Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Algarve, Economia, Nacional

24 hectares da ilha de Tavira estão à venda por €1,6 milhões mas com um senão

Este terreno na Ilha de Tavira está à venda “apenas” por €1,6 milhões porque tem um problema associado

14:03 28 Julho, 2024 21:02 29 Julho, 2024 | Afonso Dias Freire
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O anúncio para a venda de 242.850 m2 (cerca de 24 hectares) da Ilha de Tavira, por 1,6 milhões de euros, está listado numa imobiliária associada à Christie’s. No entanto, há uma ressalva importante, conforme revela o Expresso: o terreno pertence à Teixeira Duarte e qualquer construção no local é proibida.

“Atualmente é proibida qualquer construção no local e quem adquirir o terreno pouco mais poderá fazer do que usufruir do amplo espaço para estender a toalha e deitar-se ao sol”, refere a mesma fonte.

O Expresso explica que nem sempre foi este o caso, “em 1966, o então Ministério das Finanças e Obras Públicas decretava a desafetação do Domínio Público Marítimo de 27,5 hectares da ilha. No decreto-lei explicava a decisão por ter ‘reconhecido as vantagens que poderão resultar da urbanização de uma parcela da ilha de Tavira’, com vista a ‘criar condições de habitabilidade e de turismo’. O terreno é entregue à Câmara de Tavira, que fica com a missão de o urbanizar ‘de harmonia com os planos aprovados'”.

Quatro anos depois, a autarquia decidiu vender, em hasta pública, 24 hectares do terreno (três hectares a menos do que o total desafetado), transferindo para o comprador a responsabilidade de executar os “planos aprovados”.

Os planos, de acordo com o Projeto de Urbanização da Ilha de Tavira elaborado pelo arquiteto Frederico George e citados pelo Expresso, previam: “construções urbanas, incluindo estabelecimentos hoteleiros, equipamentos recreativos, administrativos e comerciais, zonas verdes, arruamentos, parques de estacionamento, entre outros”, conforme estipulado no contrato de compra e venda.

A menção a arruamentos e parques de estacionamento pode parecer incomum, dado que atualmente só se pode chegar à ilha de barco. No entanto, o estudo previa a construção de uma ligação rodoviária, através de uma ponte, bem como uma rede viária para circulação de veículos, esgotos, distribuição de água potável e energia elétrica.

Além das infraestruturas mencionadas, o projeto previa ainda outras essenciais para o funcionamento do complexo turístico e a criação de 3000 a 3500 camas.

O terreno foi adquirido em 1970 por uma sociedade que passou a chamar-se ILTA (acrónimo de ‘ilha’ e ‘Tavira’). Iniciou-se então um moroso processo de licenciamento, que ainda estava em andamento quando ocorreu o 25 de Abril de 1974. Com a Revolução, a autarquia de Tavira, responsável pela construção das infraestruturas (água, luz, esgotos e arruamentos, incluindo a ponte rodoviária), foi aconselhada pelo Secretário de Estado da Habitação e Urbanismo a “rever os compromissos existentes à luz da presente carência de recursos financeiros”. Assim, o processo de licenciamento, que já era lento, praticamente paralisou.

Macário Correia, que esteve envolvido no caso tanto como Secretário de Estado do Ambiente como Presidente da Câmara de Tavira, explicou ao Expresso que, “com o 25 de Abril, as políticas ambientais e de proteção da natureza, caiu tudo”. Recorda que, enquanto Secretário de Estado, foi contatado por um representante da ILTA, que afirmou precisar de construir as casas porque já as havia vendido e tinha o dinheiro dos clientes. Macário Correia respondeu que “o melhor era devolver o dinheiro”.

A ILTA avançou então com uma queixa contra a autarquia, a qual foi considerada improcedente pelo Supremo Tribunal Administrativo em abril de 2005. “O caso transitou em julgado, já não há qualquer hipótese de recurso”, confirmou ao Expresso Ana Paula Martins, atual presidente da Câmara de Tavira.

O terreno está agora integrado no Parque Natural da Ria Formosa, e a autarca duvida que o proprietário possa vedar a parcela. “A imobiliária admite que no terreno nada pode ser construído”, ressalta a autarca, contestando algumas informações no anúncio de venda. “É referido que parte do parque de campismo e algumas construções estão no terreno e eu entendo que não, o parque e as casas estão totalmente fora da parcela, estão nos três hectares de área desafetada que não foram vendidos.”

Sobre o momento e a forma como o terreno passou da ILTA para a Teixeira Duarte, Ana Paula Martins não tem certezas, mas menciona que a construtora “há uns anos, tentou vendê-lo à autarquia, o que foi recusado”.

O Expresso refere ainda que tentou contactar via e-mail a Teixeira Duarte sobre o caso, mas que não obteve resposta.

Leia também: Proposta de venda de terreno na ilha de Tavira é ‘abusiva’, considera a presidente da Câmara

Autocarro Rede Expressos.
Economia Nacional

Dois passageiros podem viajar pelo preço de um em nova campanha da Rede Expressos

08:59 28 Setembro, 2026 08:59 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha permite a dois passageiros viajarem pelo preço de um em mais de 300 destinos, entre 20 de outubro e 19 de novembro

Elemento da Polícia Marítima.
Algarve

Turista alemão morre após paragem cardiorrespiratória em praia de Aljezur

12:50 28 Setembro, 2026 12:32 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A vítima, um homem de 59 anos e nacionalidade alemã, foi retirada da água pelos nadadores-salvadores, mas não foi possível reanimá-la

Avião estacionado no aeroporto.
Nacional

Avião que ligava Barcelona a Boston aterrou de emergência no Porto e 14 passageiros tiveram de ser assistidos

10:40 28 Setembro, 2026 10:22 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Presença de fumo na cabine obrigou um voo da Delta Air Lines a regressar à Europa quando já seguia sobre o Atlântico

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva, trovoada e rajadas até 75 km/h estão a caminho: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

10:00 28 Setembro, 2026 09:46 28 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

A previsão da Meteored aponta para chuva, trovoada, vento forte e descida das temperaturas em Portugal até ao final de setembro

Algarve Cultura

Tavira promove quatro sessões dedicadas à arte da Renda de Gancho de Velha

10:50 28 Setembro, 2026 10:36 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Participantes vão aprender uma técnica que utiliza um pequeno gancho metálico para criar trabalhos delicados e elegantes de renda

Algarve

Nova apreensão de combustível no Algarve leva à detenção de seis pessoas em Albufeira

07:00 28 Setembro, 2026 06:56 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de duas centenas de jerricãs e dois veículos foram apreendidos pela GNR nas imediações da praia do Castelo, em Albufeira

Opinião Política

Quatro caminhos para São Bento numas possíveis próximas legislativas | Por Tiago Manuel

08:22 28 Setembro, 2026 08:26 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Tiago Manuel traça quatro cenários para São Bento e coloca a capacidade de construir maiorias no centro da próxima disputa legislativa

Opinião

É tarde para sonhar? | Por Andrea Moura

07:30 28 Setembro, 2026 19:44 26 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Atrevam-se a sonhar, a conhecerem-se cada vez mais e melhor. Arregacem mangas e ponham-se em ação"

Homem a abastecer o carro. Crédito: Freepik
Auto

Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina

20:00 27 Setembro, 2026 16:02 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Os preços dos combustíveis vão voltar a mexer já esta segunda-feira. Quem puder esperar para abastecer poderá encontrar um cenário mais favorável

Botija de gás.
Economia Nacional

Há um apoio de 25 euros por botija de gás e foi prolongado: veja se tem direito

11:30 27 Setembro, 2026 11:36 26 Setembro, 2026 | João Luís

Apoio de 25 euros por botija de gás foi prolongado até ao fim de 2026. Saiba quem tem direito, quantas botijas pode apresentar e como pedir

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Monchique.
Algarve

“Gosto desta forma segura de viver”: luso-brasileira deixou São Paulo após ser assaltada e encontrou nesta vila algarvia o lugar para recomeçar

09:10 27 Setembro, 2026 13:53 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma experiência traumática no Brasil, Fernanda Eva mudou-se para Portugal e encontrou em Monchique a tranquilidade que procurava

Animais Mundo

Há 100 anos que não acontecia: descoberta nova espécie de felino selvagem que pesa pouco mais de 1 quilo

14:20 26 Setembro, 2026 22:40 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Leopardus tilcayo pesa cerca de 1,3 quilos, é mais pequeno do que um gato doméstico e passou despercebido à ciência durante décadas

Humidade nas paredes de casa. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Adeus à humidade nas paredes: “truque alemão” usa dois produtos que muitos têm em casa e promete acabar com o problema

10:40 26 Setembro, 2026 04:10 26 Setembro, 2026 | João Luís

Tem humidade e bolor nas paredes? “Truque alemão” utiliza dois produtos, mas há um passo essencial para evitar que as manchas regressem

Café. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde Vida & Lazer

Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta

16:00 27 Setembro, 2026 15:58 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há pessoas que conseguem tomar café antes de dormir sem qualquer dificuldade. A ciência encontrou uma possível explicação e pode estar nos genes

Autocarro Rede Expressos.
Economia, Nacional

Dois passageiros podem viajar pelo preço de um em nova campanha da Rede Expressos

08:59 28 Setembro, 2026 08:59 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha permite a dois passageiros viajarem pelo preço de um em mais de 300 destinos, entre 20 de outubro e 19 de novembro

Elemento da Polícia Marítima.
Algarve

Turista alemão morre após paragem cardiorrespiratória em praia de Aljezur

12:50 28 Setembro, 2026 12:32 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A vítima, um homem de 59 anos e nacionalidade alemã, foi retirada da água pelos nadadores-salvadores, mas não foi possível reanimá-la

Avião estacionado no aeroporto.
Nacional

Avião que ligava Barcelona a Boston aterrou de emergência no Porto e 14 passageiros tiveram de ser assistidos

10:40 28 Setembro, 2026 10:22 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Presença de fumo na cabine obrigou um voo da Delta Air Lines a regressar à Europa quando já seguia sobre o Atlântico

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva, trovoada e rajadas até 75 km/h estão a caminho: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

10:00 28 Setembro, 2026 09:46 28 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

A previsão da Meteored aponta para chuva, trovoada, vento forte e descida das temperaturas em Portugal até ao final de setembro

Algarve, Cultura

Tavira promove quatro sessões dedicadas à arte da Renda de Gancho de Velha

10:50 28 Setembro, 2026 10:36 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Participantes vão aprender uma técnica que utiliza um pequeno gancho metálico para criar trabalhos delicados e elegantes de renda

Algarve

Nova apreensão de combustível no Algarve leva à detenção de seis pessoas em Albufeira

07:00 28 Setembro, 2026 06:56 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de duas centenas de jerricãs e dois veículos foram apreendidos pela GNR nas imediações da praia do Castelo, em Albufeira

Opinião, Política

Quatro caminhos para São Bento numas possíveis próximas legislativas | Por Tiago Manuel

08:22 28 Setembro, 2026 08:26 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Tiago Manuel traça quatro cenários para São Bento e coloca a capacidade de construir maiorias no centro da próxima disputa legislativa

Opinião

É tarde para sonhar? | Por Andrea Moura

07:30 28 Setembro, 2026 19:44 26 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Atrevam-se a sonhar, a conhecerem-se cada vez mais e melhor. Arregacem mangas e ponham-se em ação"

Homem a abastecer o carro. Crédito: Freepik
Auto

Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina

20:00 27 Setembro, 2026 16:02 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Os preços dos combustíveis vão voltar a mexer já esta segunda-feira. Quem puder esperar para abastecer poderá encontrar um cenário mais favorável

Botija de gás.
Economia, Nacional

Há um apoio de 25 euros por botija de gás e foi prolongado: veja se tem direito

11:30 27 Setembro, 2026 11:36 26 Setembro, 2026 | João Luís

Apoio de 25 euros por botija de gás foi prolongado até ao fim de 2026. Saiba quem tem direito, quantas botijas pode apresentar e como pedir

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Monchique.
Algarve

“Gosto desta forma segura de viver”: luso-brasileira deixou São Paulo após ser assaltada e encontrou nesta vila algarvia o lugar para recomeçar

09:10 27 Setembro, 2026 13:53 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma experiência traumática no Brasil, Fernanda Eva mudou-se para Portugal e encontrou em Monchique a tranquilidade que procurava

Animais, Mundo

Há 100 anos que não acontecia: descoberta nova espécie de felino selvagem que pesa pouco mais de 1 quilo

14:20 26 Setembro, 2026 22:40 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Leopardus tilcayo pesa cerca de 1,3 quilos, é mais pequeno do que um gato doméstico e passou despercebido à ciência durante décadas

Humidade nas paredes de casa. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Adeus à humidade nas paredes: “truque alemão” usa dois produtos que muitos têm em casa e promete acabar com o problema

10:40 26 Setembro, 2026 04:10 26 Setembro, 2026 | João Luís

Tem humidade e bolor nas paredes? “Truque alemão” utiliza dois produtos, mas há um passo essencial para evitar que as manchas regressem

Café. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde, Vida & Lazer

Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta

16:00 27 Setembro, 2026 15:58 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há pessoas que conseguem tomar café antes de dormir sem qualquer dificuldade. A ciência encontrou uma possível explicação e pode estar nos genes

Últimas Notícias

  • Turista alemão morre após paragem cardiorrespiratória em praia de Aljezur
    Turista alemão morre após paragem cardiorrespiratória em praia de Aljezur
  • Vai para um lar e tem ADSE? Há um apoio diário que pode chegar aos 9,48 euros
    Vai para um lar e tem ADSE? Há um apoio diário que pode chegar aos 9,48 euros
  • Quarteto da Algarve Show Team conquista ouro na Taça da Europa
    Quarteto da Algarve Show Team conquista ouro na Taça da Europa
  • Neste aeroporto português os turistas foram recebidos com vinho gratuito de manhã mas só por um dia
    Neste aeroporto português os turistas foram recebidos com vinho gratuito de manhã mas só por um dia
  • Fiscalização da GNR no Algarve termina com 94 detidos e milhares de doses de droga apreendidas
    Fiscalização da GNR no Algarve termina com 94 detidos e milhares de doses de droga apreendidas

Opinião

  • Formação profissional: valorizar competências, transformar realidades | Por Luís Filipe
    Formação profissional: valorizar competências, transformar realidades | Por Luís Filipe
  • Quatro caminhos para São Bento numas possíveis próximas legislativas | Por Tiago Manuel
    Quatro caminhos para São Bento numas possíveis próximas legislativas | Por Tiago Manuel
  • É tarde para sonhar? | Por Andrea Moura
    É tarde para sonhar? | Por Andrea Moura

Europe Direct Algarve

  • Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
    Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
  • Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
    Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento