Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Europe Direct Algarve, Nacional, Saúde

Bruxelas avisa: esta é “uma preocupação para a saúde pública” e estas são as melhores formas de se precaver

Considerada uma preocupação para a saúde pública, esta situação pode afetar severamente os consumidores europeus de produtos alimentares

13:50 11 Junho, 2025 17:25 11 Junho, 2025 | Francisco Nascimento
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A venda de produtos alimentares falsificados e de qualidade inferior continua a preocupar as autoridades europeias. Em 2024, uma operação conjunta entre a Europol e a Interpol apreendeu um total de 91 milhões de euros em produtos suspeitos. A ação teve lugar em vários países da União Europeia e os números foram divulgados esta semana.

As autoridades referem que, embora muitas vezes se pense em artigos de luxo quando se fala de contrafação, o setor alimentar é um dos mais visados. Esta realidade representa uma preocupação para a saúde pública, segundo o diretor executivo do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), João Negrão.

Bebidas alcoólicas entre os produtos mais afetados

Bruxelas alertou que as bebidas alcoólicas continuam a ser um dos principais alvos dos contrafatores. Em muitos casos, são reutilizadas garrafas originais ou impressos rótulos falsos, o que dificulta a distinção entre o verdadeiro e o falsificado, explica o Observador.

Entre 2013 e 2017, o setor dos vinhos e bebidas espirituosas foi um dos mais afetados pela contrafação, resultando numa perda de 2.289 milhões de euros em vendas e cerca de 5.700 postos de trabalho perdidos anualmente na UE.

Produtos protegidos pela indicação geográfica são alvo frequente

A União Europeia conta atualmente com mais de 3.600 produtos alimentares e bebidas registados com Indicação Geográfica (IG). Esta certificação protege nomes de produtos que possuem qualidades específicas associadas à sua região de origem.

Países como França, Itália e Alemanha são líderes na produção e consumo destes produtos com IG, sendo o vinho responsável por 54 por cento do total do consumo na União Europeia, noticia a RTE.

China e Turquia entre os principais países de origem

Segundo a Executive Digest, entre 2019 e 2020, a maioria dos produtos contrafeitos apreendidos nas fronteiras externas da UE tinha origem na China e na Turquia. Estes países continuam a estar entre os mais referenciados nos relatórios de apreensão.

Em 2023, a operação OPSON resultou também no desmantelamento de 11 redes criminosas e na identificação de 278 pessoas às autoridades judiciais, de acordo com os dados do EUIPO.

Recomendamos: A lei protege quem? ‘Ocupas’ invadem casa de idoso de 95 anos e deixam conta da água de mais de 17.000€ por pagar

Campanha alerta para cuidados a ter no momento da compra

O EUIPO lançou a campanha “O que está na sua mesa?”, com o objetivo de alertar os consumidores para os perigos da contrafação alimentar. A campanha oferece conselhos práticos para ajudar a distinguir produtos legítimos de falsificações.

Entre as recomendações está a compra através de revendedores oficiais, a verificação do rótulo e da origem do produto, a procura de selos de Indicação Geográfica e a análise cuidada da embalagem.

O impacto económico e os riscos para a saúde

A contrafação no setor alimentar não representa apenas uma perda económica. Segundo o EUIPO, alguns dos produtos apreendidos contêm substâncias perigosas, como metanol, mercúrio, pesticidas tóxicos e outros químicos prejudiciais à saúde.

Estes riscos reforçam a afirmação de João Negrão, que referiu que os produtos alimentares contrafeitos são “uma preocupação para a saúde pública” e sublinhou a importância da ação conjunta entre consumidores, produtores e autoridades.

Perdas fiscais e impacto nas empresas legítimas

Além das vendas perdidas, a contrafação resulta em perdas significativas de receita fiscal. Entre 2013 e 2017, estima-se que as perdas fiscais anuais ultrapassaram os 2.000 milhões de euros em toda a União Europeia.

Empresas legítimas veem-se também prejudicadas pela concorrência desleal, comprometendo o investimento em qualidade, inovação e segurança alimentar.

Diferença entre produtos genuínos e falsificados nem sempre é visível

As técnicas utilizadas pelos contrafatores são cada vez mais sofisticadas. A reutilização de embalagens autênticas e a falsificação de rótulos dificultam a deteção dos produtos ilegítimos, tanto por consumidores como por inspetores, explica ainda a RTE.

Estas práticas tornam ainda mais importante a atenção ao detalhe no momento da compra e a aposta em fontes de confiança.

Leia também: Adeus guarda-sol? Este toldo portátil protege 4 pessoas ao mesmo tempo e monta-se em 3 minutos

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Avião estacionado no aeroporto.
Economia Nacional

Novo aeroporto de Lisboa terá duas pistas, 64 portas de embarque e terminal com 500 mil m²: veja as imagens

08:00 25 Julho, 2026 15:21 24 Julho, 2026 | João Luís

ANA divulgou novas imagens do futuro Aeroporto Luís de Camões, num projeto pensado para receber milhões de passageiros nas próximas décadas

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só): estas vão ser as regiões afetadas

06:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 26 de julho, em várias localidades do país

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Mundo Nacional

Português ganhou milhões na lotaria com colegas e tentou ficar com o prémio todo: tribunal teve a ‘última palavra’

11:00 25 Julho, 2026 07:58 21 Julho, 2026 | João Luís

Acordo informal entre colegas de trabalho acabou em tribunal depois de um jackpot milionário ter revelado uma disputa inesperada

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Edição Papel Saúde

ULS do Algarve preencheu 88% das vagas para médicos de família

10:30 25 Julho, 2026 09:54 25 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Com 88% dos lugares preenchidos, a ULS do Algarve destacou-se no concurso de médicos de família, que colocou 273 profissionais no SNS

Algarve

PJ detém mãe e homem de 57 anos por suspeitas de abuso sexual de menor em Albufeira

09:51 25 Julho, 2026 09:55 25 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Investigação da PJ aponta para abuso sexual quando a vítima tinha 15 anos. Os dois detidos vão ser presentes a tribunal

Meia Praia, Lagos.
Algarve Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Algarve

Quase 100 operacionais combatem incêndio em Monchique

09:40 25 Julho, 2026 09:43 25 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

As chamas lavram numa zona de mato e eucaliptos, com vento forte e acessos difíceis a condicionarem o combate ao incêndio em Monchique

Economia Edição Papel

Segurança e voos diretos colocam Algarve entre os destinos em crescimento

09:30 25 Julho, 2026 08:55 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estudo da McKinsey aponta mais 5,7 pontos percentuais na ocupação algarvia e coloca o turismo português entre os favorecidos pela instabilidade no Golfo

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Homem de 29 anos encontrado baleado no peito durante a madrugada: não há detidos

15:20 24 Julho, 2026 14:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vítima, de 29 anos, foi encontrada caída numa rua de Camarate com um ferimento provocado por uma arma de fogo. A Polícia Judiciária está a investigar o crime

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros pedem que se desligue este aparelho da tomada sempre que for de férias

07:50 25 Julho, 2026 14:52 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Acumulação de migalhas e resistências expostas tornam este pequeno aparelho num risco que muitos ignoram antes de uma ausência prolongada

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Nem todo o país terá sol este fim de semana: há regiões onde a chuva ainda pode aparecer

06:30 25 Julho, 2026 14:40 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A Madeira deverá manter um cenário maioritariamente seco e soalheiro, enquanto nos Açores ainda são esperados períodos de chuva fraca

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Casa do Polvo Tasquinha, em Santa Luzia.
Algarve Gastronomia

À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo

17:50 24 Julho, 2026 08:14 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Polvo à lagareiro é um dos pratos mais procurados no Algarve: em Querença, Portimão e Santa Luzia este prato é sempre uma boa escolha

Bliss Vilamoura.
Algarve Vida & Lazer

Discoteca muito conhecida em Vilamoura acaba de reabrir pela última vez no espaço habitual: para o ano muda a localização

14:20 24 Julho, 2026 13:36 24 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Bliss Vilamoura reabriu para a época de verão e prepara-se para a última temporada no espaço atual antes da mudança prevista para 2027

W Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Hotel algarvio tem uma piscina onde qualquer um pode entrar por 40€ e com espreguiçadeira e toalha incluída

17:50 23 Julho, 2026 15:01 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um hotel de luxo lançou passes diários que permitem utilizar a piscina, o spa ou ambos, mesmo sem reservar alojamento

Avião estacionado no aeroporto.
Economia, Nacional

Novo aeroporto de Lisboa terá duas pistas, 64 portas de embarque e terminal com 500 mil m²: veja as imagens

08:00 25 Julho, 2026 15:21 24 Julho, 2026 | João Luís

ANA divulgou novas imagens do futuro Aeroporto Luís de Camões, num projeto pensado para receber milhões de passageiros nas próximas décadas

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só): estas vão ser as regiões afetadas

06:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 26 de julho, em várias localidades do país

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Mundo, Nacional

Português ganhou milhões na lotaria com colegas e tentou ficar com o prémio todo: tribunal teve a ‘última palavra’

11:00 25 Julho, 2026 07:58 21 Julho, 2026 | João Luís

Acordo informal entre colegas de trabalho acabou em tribunal depois de um jackpot milionário ter revelado uma disputa inesperada

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia, Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Edição Papel, Saúde

ULS do Algarve preencheu 88% das vagas para médicos de família

10:30 25 Julho, 2026 09:54 25 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Com 88% dos lugares preenchidos, a ULS do Algarve destacou-se no concurso de médicos de família, que colocou 273 profissionais no SNS

Algarve

PJ detém mãe e homem de 57 anos por suspeitas de abuso sexual de menor em Albufeira

09:51 25 Julho, 2026 09:55 25 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Investigação da PJ aponta para abuso sexual quando a vítima tinha 15 anos. Os dois detidos vão ser presentes a tribunal

Meia Praia, Lagos.
Algarve, Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Algarve

Quase 100 operacionais combatem incêndio em Monchique

09:40 25 Julho, 2026 09:43 25 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

As chamas lavram numa zona de mato e eucaliptos, com vento forte e acessos difíceis a condicionarem o combate ao incêndio em Monchique

Economia, Edição Papel

Segurança e voos diretos colocam Algarve entre os destinos em crescimento

09:30 25 Julho, 2026 08:55 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estudo da McKinsey aponta mais 5,7 pontos percentuais na ocupação algarvia e coloca o turismo português entre os favorecidos pela instabilidade no Golfo

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Homem de 29 anos encontrado baleado no peito durante a madrugada: não há detidos

15:20 24 Julho, 2026 14:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vítima, de 29 anos, foi encontrada caída numa rua de Camarate com um ferimento provocado por uma arma de fogo. A Polícia Judiciária está a investigar o crime

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros pedem que se desligue este aparelho da tomada sempre que for de férias

07:50 25 Julho, 2026 14:52 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Acumulação de migalhas e resistências expostas tornam este pequeno aparelho num risco que muitos ignoram antes de uma ausência prolongada

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Nem todo o país terá sol este fim de semana: há regiões onde a chuva ainda pode aparecer

06:30 25 Julho, 2026 14:40 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A Madeira deverá manter um cenário maioritariamente seco e soalheiro, enquanto nos Açores ainda são esperados períodos de chuva fraca

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Casa do Polvo Tasquinha, em Santa Luzia.
Algarve, Gastronomia

À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo

17:50 24 Julho, 2026 08:14 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Polvo à lagareiro é um dos pratos mais procurados no Algarve: em Querença, Portimão e Santa Luzia este prato é sempre uma boa escolha

Bliss Vilamoura.
Algarve, Vida & Lazer

Discoteca muito conhecida em Vilamoura acaba de reabrir pela última vez no espaço habitual: para o ano muda a localização

14:20 24 Julho, 2026 13:36 24 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Bliss Vilamoura reabriu para a época de verão e prepara-se para a última temporada no espaço atual antes da mudança prevista para 2027

W Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Hotel algarvio tem uma piscina onde qualquer um pode entrar por 40€ e com espreguiçadeira e toalha incluída

17:50 23 Julho, 2026 15:01 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um hotel de luxo lançou passes diários que permitem utilizar a piscina, o spa ou ambos, mesmo sem reservar alojamento

Últimas Notícias

  • Português ganhou milhões na lotaria com colegas e tentou ficar com o prémio todo: tribunal teve a ‘última palavra’
    Português ganhou milhões na lotaria com colegas e tentou ficar com o prémio todo: tribunal teve a ‘última palavra’
  • ULS do Algarve preencheu 88% das vagas para médicos de família
    ULS do Algarve preencheu 88% das vagas para médicos de família
  • Subsídio de férias tem de ser pago antes das férias? ACT explica a regra e a exceção
    Subsídio de férias tem de ser pago antes das férias? ACT explica a regra e a exceção
  • PJ detém mãe e homem de 57 anos por suspeitas de abuso sexual de menor em Albufeira
    PJ detém mãe e homem de 57 anos por suspeitas de abuso sexual de menor em Albufeira
  • Quase 100 operacionais combatem incêndio em Monchique
    Quase 100 operacionais combatem incêndio em Monchique

Opinião

  • Ronaldo, Portugal e o Mundial de 2030. Um erro que não podemos cometer | Por Paulo Freitas do Amaral
    Ronaldo, Portugal e o Mundial de 2030. Um erro que não podemos cometer | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
    Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
  • A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos
    A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
    Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
  • Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
    Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento