Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Lusa
Mundo

Disputa sobre liberdade de imprensa agrava-se: Casa Branca restringe acesso de jornalistas

A liberdade de imprensa está sob pressão em Washington com múltiplas restrições ao trabalho dos jornalistas na Casa Branca e Pentágono

08:20 1 Novembro, 2025 10:23 20 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Casa Branca anunciou esta sexta-feira que vai restringir o acesso de jornalistas acreditados aos gabinetes da secretária de imprensa Karoline Leavitt e de outros altos funcionários.

Um memorando do Conselho de Segurança Nacional norte-americano divulgado esta sexta-feira proíbe os jornalistas de acederem à Sala 140, também conhecida como “Sala de Imprensa Superior”, sem agendamento prévio, alegando a necessidade de proteger material potencialmente sensível. 

“Como resultado das recentes mudanças estruturais no Conselho de Segurança Nacional, a Casa Branca é agora responsável por dirigir todas as comunicações, incluindo em assuntos de segurança nacional”, refere o documento. 

“Nesta função, os membros da equipa de comunicação da Casa Branca lidam rotineiramente com material sensível”, justifica. 

O memorando refere que a mudança entra em vigor imediatamente.

A zona em causa situa-se perto da Sala Oval da Casa Branca, usada pelo Presidente Donald Trump.

A área alberga os gabinetes da secretária de imprensa e da equipa de comunicação, e os repórteres têm gozado de permissão para circular. 

Normalmente, os correspondentes das estações de televisão aguardam na zona para falar com a secretária de imprensa.

Sob liderança de Donald Trump, a Casa Branca tem introduzido mudanças significativas nas relações com a imprensa acreditada.

Retirando o papel tradicional da Associação de Correspondentes da Casa Branca, a Casa Branca assumiu o controlo da decisão sobre que repórteres e órgãos de comunicação social estão incluídos no corpo de imprensa seleto que tem acesso às zonas de trabalho do Presidente e ao avião presidencial, o Air Force One.

Tem vindo também a dar acreditações e zonas de trabalho, de forma rotativa, a “novos media” como sites noticiosos conservadores – The Daily Wire, The Epoch Times, The American Conservative, National Review e comentadores independentes como John Fredericks – e ainda podcasts – Semafor, Breaking Points – além de influenciadores das redes sociais, como Tim Pool (Timcast). 

Os canais digitais com acesso à Casa Branca incluem a NewsNation, EWTN (uma cadeia católica), Fox Business e Real America’s Voice, tendencialmente pró-Trump.

Paralelamente, alguns dos media históricos têm tido relações tensas com a Casa Branca.

Trump já processou vários canais de televisão e, mais recentemente, o The New York Times e o Wall Street Journal, pela sua cobertura do caso do pedófilo condenado Jeffrey Epstein, de quem o Presidente foi próximo durante décadas. 

A agência Associated Press (AP) perdeu o acesso a eventos restritos da Casa Branca, nomeadamente na Sala Oval e no Air Force One, apesar de manter credenciais gerais para conferências de imprensa. 

Na origem do conflito com a Casa Branca está o facto de a AP ter recusado apassar a referir-se ao Golfo do México como “Golfo da América”, designação introduzida oficialmente por Trump.

 A AP processou a Casa Branca, argumentando que a restrição é inconstitucional à luz da Primeira Emenda, que protege contra a discriminação de pontos de vista e de tentativas do governo de ditar a linguagem utilizada pela imprensa.

A disputa legal continua, com a Casa Branca a defender o seu direito de escolher quais os jornalistas que acompanham o Presidente em ambientes de acesso restrito.  

No Pentágono, mais de 30 órgãos de comunicação social, incluindo AP, Reuters, CNN, The New York Times, The Wall Street Journal e Fox News, devolveram recentemente as suas credenciais porque recusaram novas restrições, incluindo à publicação de informação “não autorizada” previamente.

Leia também: União Europeia ‘aperta’ e supermercados em Portugal vão sentir o impacto. Saiba como

Idoso a receber dinheiro.
Economia Nacional

Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos

19:50 1 Outubro, 2026 16:23 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Depósitos, ações e certificados de aforro contam para um limite definido que, em 2026, é de 32.227,80 euros

Algarve Cultura Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva

06:00 2 Outubro, 2026 09:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os remanescentes da tempestade Hanna vão agravar estado do tempo nos Açores, com chuva forte, trovoada e rajadas de vento

Cristiano Ronaldo.
Desporto Nacional Vídeo

Adeus CR7? Recorde os maiores momentos de Cristiano Ronaldo pela Seleção Nacional

09:00 1 Outubro, 2026 05:48 2 Outubro, 2026 | João Luís

Cristiano Ronaldo deixou o estágio da Seleção Nacional. Aos 41 anos, soma mais de duas décadas de história por Portugal

Vilalara Grand Hotel Algarve.
Algarve Economia

Este hotel no Algarve acaba de receber a sua primeira Chave Michelin no ano em que celebra o 60.º aniversário

17:50 1 Outubro, 2026 14:51 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Vilalara Grand Hotel Algarve, em Porches, estreia-se em 2026 entre os hotéis portugueses distinguidos com uma Chave Michelin

Algarve

Homem de 43 anos fica em prisão preventiva após agressão com arma branca no centro de Lagos

17:00 1 Outubro, 2026 17:00 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito terá ferido um homem com uma arma branca e ameaçado outras pessoas de morte. Tribunal decretou prisão preventiva

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma tempestade: chuva forte e trovoada vão ‘massacrar’ esta região a partir de sexta-feira

08:40 1 Outubro, 2026 08:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os Açores deverão sentir os efeitos da tempestade, com o pior da precipitação previsto entre estes dias

Opinião Saúde

O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira

07:30 1 Outubro, 2026 08:17 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Reservar tempo para o descanso, o convívio, o exercício ou simplesmente para não fazer nada deve fazer parte de uma rotina sustentável"

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve

GNR detém 10 homens em Tavira e na Fuzeta em operação contra o narcotráfico

17:40 30 Setembro, 2026 17:45 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Operação contra o narcotráfico mobilizou meios terrestres, marítimos e aéreos e terminou com 10 detenções e a apreensão de duas embarcações e uma viatura

Casal de idosos no médico de família.
Economia Nacional Saúde

Tem ADSE e vai fazer um tratamento fora da rede? Há uma ferramenta que mostra quanto pode receber antes de gastar o dinheiro

16:50 1 Outubro, 2026 13:37 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

O simulador da ADSE permite estimar o reembolso de cuidados de saúde realizados fora da rede convencionada, sujeito às regras aplicáveis

Algarve

Utentes exigem verbas no OE2027 para requalificar a EN125 no Sotavento

19:31 1 Outubro, 2026 19:32 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Carta aberta ao Governo exige a requalificação da EN125 e alerta para a circulação de pesados numa faixa partilhada com peões e ciclomotores

Ciência Mundo

James Lovelock, cientista, avisou há 20 anos: “Vamos ficar reduzidos a 500 milhões de humanos”

22:00 30 Setembro, 2026 14:39 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O cientista britânico James Lovelock deixou, em 2006, uma das suas previsões mais sombrias sobre o futuro do planeta

Algarve Animais Ciência

Sagres recebe mais de 300 atividades no festival que celebra a migração das aves

18:32 1 Outubro, 2026 18:32 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante quatro dias, o festival leva a Sagres observação de aves, caminhadas, oficinas, ciência e atividades para todas as idades

Vida & Lazer

Quase ninguém repara: o detergente da roupa tem validade e perde eficácia depois deste tempo

20:10 30 Setembro, 2026 14:46 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Pode estar há meses no armário e parecer perfeitamente normal, mas o detergente da roupa não mantém a mesma eficácia para sempre

Idoso a receber dinheiro.
Economia, Nacional

Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos

19:50 1 Outubro, 2026 16:23 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Depósitos, ações e certificados de aforro contam para um limite definido que, em 2026, é de 32.227,80 euros

Algarve, Cultura, Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva

06:00 2 Outubro, 2026 09:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os remanescentes da tempestade Hanna vão agravar estado do tempo nos Açores, com chuva forte, trovoada e rajadas de vento

Cristiano Ronaldo.
Desporto, Nacional, Vídeo

Adeus CR7? Recorde os maiores momentos de Cristiano Ronaldo pela Seleção Nacional

09:00 1 Outubro, 2026 05:48 2 Outubro, 2026 | João Luís

Cristiano Ronaldo deixou o estágio da Seleção Nacional. Aos 41 anos, soma mais de duas décadas de história por Portugal

Vilalara Grand Hotel Algarve.
Algarve, Economia

Este hotel no Algarve acaba de receber a sua primeira Chave Michelin no ano em que celebra o 60.º aniversário

17:50 1 Outubro, 2026 14:51 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Vilalara Grand Hotel Algarve, em Porches, estreia-se em 2026 entre os hotéis portugueses distinguidos com uma Chave Michelin

Algarve

Homem de 43 anos fica em prisão preventiva após agressão com arma branca no centro de Lagos

17:00 1 Outubro, 2026 17:00 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito terá ferido um homem com uma arma branca e ameaçado outras pessoas de morte. Tribunal decretou prisão preventiva

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma tempestade: chuva forte e trovoada vão ‘massacrar’ esta região a partir de sexta-feira

08:40 1 Outubro, 2026 08:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os Açores deverão sentir os efeitos da tempestade, com o pior da precipitação previsto entre estes dias

Opinião, Saúde

O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira

07:30 1 Outubro, 2026 08:17 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Reservar tempo para o descanso, o convívio, o exercício ou simplesmente para não fazer nada deve fazer parte de uma rotina sustentável"

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve

GNR detém 10 homens em Tavira e na Fuzeta em operação contra o narcotráfico

17:40 30 Setembro, 2026 17:45 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Operação contra o narcotráfico mobilizou meios terrestres, marítimos e aéreos e terminou com 10 detenções e a apreensão de duas embarcações e uma viatura

Casal de idosos no médico de família.
Economia, Nacional, Saúde

Tem ADSE e vai fazer um tratamento fora da rede? Há uma ferramenta que mostra quanto pode receber antes de gastar o dinheiro

16:50 1 Outubro, 2026 13:37 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

O simulador da ADSE permite estimar o reembolso de cuidados de saúde realizados fora da rede convencionada, sujeito às regras aplicáveis

Algarve

Utentes exigem verbas no OE2027 para requalificar a EN125 no Sotavento

19:31 1 Outubro, 2026 19:32 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Carta aberta ao Governo exige a requalificação da EN125 e alerta para a circulação de pesados numa faixa partilhada com peões e ciclomotores

Ciência, Mundo

James Lovelock, cientista, avisou há 20 anos: “Vamos ficar reduzidos a 500 milhões de humanos”

22:00 30 Setembro, 2026 14:39 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O cientista britânico James Lovelock deixou, em 2006, uma das suas previsões mais sombrias sobre o futuro do planeta

Algarve, Animais, Ciência

Sagres recebe mais de 300 atividades no festival que celebra a migração das aves

18:32 1 Outubro, 2026 18:32 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante quatro dias, o festival leva a Sagres observação de aves, caminhadas, oficinas, ciência e atividades para todas as idades

Vida & Lazer

Quase ninguém repara: o detergente da roupa tem validade e perde eficácia depois deste tempo

20:10 30 Setembro, 2026 14:46 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Pode estar há meses no armário e parecer perfeitamente normal, mas o detergente da roupa não mantém a mesma eficácia para sempre

Últimas Notícias

  • Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva
    Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva
  • Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos
    Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos
  • Utentes exigem verbas no OE2027 para requalificar a EN125 no Sotavento
    Utentes exigem verbas no OE2027 para requalificar a EN125 no Sotavento
  • Sagres recebe mais de 300 atividades no festival que celebra a migração das aves
    Sagres recebe mais de 300 atividades no festival que celebra a migração das aves
  • Lara Gonçalves, Bernardo Cotovio e Erick Souza vencem concurso de vídeo sobre Tavira
    Lara Gonçalves, Bernardo Cotovio e Erick Souza vencem concurso de vídeo sobre Tavira

Opinião

  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para outubro | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para outubro | Por João Correia Tarólogo
  • O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira
    O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira
  • Trotinetes elétricas: a nova “pandemia” urbana ou uma revolução na mobilidade? | Por Ana Lúcia Cruz
    Trotinetes elétricas: a nova “pandemia” urbana ou uma revolução na mobilidade? | Por Ana Lúcia Cruz

Europe Direct Algarve

  • Eurocidade do Guadiana celebra Semana Europeia do Desporto com programa transfronteiriço
    Eurocidade do Guadiana celebra Semana Europeia do Desporto com programa transfronteiriço
  • Noite Europeia dos Investigadores leva ciência a mais de 400 alunos no Tavira Plaza
    Noite Europeia dos Investigadores leva ciência a mais de 400 alunos no Tavira Plaza
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento