O Funicular da Pederneira deverá abrir em janeiro de 2027, criando uma ligação de transporte público entre a zona alta da Nazaré e a praia. O equipamento representa um investimento de 10 milhões de euros e terá capacidade para transportar até 300 pessoas por hora em cada sentido.
De acordo com a agência de notícias Lusa, o presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Serafim Silva, anunciou a previsão numa reunião pública do executivo. Antes da entrada em funcionamento, porém, será necessário realizar ensaios e obter as certificações do equipamento, tarefas que o município prevê concluir até ao final do ano.
Ligação para passageiros e bicicletas
Com cerca de 200 metros de extensão, o percurso pretende facilitar as deslocações entre a Pederneira e a zona da praia. O projeto contempla o acesso de pessoas com mobilidade reduzida e o transporte de bicicletas, integrando uma rede de transportes que procura diminuir a dependência do automóvel.
Na apresentação do concurso, o município explicou que o objetivo era “proporcionar transportes públicos sustentáveis”. A documentação associa o investimento à redução das pequenas deslocações de carro e das emissões de gases com efeito de estufa, apresentando esses efeitos como objetivos do novo serviço.
Obras praticamente concluídas, mas faltam ensaios
“Todos os trabalhos estão praticamente concluídos”, afirmou Serafim Silva, citado pela mesma fonte. O autarca reconheceu ainda o esforço do empreiteiro e dos subempreiteiros para terminar a obra no final de agosto, distinguindo essa fase dos procedimentos necessários para receber passageiros.
A indicação de que o funicular deverá “abrir em janeiro” corresponde, assim, a uma previsão de entrada em serviço. Não foi anunciado um dia concreto para a inauguração, uma vez que o calendário apresentado ainda inclui a certificação e os testes a realizar nos próximos meses.
Edifício terá quatro pisos e aberturas em vidro
Segundo a memória descritiva consultada pela agência, o projeto prevê um edifício de quatro pisos com aberturas em vidro, através das quais os utilizadores poderão observar a paisagem. A iluminação também faz parte da conceção arquitetónica, com efeitos que “remeterão para a imagem de um farol, à noite”.
A partir desse edifício funcionará o sistema de transporte por cabo. Cada viagem poderá levar 40 passageiros, enquanto a capacidade prevista de 300 pessoas por hora, em cada sentido, corresponde ao conjunto das deslocações realizadas durante esse período.
Financiamento assegurado pelo PRR
Os 10 milhões de euros do investimento são integralmente financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência. O contrato de concessão do apoio foi assinado em novembro de 2023 entre o município e a Estrutura de Missão Recuperar Portugal, tendo o concurso sido lançado em fevereiro de 2024.
Acrescenta a Lusa que o novo ascensor esteve entre os projetos incluídos na proposta de reprogramação do PRR que o Governo submeteu a Bruxelas em maio do ano passado. O investimento remonta a fevereiro de 2022, embora essa referência não corresponda à data de início da construção.
















