Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cristiano Ronaldo
Foto Reprodução / Instagram
Desporto, Nacional

Adeus futebol? Cristiano Ronaldo ‘abre o livro’ sobre a reforma e admite: “Vou chorar”

O astro português Cristiano Ronaldo falou com rara emoção sobre o momento em que deixará os relvados

17:50 4 Novembro, 2025 17:54 5 Novembro, 2025 | Rubén Gonçalves
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Cristiano Ronaldo falou com uma sinceridade rara sobre o que sente ao aproximar-se do fim da carreira. Aos 40 anos, o capitão da Seleção Nacional reconhece que o momento da despedida está a chegar, e admite que não será fácil. “Sim, brevemente, mas creio que estarei preparado. Será difícil e provavelmente vou chorar, sim. Sou de choro fácil”, confessou o jogador em entrevista ao britânico Piers Morgan.

Apesar da serenidade com que fala do futuro, Ronaldo admite que a transição para a vida pós-futebol será um desafio emocional. “Nada se pode comparar com a adrenalina que tens de marcar um golo. Vai desaparecer, mas tudo tem um início e um fim”, disse o internacional português, sublinhando que se sente pronto para enfrentar a mudança.

“Preparo o meu futuro desde os 24 anos”

O craque revelou que começou a planear a vida depois do futebol muito cedo. “Preparo o meu futuro desde os 24 anos. Portanto, creio que serei capaz de suportar a pressão”, afirmou. Ao longo dos anos, investiu em vários negócios e consolidou a marca CR7 como uma das mais valiosas do mundo desportivo.

Aos poucos, Cristiano Ronaldo parece estar a fazer as pazes com a ideia de abrandar o ritmo competitivo e dedicar mais tempo à família. “Vou ter mais tempo para mim, para a minha família e para a Bella, que tem três anos. Quando fico muito tempo fora, sinto-me um bocadinho de pressa”, partilhou.

Um pai que quer estar mais presente

Na entrevista ao jornalista britânico Piers Morgan, o jogador mostrou-se particularmente emocionado ao falar dos filhos. “Quero seguir o Cristiano Júnior, porque nesta idade há pequenas coisas estúpidas, o que é normal. Fiz o mesmo. Quero ser mais presente”, explicou, revelando que pretende compensar o tempo que passou longe devido às exigências da carreira.

Ronaldo reconhece que a dedicação total ao futebol o privou de certos momentos. “O futebol não é apenas treinar uma hora. Eu vivo o futebol 24 horas para fazer as coisas todas e ter uma boa performance”, disse. Agora, quer aproveitar o tempo para fazer “coisas divertidas que não fazia antes”.

Novas paixões e novos desafios

Mesmo prestes a encerrar um capítulo histórico, Ronaldo mantém a energia de quem nunca se acomoda. “Tenho outras paixões. Gosto de UFC, do padel… Vamos aprendendo. Eu e os meus amigos”, contou, sorridente. O atleta também mencionou o interesse em continuar a aprender sobre as suas empresas e sobre gestão, uma área em que já tem negócios consolidados no turismo, moda e hotelaria.

Entre planos, paixões e família, Ronaldo diz-se pronto para o que vier. “Vou fazer coisas divertidas que não fazia antes. Gosto do processo. É um bom desafio. Mesmo na minha idade, desfruto deste período da minha vida, porque aprendemos tantas coisas, não só no futebol, e isso deixa-te feliz.”

“Nunca serei youtuber”

O jogador, citado pelo Notícias ao Minuto, brincou ainda com a ideia de explorar o mundo digital, mas foi perentório: “Nunca serei youtuber”. A frase, dita em tom leve, ilustra o equilíbrio entre a curiosidade e o sentido de autenticidade que sempre marcaram o seu percurso.

Com o carisma e disciplina que o caracterizam, Ronaldo parece pronto para transformar a fase da reforma num novo capítulo de conquistas, longe dos relvados, mas com o mesmo espírito competitivo.

Um legado que vai além do futebol

A eventual despedida de Cristiano Ronaldo marcará o fim de uma era, mas também o início de uma nova etapa pessoal. O jogador mostra-se consciente da importância do seu legado e da responsabilidade que sente enquanto figura pública. “Sou honesto e pessoa aberta. Gosto de aprender”, rematou.

Seja qual for a data oficial da despedida, fica a certeza de que o nome de Ronaldo continuará ligado à superação, ao trabalho e à emoção. “Vai ser difícil”, admitiu. “Mas acho que vou estar preparado.”

Leia também: Pensionistas que começaram a trabalhar antes desta data podem ter direito a um aumento na reforma e ‘quase ninguém’ sabe

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Algarve Cultura Desporto Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 12:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Operação stop. Crédito: DR
Auto Nacional

Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa e evite ser multado

11:30 6 Setembro, 2026 01:40 6 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Importa conhecer todos os sinais de trânsito, como o H42, para conseguir cumprir as regras de forma eficiente

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Idoso com notas de euro na mão.
Economia Europe Direct Algarve

UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças

20:30 6 Setembro, 2026 19:07 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Parlamento Europeu aprovou a revisão das regras de coordenação dos sistemas nacionais de segurança social, com mudanças previstas em várias áreas.

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Algarve Ciência

Telescópios apontam ao céu de Porches em noite dedicada à astronomia

11:00 6 Setembro, 2026 14:16 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Atividade decorre a 26 de setembro, entre as 19:30 e as 21:30, com observação por telescópio e participação gratuita mediante inscrição

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água em Portugal: há locais que podem ficar até 9 horas sem abastecimento

20:00 6 Setembro, 2026 19:21 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Cortes e perturbações no abastecimento de água estão previstos em várias localidades portuguesas durante a semana que começa esta segunda-feira

Vida & Lazer

Viu alguém colocar papel de alumínio na gaveta dos talheres? Saiba o que significa e como pode ser útil

09:10 3 Setembro, 2026 15:44 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um truque doméstico que está a circular consiste em forrar uma das gavetas mais utilizadas da cozinha com papel de alumínio

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Algarve, Cultura, Desporto, Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 12:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Operação stop. Crédito: DR
Auto, Nacional

Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa e evite ser multado

11:30 6 Setembro, 2026 01:40 6 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Importa conhecer todos os sinais de trânsito, como o H42, para conseguir cumprir as regras de forma eficiente

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Idoso com notas de euro na mão.
Economia, Europe Direct Algarve

UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças

20:30 6 Setembro, 2026 19:07 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Parlamento Europeu aprovou a revisão das regras de coordenação dos sistemas nacionais de segurança social, com mudanças previstas em várias áreas.

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde, Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Algarve, Ciência

Telescópios apontam ao céu de Porches em noite dedicada à astronomia

11:00 6 Setembro, 2026 14:16 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Atividade decorre a 26 de setembro, entre as 19:30 e as 21:30, com observação por telescópio e participação gratuita mediante inscrição

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água em Portugal: há locais que podem ficar até 9 horas sem abastecimento

20:00 6 Setembro, 2026 19:21 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Cortes e perturbações no abastecimento de água estão previstos em várias localidades portuguesas durante a semana que começa esta segunda-feira

Vida & Lazer

Viu alguém colocar papel de alumínio na gaveta dos talheres? Saiba o que significa e como pode ser útil

09:10 3 Setembro, 2026 15:44 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um truque doméstico que está a circular consiste em forrar uma das gavetas mais utilizadas da cozinha com papel de alumínio

Últimas Notícias

  • Maria João Pires lança academia online e prepara masterclasses em Belgais
    Maria João Pires lança academia online e prepara masterclasses em Belgais
  • UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
    UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
  • Vai haver cortes de água em Portugal: há locais que podem ficar até 9 horas sem abastecimento
    Vai haver cortes de água em Portugal: há locais que podem ficar até 9 horas sem abastecimento
  • BE exige reabrir radioterapia em Évora e alerta para deslocações até Faro
    BE exige reabrir radioterapia em Évora e alerta para deslocações até Faro
  • José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”
    José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

Opinião

  • A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
    A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
  • O País Melhor | Por José Figueiredo Santos
    O País Melhor | Por José Figueiredo Santos
  • Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins
    Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins

Europe Direct Algarve

  • UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
    UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
  • A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
    A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento