Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Nacional

Agentes funerários: os profissionais invisíveis entre a dor e a superstição

Expostos à dor dos outros e à própria, agentes funerários enfrentam estigma, cansaço emocional e ausência de apoio institucional

11:36 23 Maio, 2025 11:36 23 Maio, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Expostos diariamente à morte e às superstições que os cercam, os agentes funerários ajudam famílias com as suas despedidas finais, mas enfrentam desafios emocionais de uma profissão que exige presença constante.

“Eu costumo dizer que durmo com o telefone de um lado e a mulher do outro, porque, a qualquer hora, nós temos que nos levantar e sair pela porta fora para tratar de um funeral”, referiu à Lusa Jorge Salgueiro, sócio-gerente da Funerária de Paranhos – Funerária Salgueiro Lda., no distrito do Porto.

Para a psicóloga Vânia Sousa Lima, doutorada em Psicologia Clínica, a imprevisibilidade desta profissão pode impactar a vida pessoal e também a saúde física e mental dos agentes funerários.

“Há um maior risco de desenvolvimento de sintomatologia depressiva, ansiosa e, no caso específico, de perturbação de stress pós-traumático”, destacou.

Apesar de ser inevitável, a morte permanece um assunto tabu para muitos e as consequências disto são visíveis nos relatos do sócio-gerente Hugo Salgueiro, da Agência Funerária Hugo Salgueiro, na Maia, no distrito do Porto.

“Por exemplo, eu tenho o carteiro que, quando me vai levar as cartas à agência funerária, se recusa a entrar”, relatou.

As reações supersticiosas não ficam por aqui. O responsável descreveu também casos de pessoas que atravessam a rua para o outro lado, de forma a não passar pelo estabelecimento funerário, ou ainda grávidas que, a caminhar, quando se cruzam com um carro fúnebre mudam de sentido para seguir a marcha, com receio que o filho “possa nascer com alguma patologia ou espírito maligno”.

“Também há pessoas que, quando passam à porta de uma agência funerária, se baixam, porque ainda há aquela ideia de que o agente funerário, ao ver a pessoa a passar, está a tirar as medidas. E, portanto, ao se baixar tiramos mal a medida e a pessoa já não cabe na urna”, acrescentou.

Estes comportamentos não vêm só de pessoas desconhecidas, também podem surgir no meio social em que os agentes funerários se inserem, como retratou Jorge Salgueiro.

“Eu tenho colegas da minha mulher que trabalham com ela que até já disseram: ‘não sei como é que tu te consegues deitar com o teu marido’. É assim, eu lido com mortos, mas os mortos não nos fazem mal. E quando mexemos em alguém é com luvas, é com máscara, é com batas. Tentamos sempre estar ao máximo protegidos”, contou.

De acordo com a psicóloga com quem a Lusa falou, o contacto diário com a morte pode constituir-se como desgastante e pode, ao mesmo tempo, evocar perdas do próprio profissional.

Ainda assim, há estratégias que os agentes funerários, como Hugo Salgueiro, usam para poder ultrapassar os desafios emocionais que resultam do trabalho.

“Nós tentamos erguer uma defesa para que não soframos as dores dos nossos clientes, porque senão andávamos sempre deprimidos. Mas há momentos em que essa defesa quebra”, frisou, referindo-se, sobretudo, a alturas em que um conhecido morre, o que expõe sentimentos que estavam reprimidos.

Apesar dos anos de experiência, os agentes funerários têm inúmeras histórias que permanecem gravadas na memória devido à intensa carga emocional vivida.

“Houve uma situação que me marcou, um irmão a chorar a morte da irmã, em que pediu ao coveiro para colocar a terra com carinho, devagarinho, em cima da urna”, contou Hugo Salgueiro, referindo-se a um funeral que realizou há mais de três anos e que ainda guarda na lembrança.

Também Jorge Salgueiro recordou uma história impactante, nomeadamente quando teve de realizar um evento fúnebre solicitado por uma mãe para o seu bebé.

“Comecei a preencher os papéis e perguntei-lhe onde é que o bebé estava. Ela apontou para a barriga”, contou.

De momento, não há apoios específicos que ajudem os agentes funerários a processar o contacto diário que têm com a morte, segundo o presidente da Associação Agentes Funerários de Portugal, Vítor Teixeira, mas formações que fizessem referência ao assunto são algo a ponderar.

“Na nossa exposição à perda, ao luto, ao sofrimento dos outros, seria importante, se calhar, abordar-se [as formações] dessa forma, mas na generalidade não o são”, explicou, tendo referido outras formações que existem de psicologia de luto, mas que ensinam os agentes funerários a lidar com as famílias e não com o impacto emocional que advém da profissão.

Hugo Salgueiro, que concordou que faria sentido haver esta oferta pela parte das várias associações do setor, sugeriu que poderiam ser feitos protocolos com a Ordem dos Psicólogos.

Apesar de salientar os benefícios destes apoios à saúde mental, Vânia Sousa Lima salientou que deveriam existir “não apenas numa lógica de intervenção, quando as dificuldades estão instaladas, mas para a promoção de competências e recursos individuais para lidar com dificuldades antecipadas”.

Independentemente dos desafios emocionais, o reconhecimento que os agentes funerários recebem das famílias, que inclusive até oferecem lembranças, como cartas de agradecimento, é o suficiente para não desistirem.

“É gratificante para nós sermos reconhecidos no final do nosso trabalho. Acho que em qualquer trabalho, se formos reconhecidos, ficamos contentes e dá-nos alento a continuar”, concluiu Jorge Salgueiro.

Leia também: “Vamos para a Grécia”: britânicos insatisfeitos dizem ‘adeus’ a um dos principais destinos turísticos europeus

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Pulga.
Animais Nacional Saúde

Surto de pulgas afeta moradores no Norte: saiba como proteger a casa e agir em caso de picada

11:30 24 Julho, 2026 17:34 23 Julho, 2026 | João Luís

As pulgas podem instalar-se em tecidos, sofás e camas, tornando importante agir depressa para travar a infestação e evitar complicações

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Veículo da GNR.
Auto Nacional

GNR alerta: furto de catalisadores está a aumentar e o objetivo não é reutilizar ou vender as peças

08:50 24 Julho, 2026 08:38 24 Julho, 2026 | Miguel Frazão

A GNR registou um aumento de quase 19% nos furtos de componentes automóveis e alerta para o crescimento do roubo de catalisadores

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Suspeito de assassinar Ricardo Claro em Loulé é encontrado morto na prisão

13:10 24 Julho, 2026 13:05 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ricardo Claro, gestor financeiro de um restaurante de luxo em Loulé, foi assassinado em março. O único detido pelo crime foi agora encontrado morto na prisão de Faro

Algarve Economia Nacional

Algarve tem segunda avaliação bancária mais alta em apartamentos e moradias

12:25 24 Julho, 2026 12:25 24 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Com 2.988 euros/m² nos apartamentos e 2.795 nas moradias, a avaliação no Algarve só ficou abaixo da Grande Lisboa em junho

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Opinião

A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos

07:30 24 Julho, 2026 22:57 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Conseguiram transformar uma garrafa de água num processo administrativo com mais etapas do que algumas candidaturas à função pública, mesmo as que já têm os candidatos marcados."

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor dá tréguas em Portugal, mas nova subida das temperaturas já tem dia marcado

06:00 24 Julho, 2026 12:39 23 Julho, 2026 | João Luís

Uma mudança temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva, antes de o calor voltar a ganhar força

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve Gastronomia

Festa da Ria Formosa decorre em Faro entre 30 de julho e 9 de agosto com entrada gratuita e marisco acabado de apanhar

19:50 23 Julho, 2026 07:32 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber mais uma edição da Festa da Ria Formosa, com entrada gratuita, marisco acabado de apanhar e música ao vivo

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Algarve

Jovem morre numa zona não vigiada da Praia do Cabeço em Castro Marim

22:41 23 Julho, 2026 22:43 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Vítima foi retirada da água por populares, com o auxílio dos nadadores-salvadores da concessão balnear mais próxima

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve

Algarvio Gonçalo Ramos vai casar a 25 de julho em Faro e a festa será em Vila Nova de Cacela

12:00 23 Julho, 2026 11:45 23 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Internacional português, Gonçalo Ramos, vai casar no Algarve poucos dias depois de concluir a mudança para o AC Milan

Nacional Saúde

Cancro do pulmão vitimou Luís Represas: conheça sintomas e fatores de risco

06:30 23 Julho, 2026 18:31 22 Julho, 2026 | João Luís

A morte de Luís Represas voltou a chamar a atenção para uma doença que pode evoluir de forma silenciosa e ser detetada tardiamente

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve Economia Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Pulga.
Animais, Nacional, Saúde

Surto de pulgas afeta moradores no Norte: saiba como proteger a casa e agir em caso de picada

11:30 24 Julho, 2026 17:34 23 Julho, 2026 | João Luís

As pulgas podem instalar-se em tecidos, sofás e camas, tornando importante agir depressa para travar a infestação e evitar complicações

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia, Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Veículo da GNR.
Auto, Nacional

GNR alerta: furto de catalisadores está a aumentar e o objetivo não é reutilizar ou vender as peças

08:50 24 Julho, 2026 08:38 24 Julho, 2026 | Miguel Frazão

A GNR registou um aumento de quase 19% nos furtos de componentes automóveis e alerta para o crescimento do roubo de catalisadores

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Suspeito de assassinar Ricardo Claro em Loulé é encontrado morto na prisão

13:10 24 Julho, 2026 13:05 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ricardo Claro, gestor financeiro de um restaurante de luxo em Loulé, foi assassinado em março. O único detido pelo crime foi agora encontrado morto na prisão de Faro

Algarve, Economia, Nacional

Algarve tem segunda avaliação bancária mais alta em apartamentos e moradias

12:25 24 Julho, 2026 12:25 24 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Com 2.988 euros/m² nos apartamentos e 2.795 nas moradias, a avaliação no Algarve só ficou abaixo da Grande Lisboa em junho

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Opinião

A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos

07:30 24 Julho, 2026 22:57 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Conseguiram transformar uma garrafa de água num processo administrativo com mais etapas do que algumas candidaturas à função pública, mesmo as que já têm os candidatos marcados."

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor dá tréguas em Portugal, mas nova subida das temperaturas já tem dia marcado

06:00 24 Julho, 2026 12:39 23 Julho, 2026 | João Luís

Uma mudança temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva, antes de o calor voltar a ganhar força

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve, Gastronomia

Festa da Ria Formosa decorre em Faro entre 30 de julho e 9 de agosto com entrada gratuita e marisco acabado de apanhar

19:50 23 Julho, 2026 07:32 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber mais uma edição da Festa da Ria Formosa, com entrada gratuita, marisco acabado de apanhar e música ao vivo

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Algarve

Jovem morre numa zona não vigiada da Praia do Cabeço em Castro Marim

22:41 23 Julho, 2026 22:43 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Vítima foi retirada da água por populares, com o auxílio dos nadadores-salvadores da concessão balnear mais próxima

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve

Algarvio Gonçalo Ramos vai casar a 25 de julho em Faro e a festa será em Vila Nova de Cacela

12:00 23 Julho, 2026 11:45 23 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Internacional português, Gonçalo Ramos, vai casar no Algarve poucos dias depois de concluir a mudança para o AC Milan

Nacional, Saúde

Cancro do pulmão vitimou Luís Represas: conheça sintomas e fatores de risco

06:30 23 Julho, 2026 18:31 22 Julho, 2026 | João Luís

A morte de Luís Represas voltou a chamar a atenção para uma doença que pode evoluir de forma silenciosa e ser detetada tardiamente

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve, Economia, Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Últimas Notícias

  • EduQA rejeita erro no exame de Matemática A e afasta correções
    EduQA rejeita erro no exame de Matemática A e afasta correções
  • Suspeito de assassinar Ricardo Claro em Loulé é encontrado morto na prisão
    Suspeito de assassinar Ricardo Claro em Loulé é encontrado morto na prisão
  • Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)
    Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)
  • Segunda fase dos exames termina hoje e época especial decorre em setembro
    Segunda fase dos exames termina hoje e época especial decorre em setembro
  • Quanto custa viver num lar? Estudo revela que idosos não conseguem pagar
    Quanto custa viver num lar? Estudo revela que idosos não conseguem pagar

Opinião

  • A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos
    A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos
  • Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
    Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
  • Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
    Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento