Congelar alimentos tem vantagens claras: prolonga a conservação, evita o desperdício e permite uma melhor gestão do tempo e da carteira. Mas e no caso do pão? Será que o ato de congelar pode trazer também benefícios para a saúde?
De acordo com um estudo publicado na European Journal of Clinical Nutrition, citado pela plataforma Earth, congelar e depois descongelar o pão altera a forma como o organismo reage ao seu consumo, em particular ao nível da glicemia.
O que acontece ao pão quando é congelado?
O pão é composto maioritariamente por amido.
Quando é sujeito a temperaturas negativas, esse amido sofre um processo de retrogradação: uma reestruturação molecular que o torna mais resistente à digestão.
Este tipo de amido é conhecido como “amido resistente” e, segundo a investigação, o intestino delgado não o consegue digerir na totalidade.
Significa isto que o amido segue até ao cólon, onde é decomposto pelas bactérias intestinais.
Recomendamos: Bill Gates não tem dúvidas: esta é a idade mais segura para se começar a usar telemóvel
Benefícios
Durante este processo, são libertados ácidos gordos de cadeia curta, em especial o butirato.
Este composto tem vindo a ser estudado pelos seus efeitos benéficos, nomeadamente na promoção de um ambiente intestinal saudável e com propriedades anti-inflamatórias.
Segundo a mesma publicação, este tipo de amido pode ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, sendo uma opção interessante para quem procura melhorar a resposta glicémica pós-refeição.
Assim, apesar de parecer uma simples solução de conservação, o congelamento do pão pode, de facto, representar uma escolha mais vantajosa do ponto de vista metabólico.
Pão como amigo do intestino
Embora o pão fresco continue a ter o seu lugar à mesa, o congelamento e descongelamento podem torná-lo mais amigo do intestino e da regulação da glicemia.
Uma boa notícia para quem gosta de preparar refeições com antecedência, ou simplesmente não quer desperdiçar uma ‘boa carcaça’.
Leia também: Esta praia no Algarve é uma das mais limpas do mundo e o estacionamento é gratuito