A quinta edição da competição Astronauta por um Dia, promovida pela Agência Espacial Portuguesa, registou um novo recorde de participação, com 762 candidaturas submetidas por estudantes.
De acordo com a entidade organizadora, os números deste ano representam um crescimento significativo face à edição anterior, com mais 217 candidaturas, ultrapassando também o recorde de 2023, que até agora era o mais elevado, com 634 inscrições.

Quanto à distribuição por género, a participação revelou um equilíbrio quase total, com 380 raparigas e 382 rapazes inscritos. A maioria dos candidatos tem entre 15 e 16 anos.
Participação de todo o país
A iniciativa voltou a reunir estudantes de várias regiões do país, tanto de Portugal continental como das regiões autónomas.
Os distritos com maior número de candidaturas são Lisboa (168), Porto (99) e Braga (83). A Região Autónoma dos Açores registou 40 candidaturas, enquanto da Madeira chegaram oito inscrições. Distritos como Aveiro, Coimbra, Faro, Santarém e Setúbal também continuam a apresentar uma forte representatividade na primeira fase da competição.

Para Hugo André Costa, diretor executivo da Agência Espacial Portuguesa, “este volume de candidaturas não só estabelece um novo recorde para o Astronauta por um Dia, como também prova que esta é, de facto, uma iniciativa de referência na área do espaço para os mais jovens, fruto do trabalho que a Agência Espacial Portuguesa tem vindo a desenvolver para levar o espaço a todo o território”.
Já Marta Gonçalves, responsável pelos programas de Educação e Ciência da Agência Espacial Portuguesa, sublinha que “é muito positivo ver o aumento crescente do interesse dos jovens nesta iniciativa ao longo dos anos. Isto é também o resultado de um grande esforço dos embaixadores do Astronauta por um Dia, que dão a conhecer a iniciativa junto das suas comunidades, motivando os jovens a querer viver esta aventura”.
Seleção inclui várias fases
Concluída a fase de candidaturas, segue-se agora o período de avaliação dos vídeos de apresentação enviados pelos participantes.
Tal como em edições anteriores, o processo de seleção decorre em várias etapas. Duzentos candidatos serão escolhidos para a segunda fase, onde terão de realizar provas de memória, velocidade e raciocínio espacial.

Posteriormente, 75 participantes serão selecionados para provas físicas e, numa fase final, 40 estudantes serão convocados para entrevista.
Deste processo resultarão os 20 finalistas da edição Astronauta por um Dia 2026, que terão a oportunidade de participar no voo parabólico, marcado para 20 de setembro, com partida da ilha de Santa Maria, nos Açores.
Leia também: Professora da Escola Pinheiro e Rosa desaparecida desde sexta-feira em Faro



















