Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia, Nacional, Tech

Autoridade Tributária avisa todos os contribuintes que usam o Portal das Finanças sobre burla: saiba o que deve fazer

Estão a circular e-mails e SMS falsos em nome do Fisco, avisa a Autoridade Tributária

09:10 5 Maio, 2026 20:02 4 Maio, 2026
Rubén GonçalvesRubén GonçalvesJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Autoridade Tributária e Aduaneira alertou os contribuintes para a circulação de e-mails e SMS fraudulentos enviados em nome do Fisco. As mensagens falsas incluem ligações maliciosas e têm como objetivo roubar dados pessoais, fiscais ou bancários através de esquemas de phishing.

O aviso foi publicado no Portal das Finanças, onde a administração fiscal explica que estas mensagens são enviadas por pessoas que se fazem passar pela Autoridade Tributária.

Segundo a AT, os contactos fraudulentos podem surgir por e-mail ou SMS e tentam levar os contribuintes a clicar em ligações falsas.

Fisco nunca pede dados por links

A Autoridade Tributária recorda que apenas envia e-mails a partir de endereços terminados em @at.gov.pt.

Mesmo nessas comunicações oficiais, o Fisco garante que nunca inclui links para inserir, alterar ou confirmar dados pessoais ou fiscais.

A AT sublinha ainda que não solicita pagamentos através de links enviados por e-mail ou SMS.

Atenção a ameaças de penhora

Em alertas anteriores, a Autoridade Tributária já tinha divulgado exemplos de mensagens falsas em que os burlões alegavam existir dívidas fiscais por pagar.

Nessas comunicações, os contribuintes eram pressionados a pagar até uma determinada data para evitarem uma suposta penhora.

Este tipo de mensagem deve ser encarado com especial cautela, sobretudo quando inclui prazos curtos, tom alarmista ou pedidos de pagamento imediato.

Mensagens oficiais estão no Portal das Finanças

A AT explica que as comunicações enviadas centralmente ficam disponíveis no Portal das Finanças.

Para as consultar com segurança, o contribuinte deve iniciar sessão, autenticar-se e aceder à área de Comunicações no menu lateral.

Desta forma, é possível confirmar se uma mensagem recebida por e-mail ou SMS corresponde realmente a uma comunicação oficial.

Só alguns contribuintes recebem avisos

A Autoridade Tributária lembra também que só envia comunicações informativas aos contribuintes que ativaram o envio de e-mails e SMS.

Além disso, é necessário que o e-mail e o número de telemóvel estejam confirmados no Portal das Finanças.

Por isso, quem receber uma mensagem suspeita deve confirmar primeiro a informação diretamente no portal oficial.

Como evitar cair no esquema

A AT recomenda que os contribuintes desconfiem de links e ficheiros enviados por e-mail ou SMS, sobretudo quando a origem é desconhecida.

Também aconselha a não responder a mensagens duvidosas, a não descarregar anexos e a não fornecer credenciais de acesso ao Portal das Finanças.

Em caso de dúvida, a melhor opção é apagar a mensagem e aceder ao Portal das Finanças diretamente pelo navegador.

Confirme sempre o endereço

Antes de inserir dados pessoais ou fiscais, o contribuinte deve verificar se o endereço começa por https://, sinal de ligação segura.

Ainda assim, esta verificação não dispensa atenção ao domínio do site, que deve corresponder ao endereço oficial das Finanças.

A recomendação principal é simples: nunca entrar no Portal das Finanças através de links recebidos por mensagem. Deve escrever o endereço manualmente ou usar um acesso já guardado de forma segura.

Leia também: Atenção proprietários: Autoridade Tributária avisa que IMI tem que ser pago até esta data

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Algarve Ensino Europa Tech

Professores de Olhão levam novas tecnologias às aulas após formação Erasmus+ em Florença

16:45 5 Novembro, 2026 16:51 5 Novembro, 2026

Mobilidade Erasmus+ levou dois professores de Olhão a Florença para aprenderem a aplicar inteligência artificial, realidade virtual e impressão 3D no ensino

Carro a arder.
Auto Nacional

Carro elétrico incendeia-se durante carregamento em Guimarães: eis a razão para estes incêndios serem mais difíceis de combater

11:50 5 Novembro, 2026 10:31 5 Novembro, 2026

Automóvel elétrico destruído pelas chamas em Guimarães: características das baterias explicam as dificuldades no combate a estes incêndios

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Algarve Cultura

Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando

16:22 5 Novembro, 2026 16:26 5 Novembro, 2026

Artistas portugueses e espanhóis levam a arte às ruas de Alcoutim, nos dias 13 e 14 de novembro, com esculturas, videomapping e teatro junto ao Guadiana

Algarve Desporto

Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística

07:12 5 Novembro, 2026 07:15 5 Novembro, 2026

Kalebe Passos sagrou-se vice-campeão nacional e Bárbara Neves alcançou o terceiro lugar numa competição de patinagem que reuniu 340 atletas em Albufeira

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Opinião Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Algarve Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Ciência Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Europa Tech

Ciberataque atinge banco nacional de sangue em França e altera temperatura de câmaras frigoríficas de -30 ºC para 110 ºC

18:40 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um ataque informático afetou três instalações do banco nacional de sangue francês, alterando os sistemas de controlo de temperatura das câmaras frigoríficas

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Algarve, Ensino, Europa, Tech

Professores de Olhão levam novas tecnologias às aulas após formação Erasmus+ em Florença

16:45 5 Novembro, 2026 16:51 5 Novembro, 2026

Mobilidade Erasmus+ levou dois professores de Olhão a Florença para aprenderem a aplicar inteligência artificial, realidade virtual e impressão 3D no ensino

Carro a arder.
Auto, Nacional

Carro elétrico incendeia-se durante carregamento em Guimarães: eis a razão para estes incêndios serem mais difíceis de combater

11:50 5 Novembro, 2026 10:31 5 Novembro, 2026

Automóvel elétrico destruído pelas chamas em Guimarães: características das baterias explicam as dificuldades no combate a estes incêndios

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Algarve, Cultura

Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando

16:22 5 Novembro, 2026 16:26 5 Novembro, 2026

Artistas portugueses e espanhóis levam a arte às ruas de Alcoutim, nos dias 13 e 14 de novembro, com esculturas, videomapping e teatro junto ao Guadiana

Algarve, Desporto

Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística

07:12 5 Novembro, 2026 07:15 5 Novembro, 2026

Kalebe Passos sagrou-se vice-campeão nacional e Bárbara Neves alcançou o terceiro lugar numa competição de patinagem que reuniu 340 atletas em Albufeira

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Opinião, Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Algarve, Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Ciência, Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Europa, Tech

Ciberataque atinge banco nacional de sangue em França e altera temperatura de câmaras frigoríficas de -30 ºC para 110 ºC

18:40 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um ataque informático afetou três instalações do banco nacional de sangue francês, alterando os sistemas de controlo de temperatura das câmaras frigoríficas

Últimas Notícias

  • Estreou-se aos 18 e despede-se com 146 golos: a viagem de Ronaldo pela seleção
    Estreou-se aos 18 e despede-se com 146 golos: a viagem de Ronaldo pela seleção
  • Professores de Olhão levam novas tecnologias às aulas após formação Erasmus+ em Florença
    Professores de Olhão levam novas tecnologias às aulas após formação Erasmus+ em Florença
  • Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando
    Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando
  • SNS já disponibiliza tratamento gratuito em casa que pode ajudar mulheres na menopausa: o primeiro passo para ter acesso
    SNS já disponibiliza tratamento gratuito em casa que pode ajudar mulheres na menopausa: o primeiro passo para ter acesso
  • Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada
    Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada

Opinião

  • História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo
    História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo
  • A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
    A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
  • Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
    Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?

Europe Direct Algarve

  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
    Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal