para São Bento e coloca a capacidade de construir maiorias no centro da próxima disputa legislativa

Homem a abastecer o carro. Crédito: Freepik
Auto

Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina

20:00 27 Setembro, 2026 16:02 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Os preços dos combustíveis vão voltar a mexer já esta segunda-feira. Quem puder esperar para abastecer poderá encontrar um cenário mais favorável

Avó a medir a febre ao neto.
Economia, Nacional

É avó e ainda trabalha? Nestes casos a Segurança Social pode pagar-lhe para faltar ao trabalho e cuidar do neto

16:30 25 Setembro, 2026 11:31 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há um apoio destinado a compensar os rendimentos perdidos por avós que precisam de faltar ao trabalho para cuidar dos netos

Tavira.
Algarve

“Apaixonei-me pelo ritmo de vida”: britânica mudou-se sozinha para esta cidade algarvia e agora quer mostrá-la a outros viajantes

10:00 26 Setembro, 2026 10:13 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de deixar o Reino Unido, Karen encontrou em Tavira uma nova casa e criou um projeto a pensar em quem viaja sozinho

Animais, Europa

A chegar a Portugal? Novo vírus já está na Península Ibérica e DGAV pede reforço da vigilância

10:10 26 Setembro, 2026 22:11 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O vírus Shamonda já foi detetado em explorações de bovinos em Espanha, naquela que é a primeira identificação da infeção na Península Ibérica

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Opinião

O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos

15:06 27 Setembro, 2026 15:06 27 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

"Outra, bem diversa, é encontrar-me, às sete da manhã, num gabinete da Assembleia da República, a destruir papéis de vital importância para o Estado", diz José Figueiredo dos Santos

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva, vento e poeiras a caminho de Portugal: mau tempo veio para ficar durante estes dias

09:30 27 Setembro, 2026 12:10 27 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva, vento e poeiras estão a caminho de Portugal, segundo a Meteored. Saiba quais são os dias em que o mau tempo deverá ganhar força

Últimas Notícias

  • Quarteto da Algarve Show Team conquista ouro na Taça da Europa
    Quarteto da Algarve Show Team conquista ouro na Taça da Europa
  • Neste aeroporto português os turistas foram recebidos com vinho gratuito de manhã mas só por um dia
    Neste aeroporto português os turistas foram recebidos com vinho gratuito de manhã mas só por um dia
  • Fiscalização da GNR no Algarve termina com 94 detidos e milhares de doses de droga apreendidas
    Fiscalização da GNR no Algarve termina com 94 detidos e milhares de doses de droga apreendidas
  • Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos
    Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos
  • Tavira promove quatro sessões dedicadas à arte da Renda de Gancho de Velha
    Tavira promove quatro sessões dedicadas à arte da Renda de Gancho de Velha

Opinião

  • Formação profissional: valorizar competências, transformar realidades | Por Luís Filipe
    Formação profissional: valorizar competências, transformar realidades | Por Luís Filipe
  • Quatro caminhos para São Bento numas possíveis próximas legislativas | Por Tiago Manuel
    Quatro caminhos para São Bento numas possíveis próximas legislativas | Por Tiago Manuel
  • É tarde para sonhar? | Por Andrea Moura
    É tarde para sonhar? | Por Andrea Moura

Europe Direct Algarve

  • Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
    Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
  • Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
    Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento