O Festival Pirata está de volta a Olhão. Na celebração do seu décimo aniversário, esta iniciativa do Município promete muita animação e alguns ‘sustos’ divertidos.
Entre os dias 24 e 27 de julho, das 18:00 às 24:00, todos os caminhos vão dar ao Jardim Patrão Joaquim Lopes. O Festival Pirata ‘ocupa’ a Ilha da Armona no domingo, 28 de julho, entre as 12:00 e as 18:00.
Durante quatro dias, o Jardim Patrão Joaquim Lopes, que também acolhe um mercado de época com street-food e artesanato, servirá de palco a muitas das figuras fantásticas que povoam o nosso imaginário e onde não faltam tesouros escondidos, embarcações, marinheiros e outros tripulantes, assim como marceneiros e fogueiros, picheleiros e tanoeiros ou especialistas na arte de calafetar o casco dos barcos. Também haverá espetáculos de fogo e desfiles de ninfas, entre muitas outras atrações.
Todas as tardes imperam os cortejos e deambulações de mendigos, proscritos e párias, animação de rua e de palco com histórias e lendas sobre monstros marinhos e outros. No dia 27, sábado, durante a manhã, acontece uma arruada de piratas e corsários nas ruas de comércio e nos Mercados de Olhão.
No dia 28, domingo, entre as 12:00 e as 18:00, os piratas ‘atacam’ a Ilha da Armona, perante a corajosa defesa de moradores e corsários. Aqui viverão mais algumas peripécias, antes de se despedirem do concelho de Olhão.
Leia também: Conheça as praias portuguesas onde Cristiano Ronaldo passa férias. Uma fica no Algarve