Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Idosas a passear com frio. Crédito: Freepik AI
Idosas a passear com frio. Crédito: Freepik AI
Nacional, Tempo

Frio polar a caminho: Portugal vai ‘gelar’ até este dia e estas vão ser as regiões mais afetadas

O frio polar vai ganhar força em Portugal até este dia, com descida das temperaturas, vento, chuva e probabilidade de neve nas cotas mais altas

06:00 15 Dezembro, 2025 13:41 17 Dezembro, 2025
Rubén GonçalvesRubén GonçalvesJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Portugal Continental entra numa fase de transição atmosférica já a partir de hoje, segunda-feira, com uma frente fria no arranque da semana e sinais crescentes de ar mais frio a partir das madrugadas, enquanto se reforça a incerteza sobre a segunda metade da semana.

A mudança é acompanhada de perto pelos modelos do Meteored, site especializado em meteorologia: o enfraquecimento da corrente de jato e a tendência para um bloqueio em latitudes mais altas podem reduzir a influência direta do Atlântico e facilitar entradas de ar mais continental, potencialmente mais frio. 

Para já, o cenário mais provável aponta para uma primeira metade da semana muito variável: períodos de chuva e vento, alternados com abertas, descida das temperaturas e maior sensibilidade às noites mais frias no interior. 

O frio fará sentir-se com maior intensidade no interior Norte e Centro, onde as madrugadas poderão ser particularmente rigorosas, com formação de geadas em distritos como Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu e Castelo Branco.

Também o interior do Alentejo deverá registar noites frias, embora menos severas, enquanto no litoral o efeito do frio será atenuado pela influência marítima, apesar da descida das temperaturas máximas e do vento que reforçará a sensação térmica. O vento e a agitação marítima podem ainda agravar o desconforto e os impactos costeiros. Para Lisboa, por exemplo, surgem avisos por vento e agitação marítima com referência a ondas que podem atingir valores elevados e rajadas fortes, enquadrados em avisos do IPMA.

Segunda-feira com frente fria: chuva, vento e neve nas cotas altas

O dia de hoje, segunda-feira, deverá ser marcada por céu muito nublado e precipitação a partir do meio da manhã, com chuva ou aguaceiros a avançar de norte para sul ao longo do dia, segundo a previsão descritiva do IPMA. 

Com a descida das temperaturas e a humidade associada, a neve volta a ganhar destaque nas terras altas, em especial na Serra da Estrela. O IPMA tem indicação de queda de neve acima de 1600 metros no distrito da Guarda, com acumulação estimada de 5 a 10 cm nos pontos mais elevados e risco adicional de gelo.

Terça-feira mais variável: instabilidade e mar ainda exigente

Na terça-feira, o padrão tende a ficar mais irregular: entre abertas, podem persistir núcleos de instabilidade com aguaceiros dispersos (por vezes localmente intensos), mantendo-se a sensação de tempo invernal em várias regiões. 

No litoral Norte e Centro, a agitação marítima continua a merecer atenção, com avisos costeiros ativos em distritos como o Porto, segundo informação associada a alertas do IPMA.

É também nesta fase que ganha importância o “padrão de fundo” descrito pelos modelos: com o jato a perder força e o anticiclone a poder estender-se para norte, aumenta a probabilidade de mudanças rápidas na trajetória das massas de ar, e, por consequência, na temperatura e no tipo de precipitação. 

Quarta-feira pode acalmar, mas com geadas ao amanhecer

Quarta-feira, poderá trazer um intervalo mais estável, com mais períodos de sol e menor intensidade do vento em várias zonas, o que favorece noites mais “limpas” e arrefecimento radiativo no interior. É aí que podem surgir os primeiros sinais mais claros de frio matinal em Portugal, com geadas em especial no Norte e Centro interiores. 

Segundo o Meteored, a partir do final de quarta-feira e sobretudo para quinta e sexta, a divergência entre cenários tende a aumentar: se o fluxo de leste se instalar de forma seca, o frio pode intensificar-se com geadas mais generalizadas; se houver humidade disponível, volta a crescer o interesse pela possibilidade de neve a cotas mais baixas do que o habitual, embora, nesta fase, ainda dependa de confirmação diária. 

No enquadramento semanal, o IPMA também aponta para uma amplitude térmica relevante no período de 15 a 21 de dezembro (com máximas que podem variar aproximadamente entre 5 ºC e 18 ºC, e mínimas que podem descer abaixo de 0 ºC em zonas do interior), reforçando a ideia de noites frias e risco de gelo em locais expostos. 

Leia também: Frio de ‘rachar’ volta neste dia: nova frente fria a caminho de Portugal e estas serão as regiões mais afetadas (com chuva forte e neve)

Economia Nacional

“30 dias, 30 denúncias de publicidade não identificada por influencers”

14:59 23 Outubro, 2026 14:59 23 Outubro, 2026

DECO alerta para feeds de redes sociais inundados de conteúdos comerciais não identificados como publicidade pelos influencers

Algarve Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

Algarve

Comportamento suspeito leva GNR a deter homem com heroína e cocaína em Tavira

09:45 23 Outubro, 2026 09:36 23 Outubro, 2026

Durante uma ação de patrulhamento em Tavira, militares da GNR detiveram um homem de 43 anos e apreenderam 208 doses de heroína e duas de cocaína

Algarve

Loulé substitui cabazes de Natal por cartões de alimentação para famílias vulneráveis

09:00 23 Outubro, 2026 08:49 23 Outubro, 2026

Famílias de Loulé em situação de vulnerabilidade podem candidatar-se ao apoio de Natal entre 26 de outubro e 6 de novembro, nas respetivas freguesias

Nacional

Ganharam mais de 100 mil euros no casino e acabaram assaltados à mão armada pouco depois no Porto

13:30 23 Outubro, 2026 12:55 23 Outubro, 2026

Dois homens foram surpreendidos por três indivíduos armados durante um assalto ocorrido na madrugada desta sexta-feira, no Porto

Europe Direct Algarve Gastronomia

Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva

09:20 23 Outubro, 2026 09:10 23 Outubro, 2026

Castro Marim e Vila Real de Santo António participam na VIMAR 2026, levando a gastronomia algarvia, o sal artesanal e vinhos da região até Huelva

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Europe Direct Algarve Opinião

Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro

07:30 23 Outubro, 2026 19:22 22 Outubro, 2026

"Da inovação democrática em pequenos municípios catalães ao alerta dos autarcas em Bruxelas, os poderes locais reivindicam um papel central na construção e no financiamento das políticas europeias"

Algarve

GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga

19:00 22 Outubro, 2026 18:49 22 Outubro, 2026

Alerta para um bote insuflável numa viatura levou a GNR a intercetar oito homens em Moncarapacho, um dos quais estava escondido no mato

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensões e subsídios em novembro: estas são as datas em que a Segurança Social vai pagar

07:00 21 Outubro, 2026 13:51 20 Outubro, 2026

Calendário de novembro já está disponível e há pagamentos previstos para diferentes dias do mês. Saiba quando recebe a pensão e os subsídios

Opinião Tech

A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos

17:40 22 Outubro, 2026 17:39 22 Outubro, 2026

"Depois de tantos séculos civilizacionais, de tantas descobertas e eloquentes promessas de futuro, regressámos a uma forma rudimentar de vida: desconfiamos de quem bate à porta, mesmo quando a porta é apenas um telefone"

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Homem triste a falar ao telemóvel.
Tech

O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem

20:00 22 Outubro, 2026 16:59 22 Outubro, 2026

iPhones disponibilizam uma funcionalidade que permite contactar rapidamente os serviços de emergência e avisar familiares em caso de perigo

Economia Opinião

Grândola vila obscena | Por Tiago Manuel

12:41 22 Outubro, 2026 12:42 22 Outubro, 2026

Tiago Manuel denuncia, em versos de tom crítico e irónico, a privatização do acesso às praias de Grândola, questionando o poder do dinheiro e a exclusão das comunidades locais

Opinião

Partir tudo para mudar o quê? | Por Ana Alexandra Resende

07:30 22 Outubro, 2026 07:40 22 Outubro, 2026

"Podemos exigir mudanças profundas, fazer perguntas incómodas e recusar respostas vazias. Devemos fazê-lo. Mas continuo à espera de que me expliquem como se melhora a vida de quem, depois da manifestação, fica a varrer os vidros"

Economia, Nacional

“30 dias, 30 denúncias de publicidade não identificada por influencers”

14:59 23 Outubro, 2026 14:59 23 Outubro, 2026

DECO alerta para feeds de redes sociais inundados de conteúdos comerciais não identificados como publicidade pelos influencers

Algarve, Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

Algarve

Comportamento suspeito leva GNR a deter homem com heroína e cocaína em Tavira

09:45 23 Outubro, 2026 09:36 23 Outubro, 2026

Durante uma ação de patrulhamento em Tavira, militares da GNR detiveram um homem de 43 anos e apreenderam 208 doses de heroína e duas de cocaína

Algarve

Loulé substitui cabazes de Natal por cartões de alimentação para famílias vulneráveis

09:00 23 Outubro, 2026 08:49 23 Outubro, 2026

Famílias de Loulé em situação de vulnerabilidade podem candidatar-se ao apoio de Natal entre 26 de outubro e 6 de novembro, nas respetivas freguesias

Nacional

Ganharam mais de 100 mil euros no casino e acabaram assaltados à mão armada pouco depois no Porto

13:30 23 Outubro, 2026 12:55 23 Outubro, 2026

Dois homens foram surpreendidos por três indivíduos armados durante um assalto ocorrido na madrugada desta sexta-feira, no Porto

Europe Direct Algarve, Gastronomia

Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva

09:20 23 Outubro, 2026 09:10 23 Outubro, 2026

Castro Marim e Vila Real de Santo António participam na VIMAR 2026, levando a gastronomia algarvia, o sal artesanal e vinhos da região até Huelva

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Europe Direct Algarve, Opinião

Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro

07:30 23 Outubro, 2026 19:22 22 Outubro, 2026

"Da inovação democrática em pequenos municípios catalães ao alerta dos autarcas em Bruxelas, os poderes locais reivindicam um papel central na construção e no financiamento das políticas europeias"

Algarve

GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga

19:00 22 Outubro, 2026 18:49 22 Outubro, 2026

Alerta para um bote insuflável numa viatura levou a GNR a intercetar oito homens em Moncarapacho, um dos quais estava escondido no mato

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensões e subsídios em novembro: estas são as datas em que a Segurança Social vai pagar

07:00 21 Outubro, 2026 13:51 20 Outubro, 2026

Calendário de novembro já está disponível e há pagamentos previstos para diferentes dias do mês. Saiba quando recebe a pensão e os subsídios

Opinião, Tech

A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos

17:40 22 Outubro, 2026 17:39 22 Outubro, 2026

"Depois de tantos séculos civilizacionais, de tantas descobertas e eloquentes promessas de futuro, regressámos a uma forma rudimentar de vida: desconfiamos de quem bate à porta, mesmo quando a porta é apenas um telefone"

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Homem triste a falar ao telemóvel.
Tech

O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem

20:00 22 Outubro, 2026 16:59 22 Outubro, 2026

iPhones disponibilizam uma funcionalidade que permite contactar rapidamente os serviços de emergência e avisar familiares em caso de perigo

Economia, Opinião

Grândola vila obscena | Por Tiago Manuel

12:41 22 Outubro, 2026 12:42 22 Outubro, 2026

Tiago Manuel denuncia, em versos de tom crítico e irónico, a privatização do acesso às praias de Grândola, questionando o poder do dinheiro e a exclusão das comunidades locais

Opinião

Partir tudo para mudar o quê? | Por Ana Alexandra Resende

07:30 22 Outubro, 2026 07:40 22 Outubro, 2026

"Podemos exigir mudanças profundas, fazer perguntas incómodas e recusar respostas vazias. Devemos fazê-lo. Mas continuo à espera de que me expliquem como se melhora a vida de quem, depois da manifestação, fica a varrer os vidros"

Últimas Notícias

  • Ryanair vai avançar com voos diretos de Faro para duas cidades polacas a partir de março de 2027: bilhetes já estão à venda
    Ryanair vai avançar com voos diretos de Faro para duas cidades polacas a partir de março de 2027: bilhetes já estão à venda
  • Marta Almeida tem 26 anos, é viúva e foi despejada com dois filhos: “Só queria um teto para os meus filhos”
    Marta Almeida tem 26 anos, é viúva e foi despejada com dois filhos: “Só queria um teto para os meus filhos”
  • “30 dias, 30 denúncias de publicidade não identificada por influencers”
    “30 dias, 30 denúncias de publicidade não identificada por influencers”
  • Almoço a 230 metros de profundidade na Mina de Sal-Gema de Loulé vence prémio de inovação turística
    Almoço a 230 metros de profundidade na Mina de Sal-Gema de Loulé vence prémio de inovação turística
  • Ganharam mais de 100 mil euros no casino e acabaram assaltados à mão armada pouco depois no Porto
    Ganharam mais de 100 mil euros no casino e acabaram assaltados à mão armada pouco depois no Porto

Opinião

  • Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro
    Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro
  • Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra
    Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra
  • A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos
    A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
  • Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro
    Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal