Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Nacional, Tempo

Chuva vai cair em ‘força’ neste dia: será o mais chuvoso da semana e estes concelhos preocupam

O período mais chuvoso da semana pode ficar concentrado em apenas 24 horas, com a chegada de uma frente fria. A chuva vai ‘apertar’ neste espaço de tempo

06:00 16 Dezembro, 2025 13:41 17 Dezembro, 2025
Rubén GonçalvesRubén GonçalvesJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A semana avança com o tempo “aos solavancos” em Portugal continental, alternando abertas e períodos de instabilidade, mas há uma janela que merece atenção especial: a aproximação de uma nova frente fria concentra a chuva mais intensa e pode deixar acumulados significativos em poucas horas. Alfredo Graça, especialista em meteorologia do Meteored, destaca que, no período mais crítico, alguns locais poderão ultrapassar os 35 mm em 24 horas, com dois concelhos entre os potencialmente mais expostos, num cenário em que o vento e a sensação de desconforto podem agravar-se à passagem da frente.

O especialista adianta que janela mais crítica da semana poderá ocorrer entre o fim da tarde de quinta-feira e o fim da tarde de sexta-feira, quando as previsões apontam para acumulados de 30 a 40 mm em 24 horas, com Aveiro e Sintra destacados como concelhos a exigir atenção, num cenário em que localmente podem ultrapassar os 35 mm.

Depois de um fim de semana mais soalheiro, o arranque da semana ficou marcado por um padrão instável e intercalado: períodos de chuva e aguaceiros alternam com abertas, numa atmosfera ainda “nervosa” e com mudanças rápidas no vento e na nebulosidade.

Terça e quarta: instabilidade a sair, frio matinal a entrar

De acordo com o Meteored, hoje, terça-feira, apesar de alguma nebulosidade e da possibilidade de nevoeiro matinal em vales do interior, espera-se uma melhoria gradual à medida que a instabilidade se desloca para leste, embora se mantenham condições para precipitação dispersa em vários momentos do dia.

A meio da semana, os sinais de tempo mais calmo ganham peso, mas com “custo” nas mínimas: com céu mais aberto e vento mais fraco, aumenta a probabilidade de arrefecimento noturno e de formação de geadas em áreas do interior Norte e Centro, num padrão típico de noites frias após a passagem de instabilidade.

Pelo lado do litoral, o desconforto pode ser reforçado pelo vento e pela agitação marítima, com avisos do IPMA associados a precipitação e, sobretudo, a agitação marítima significativa em vários distritos, incluindo Lisboa.

Quinta para sexta: a janela mais chuvosa e os concelhos em alerta

A quinta-feira deverá começar ainda sob influência mais estável, mas a partir da tarde o céu tende a tornar-se gradualmente muito nublado, de norte para sul, sinalizando a aproximação de uma nova frente fria atlântica e a mudança do vento para Sul, típica de pré-frontal.

É precisamente neste encaixe temporal que surge o alerta principal da semana: entre as 18:00 de quinta e as 18:00 de sexta poderá ocorrer um dos períodos mais chuvosos, com Aveiro e Sintra entre os concelhos com maior probabilidade de somar 30 a 40 mm em 24 horas, valores que, nalguns pontos, podem exceder os 35 mm.

Segundo o Meteored, a distribuição da chuva deverá favorecer as regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto–Estrela, onde o efeito orográfico costuma intensificar a precipitação, enquanto a sul desta barreira os aguaceiros tendem a ser mais fracos e dispersos, com acumulados inferiores no mesmo intervalo.

Na sexta-feira, a frente deverá trazer chuva mais frequente durante a madrugada e manhã, com a possibilidade de neve a manter-se nos pontos mais elevados da Serra da Estrela, antes de a precipitação perder intensidade e o céu abrir progressivamente, sobretudo no Norte e em algumas zonas do Centro ao final do dia.

O que fazer: precauções simples para chuva forte e vento

Para quem vive ou circula em zonas mais expostas, como áreas costeiras e concelhos com previsão de acumulados elevados, a recomendação prática passa por antecipar deslocações, evitar atravessar zonas inundáveis e acompanhar os avisos do IPMA, sobretudo quando há combinação de chuva, vento e agitação marítima.

No que toca ao fim de semana, o cenário continua com variabilidade e possibilidade de novos períodos de chuva em alguns locais (incluindo no litoral), pelo que a tendência é de acompanhamento diário, já que pequenas mudanças na trajetória das frentes alteram rapidamente os acumulados e as horas de maior impacto.

Leia também: Frio polar a caminho: Portugal vai ‘gelar’ até este dia e estas vão ser as regiões mais afetadas

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Padre a celebrar a missa.
Algarve

Faro, Portimão e Tavira recebem missas de homenagem aos falecidos no domingo

17:27 5 Novembro, 2026 17:27 5 Novembro, 2026

Famílias algarvias são convidadas a participar em três missas de homenagem aos falecidos, integradas numa iniciativa nacional da Servilusa

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Aeroporto Humberto Delgado.
Nacional

Funcionários do Aeroporto de Lisboa detidos por retirarem malas com cocaína dos aviões

07:40 5 Novembro, 2026 07:24 5 Novembro, 2026

No Aeroporto de Lisboa, três trabalhadores foram detidos por suspeitas de retirarem malas com cocaína dos aviões para uma rede internacional

Algarve Ensino Europa Tech

Professores de Olhão levam novas tecnologias às aulas após formação Erasmus+ em Florença

16:45 5 Novembro, 2026 16:51 5 Novembro, 2026

Mobilidade Erasmus+ levou dois professores de Olhão a Florença para aprenderem a aplicar inteligência artificial, realidade virtual e impressão 3D no ensino

Algarve Cultura

Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando

16:22 5 Novembro, 2026 16:26 5 Novembro, 2026

Artistas portugueses e espanhóis levam a arte às ruas de Alcoutim, nos dias 13 e 14 de novembro, com esculturas, videomapping e teatro junto ao Guadiana

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Opinião Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve Gastronomia Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Barcelona. Crédito: Freepik
Economia Europa

Rendas baixaram em Barcelona, mas há menos casas? Afinal, o que está a acontecer?

09:50 4 Novembro, 2026 11:42 4 Novembro, 2026

As rendas baixaram em Barcelona, mas a oferta caiu? Saiba o que revelam os dados oficiais e os estudos sobre os efeitos dos limites ao arrendamento

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa

Bruxelas recomenda que todos os europeus tenham kit de emergência em casa: deve garantir autonomia durante 72 horas

17:50 3 Novembro, 2026 15:44 3 Novembro, 2026

Água, alimentos, medicamentos e outros equipamentos devem fazer parte de um kit de emergência

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Dia chuvoso em Portugal. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva a potes e vento forte a caminho de Portugal: depressão de 988 hPa pode trazer vários dias de mau tempo

18:30 3 Novembro, 2026 15:31 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva persistente, vento forte e agitação marítima durante vários dias

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Padre a celebrar a missa.
Algarve

Faro, Portimão e Tavira recebem missas de homenagem aos falecidos no domingo

17:27 5 Novembro, 2026 17:27 5 Novembro, 2026

Famílias algarvias são convidadas a participar em três missas de homenagem aos falecidos, integradas numa iniciativa nacional da Servilusa

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Aeroporto Humberto Delgado.
Nacional

Funcionários do Aeroporto de Lisboa detidos por retirarem malas com cocaína dos aviões

07:40 5 Novembro, 2026 07:24 5 Novembro, 2026

No Aeroporto de Lisboa, três trabalhadores foram detidos por suspeitas de retirarem malas com cocaína dos aviões para uma rede internacional

Algarve, Ensino, Europa, Tech

Professores de Olhão levam novas tecnologias às aulas após formação Erasmus+ em Florença

16:45 5 Novembro, 2026 16:51 5 Novembro, 2026

Mobilidade Erasmus+ levou dois professores de Olhão a Florença para aprenderem a aplicar inteligência artificial, realidade virtual e impressão 3D no ensino

Algarve, Cultura

Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando

16:22 5 Novembro, 2026 16:26 5 Novembro, 2026

Artistas portugueses e espanhóis levam a arte às ruas de Alcoutim, nos dias 13 e 14 de novembro, com esculturas, videomapping e teatro junto ao Guadiana

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Opinião, Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve, Gastronomia, Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Barcelona. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Rendas baixaram em Barcelona, mas há menos casas? Afinal, o que está a acontecer?

09:50 4 Novembro, 2026 11:42 4 Novembro, 2026

As rendas baixaram em Barcelona, mas a oferta caiu? Saiba o que revelam os dados oficiais e os estudos sobre os efeitos dos limites ao arrendamento

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa

Bruxelas recomenda que todos os europeus tenham kit de emergência em casa: deve garantir autonomia durante 72 horas

17:50 3 Novembro, 2026 15:44 3 Novembro, 2026

Água, alimentos, medicamentos e outros equipamentos devem fazer parte de um kit de emergência

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Dia chuvoso em Portugal. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva a potes e vento forte a caminho de Portugal: depressão de 988 hPa pode trazer vários dias de mau tempo

18:30 3 Novembro, 2026 15:31 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva persistente, vento forte e agitação marítima durante vários dias

Últimas Notícias

  • Quer passar o Natal fora? No centro de Albufeira há um hotel de 4 estrelas com estadias a partir de 65€ na noite da Consoada
    Quer passar o Natal fora? No centro de Albufeira há um hotel de 4 estrelas com estadias a partir de 65€ na noite da Consoada
  • Faro, Portimão e Tavira recebem missas de homenagem aos falecidos no domingo
    Faro, Portimão e Tavira recebem missas de homenagem aos falecidos no domingo
  • Estreou-se aos 18 e despede-se com 146 golos: a viagem de Ronaldo pela seleção
    Estreou-se aos 18 e despede-se com 146 golos: a viagem de Ronaldo pela seleção
  • Professores de Olhão levam novas tecnologias às aulas após formação Erasmus+ em Florença
    Professores de Olhão levam novas tecnologias às aulas após formação Erasmus+ em Florença
  • Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando
    Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando

Opinião

  • História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo
    História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo
  • A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
    A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
  • Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
    Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?

Europe Direct Algarve

  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
    Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal