As companhias aéreas lowcost, tal como o nome indica, proporcionam aos passageiros viagens a preços bem mais reduzidos. No entanto, para que possam viajar de forma mais barata, os turistas têm também de abdicar de algumas comodidades. Uma delas passa pela necessidade de pagar para escolher o seu lugar numa aeronave da Ryanair ou na easyJet. É por isso que muitos grupos viajam em lugares separados nestas companhias aéreas, uma vez que a atribuição aleatória de lugar já é gratuita.
Mesmo assim, nos dias de hoje, já é possível escolher de forma gratuita o lugar onde se vai sentar, tanto em viagens na Ryanair, como na easyJet. Tudo depende da tarifa que adquirir. Em ambas as companhias, se optar pela Tarifa Básica, que apenas inclui o transporte gratuito de uma mala de cabine pequena que tem de caber debaixo do assento, terá sempre de pagar para escolher o lugar.
No caso da Ryanair, o preço a pagar pela escolha do lugar pode variar entre os sete e os 33 euros. Os valores dependem sempre do tipo de lugar que estiver a selecionar, se se trata dos lugares com espaço extra para as pernas ou dos lugares standard ou até dos lugares da frente.
Por outro lado, também na Ryanair, se tiver de levar uma mala de porão de 20 kg, já poderá escolher qualquer um dos lugares standard para se sentar. Quer isto dizer que, ao adquirir a Tarifa Plus, já pode decidir se quer ir à janela, no meio ou no corredor. Caso adquira a Tarifa Flexi Plus, que lhe dá a possibilidade de trocar a data, hora e rota do voo sem custos adicionais, também poderá escolher o seu lugar no avião gratuitamente e, neste caso, qualquer uma das opções de lugares está à sua disposição.
Se for viajar na easyJet, a Tarifa Flexi é a única que lhe dá a possibilidade de selecionar o lugar no avião sem qualquer custo adicional. Note, no entanto, que apenas poderá escolher entre os “Lugares Up Front”. Se preferir os assentos com espaço extra para as pernas, já terá de pagar um valor adicional.
Leia também: Há uma nova regra para quem viaja com bagagem de mão e não é o peso