O Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR) no território continental confere às Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) a responsabilidade de planear, interagir com as diversas entidades envolvidas na proteção contra incêndios rurais e apoiar as autarquias locais.
Com o objetivo de partilhar experiências com a vizinha Andaluzia e de consolidar o sistema integrado a nível regional, terá lugar na próxima quarta-feira, 23 de abril, pelas 14:30, um seminário no Comando Regional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Loulé. A sessão será presidida pelo secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeiras.
O evento incluirá apresentações sobre o projeto FIREPOCTEP+, a capacitação e inovação na gestão dos incêndios florestais, bem como a implementação da estratégia de gestão de fogos rurais no município de Loulé. Seguir-se-á um debate sob o tema “Algarve e Andaluzia: Euroregião Resiliente”, que contará com contributos de representantes da AGIF, ICNF, GNR, Municípios e autoridades espanholas.
O encerramento da sessão contará com intervenções do Comandante Regional da ANEPC, do Presidente da AMAL, do presidente da Câmara de Loulé, do presidente da CCDR Algarve e do secretário de Estado das Florestas, seguido de uma visita às instalações do Comando Regional.
Leia também: Mercadona utiliza um truque ‘invisível’ e está a funcionar com (quase) todos os clientes
