Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Ilha de Cuba.
Ilha de Cuba. Crédito: Freepik
Mundo, Vida & Lazer

“Isto não é comida, é gozo”: espanhol ‘frustrado’ com tratamento em hotel de luxo numa das ilhas paradisíacas mais famosas do mundo

Desde refeições impróprias a bebidas preparadas com pó instantâneo, este espanhol considerou a sua lua de mel numa das ilhas paradisíacas mais famosas do mundo uma “vergonha”

17:50 26 Junho, 2025 19:18 30 Junho, 2025 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O turismo neste país que é dos mais famosos destinos turísticos do mundo continua a atrair milhares de visitantes todos os anos, mas relatos recentes dão conta de um cenário cada vez mais preocupante. Desde refeições impróprias até veículos em mau estado, o descontentamento está a crescer entre os turistas, e muitos começam a questionar a imagem vendida pelas agências de viagens sobre esta que é uma das ilhas paradisíacas mais famosas do mundo.

Foi o caso de um cidadão espanhol que viajou para Cuba, uma das ilhas paradisíacas mais famosas do mundo, entre 7 e 11 de maio de 2025, para celebrar a sua lua de mel. O destino escolhido foi o hotel Jardines del Rey, em Cayo Coco, gerido pela cadeia espanhola Meliá. O que deveria ter sido uma viagem memorável transformou-se, segundo o próprio, numa “vergonha” difícil de esquecer.

Comida que não se serve num hotel de luxo

Através da rubrica “Relato Cidadão” da plataforma elTOQUE, o turista relatou a sua experiência, marcada por refeições impróprias e serviços muito aquém das expetativas. Logo à chegada ao restaurante do hotel, encontrou fiambre seco, queijos desidratados e guloseimas com aspeto duvidoso, refere o CiberCuba.

As bebidas também causaram estranheza: refrigerantes preparados com pó instantâneo eram a única opção disponível. Já a animação resumia-se a sessões de karaoke e música tocada por telemóvel. Numa gravação em vídeo, o desabafo do turista foi claro: “Isto é uma vergonha! Isto não é comida, é um gozo.”

Carro alugado em péssimo estado

Mas os problemas não se ficaram pela alimentação. O turista alugou um carro à empresa estatal Havanautos e deparou-se com um veículo em estado deplorável: pintura descascada, assentos manchados, cheiro intenso a gasolina e até fugas de óleo.

Noutro vídeo, mostra o momento em que foi forçado a colocar três litros de óleo no motor, enquanto revela um pneu tão gasto que, segundo ele, “rebenta ao primeiro buraco.” O carro, longe de ser seguro, acrescentou mais stress à viagem.

O pacote comprado prometia uma experiência de luxo, mas a realidade foi bem diferente. No fim da viagem, o turista descreveu tudo como “uma lua de mel para esquecer”. E, segundo a mesma fonte, não é o único a queixar-se da degradação dos serviços turísticos em Cuba.

Testemunhos que se multiplicam

Nos últimos meses, têm-se multiplicado os testemunhos de visitantes frustrados nesta que é uma das ilhas paradisíacas mais famosas do mundo. Uma turista russa, hospedada num resort de cinco estrelas, disse ter encontrado torneiras a pingar, secadores avariados, zonas comuns sujas e uma praga de insetos.

A mesma turista criticou a comida, afirmando que restos do dia anterior eram misturados com os pratos servidos no dia seguinte. A falta de água potável, muitas vezes vendida à parte, também foi denunciada: “Tratam os turistas como porcos.”

Recomendamos: Viu uma garrafa de água numa esquina ou junto à porta de uma casa? Saiba o que significa e descubra como pode ser (muito) útil

Segurança também em causa

A situação mais grave foi relatada pela canadiana Breanna Peebles, que declarou, segundo a mesma fonte, ter sido drogada e abusada sexualmente num resort de Varadero. A resposta da administração do hotel foi considerada insuficiente, e o caso chegou ao governo do Canadá, segundo a fonte anteriormente citada.

Face à gravidade da denúncia, as autoridades canadianas emitiram um alerta desaconselhando viagens para esta que é das ilhas paradisíacas mais famosas do mundo. Este episódio veio reforçar o debate sobre a segurança e a proteção dos turistas em solo cubano.

Casos como estes mostram que as falhas vão além da simples falta de conforto: trata-se de segurança, dignidade e cumprimento do que é anunciado. O que deveria ser exceção está a tornar-se regra.

Números que confirmam o declínio

A erosão da confiança no turismo cubano começa a refletir-se nos números. De acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas e Informação (ONEI), entre janeiro e março de 2025, o país recebeu apenas 571.772 visitantes estrangeiros.

Esta quebra representa uma redução de quase 30% em comparação com o mesmo período de 2024. A taxa de ocupação hoteleira, tradicionalmente alta neste trimestre, caiu para 24,1%, o valor mais baixo dos últimos anos. As dormidas também diminuíram de forma significativa: passaram de cerca de 5 milhões para apenas 3,6 milhões. Ao mesmo tempo, as receitas do setor caíram 5%, agravando ainda mais o cenário.

Um sistema turístico em queda livre

Mercados históricos como o Canadá, Rússia, Espanha e Itália registaram quebras de até 50% no número de turistas. Tudo indica que a reputação do destino está a sofrer danos difíceis de reverter a curto prazo.

Entre as causas apontadas estão os apagões frequentes, a escassez de produtos básicos, a deterioração das infraestruturas e a limitada conectividade aérea com outros países. Economistas como José Luis Perelló estimam que só por volta de 2030 o setor poderá recuperar os níveis anteriores à pandemia. A crise é estrutural e profunda, não se resolvendo apenas com discursos ou investimento em propaganda, refere o CiberCuba.

Já em 2023, o próprio governo cubano reconheceu publicamente os problemas: falta de fornecimentos, salários em atraso a empresas locais e escassez de profissionais qualificados. Tudo isso compromete a qualidade do serviço. O caso do espanhol em Cayo Coco, com refeições de má qualidade, entretenimento improvisado, carro alugado em mau estado e preços exorbitantes é apenas mais um reflexo de um modelo turístico em desintegração.

Leia também: O “Corno de Ouro”: esta praia paradisíaca fica na Europa e é única no mundo por um fenómeno que ali acontece todos os dias

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Alojamento Local.
Nacional

Fazer férias em Portugal pode ficar mais difícil: mais de 10.000 alojamentos locais foram encerrados

13:42 11 Junho, 2026 13:31 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 10.000 alojamentos locais já perderam o registo e milhares continuam em risco de encerramento devido às novas regras

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Guarda-sol à frente de uma concessão: pode o nadador-salvador invocar “falta de visibilidade” para obrigar alguém a mudar de sítio? Saiba o que diz a lei

11:31 11 Junho, 2026 11:31 11 Junho, 2026 | João Luís

APA esclareceu que os banhistas podem colocar o guarda-sol em frente às concessões: mas há exceções? Veja o que diz a lei

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

12:17 11 Junho, 2026 12:17 11 Junho, 2026 | João Luís

Uma gota fria poderá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com chuva, trovoadas fortes e rajadas de vento

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Algarve

PSP recupera 3 viaturas furtadas e apreende mais de 1.000 litros de combustível em Tavira e Olhão

17:42 11 Junho, 2026 17:49 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Viaturas recuperadas pela PSP em Tavira e Olhão tinham recipientes com combustível e uma delas ostentava matrículas falsas

Trotinete elétrica. Crédito: DR
Auto Nacional

Capacete obrigatório nas trotinetes e bicicletas elétricas? Projeto prevê multas até 150 euros para quem não cumprir

13:30 11 Junho, 2026 11:42 11 Junho, 2026 | João Luís

PSD entregou no Parlamento um projeto para tornar obrigatório o uso de capacete e materiais refletores em trotinetes e bicicletas elétricas

Muro de betão.
Nacional

“Estou a sofrer injustamente”: vizinho constrói muro que obriga casal de idosos a usar uma escada para entrar em casa

11:10 10 Junho, 2026 17:44 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Decisão judicial encerrou um conflito entre vizinhos em Barcelos, mas trouxe novos problemas para um casal de idosos

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve Nacional Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 17:37 11 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com uma nova ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Prestianni a tapar a boca.
Desporto

Novas regras aprovadas para o Mundial de futebol: este gesto ‘comum’ em campo já pode dar cartão vermelho

12:35 11 Junho, 2026 12:35 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

FIFA confirmou uma nova regra para o Mundial que poderá levar à expulsão de jogadores por um gesto frequente

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Pais têm de pagar 9,27€ para se sentarem ao lado dos filhos nos voos da Ryanair? Companhia aérea está a ser investigada e tem uma resposta

16:20 11 Junho, 2026 15:09 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Regulador britânico investiga taxa da Ryanair por lugares familiares e companhia garante conformidade com as regras

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Europe Direct Algarve

Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa

16:12 10 Junho, 2026 16:13 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Encontro INTREPIDA começa no Algarve e percorre regiões portuguesas através da cultura, história e língua

Alojamento Local.
Nacional

Fazer férias em Portugal pode ficar mais difícil: mais de 10.000 alojamentos locais foram encerrados

13:42 11 Junho, 2026 13:31 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 10.000 alojamentos locais já perderam o registo e milhares continuam em risco de encerramento devido às novas regras

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Guarda-sol à frente de uma concessão: pode o nadador-salvador invocar “falta de visibilidade” para obrigar alguém a mudar de sítio? Saiba o que diz a lei

11:31 11 Junho, 2026 11:31 11 Junho, 2026 | João Luís

APA esclareceu que os banhistas podem colocar o guarda-sol em frente às concessões: mas há exceções? Veja o que diz a lei

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

12:17 11 Junho, 2026 12:17 11 Junho, 2026 | João Luís

Uma gota fria poderá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com chuva, trovoadas fortes e rajadas de vento

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Algarve

PSP recupera 3 viaturas furtadas e apreende mais de 1.000 litros de combustível em Tavira e Olhão

17:42 11 Junho, 2026 17:49 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Viaturas recuperadas pela PSP em Tavira e Olhão tinham recipientes com combustível e uma delas ostentava matrículas falsas

Trotinete elétrica. Crédito: DR
Auto, Nacional

Capacete obrigatório nas trotinetes e bicicletas elétricas? Projeto prevê multas até 150 euros para quem não cumprir

13:30 11 Junho, 2026 11:42 11 Junho, 2026 | João Luís

PSD entregou no Parlamento um projeto para tornar obrigatório o uso de capacete e materiais refletores em trotinetes e bicicletas elétricas

Muro de betão.
Nacional

“Estou a sofrer injustamente”: vizinho constrói muro que obriga casal de idosos a usar uma escada para entrar em casa

11:10 10 Junho, 2026 17:44 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Decisão judicial encerrou um conflito entre vizinhos em Barcelos, mas trouxe novos problemas para um casal de idosos

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 17:37 11 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com uma nova ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Prestianni a tapar a boca.
Desporto

Novas regras aprovadas para o Mundial de futebol: este gesto ‘comum’ em campo já pode dar cartão vermelho

12:35 11 Junho, 2026 12:35 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

FIFA confirmou uma nova regra para o Mundial que poderá levar à expulsão de jogadores por um gesto frequente

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Pais têm de pagar 9,27€ para se sentarem ao lado dos filhos nos voos da Ryanair? Companhia aérea está a ser investigada e tem uma resposta

16:20 11 Junho, 2026 15:09 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Regulador britânico investiga taxa da Ryanair por lugares familiares e companhia garante conformidade com as regras

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais, Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Europe Direct Algarve

Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa

16:12 10 Junho, 2026 16:13 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Encontro INTREPIDA começa no Algarve e percorre regiões portuguesas através da cultura, história e língua

Últimas Notícias

  • Festival ‘mudou de mãos’ em Albufeira e contratos foram para empresa ligada a apoiante do Chega
    Festival ‘mudou de mãos’ em Albufeira e contratos foram para empresa ligada a apoiante do Chega
  • “A Bebé no Arraial” leva música e tradição aos mais pequenos em Tavira
    “A Bebé no Arraial” leva música e tradição aos mais pequenos em Tavira
  • Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)
    Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)
  • Cidade no Algarve junto à praia tem um hotel de luxo com um spa onde qualquer um pode entrar por 10,50€
    Cidade no Algarve junto à praia tem um hotel de luxo com um spa onde qualquer um pode entrar por 10,50€
  • PSP recupera 3 viaturas furtadas e apreende mais de 1.000 litros de combustível em Tavira e Olhão
    PSP recupera 3 viaturas furtadas e apreende mais de 1.000 litros de combustível em Tavira e Olhão
  • Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’
    Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

Opinião

  • Portugal é um dos 30 maiores países do mundo graças à extensa área marítima das regiões autónomas
    Portugal é um dos 30 maiores países do mundo graças à extensa área marítima das regiões autónomas
  • Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral
    Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
    O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
    Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
  • Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
    Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal