Os ovos são um alimento básico e versátil em muitas cozinhas, mas por vezes, ao cozê-los, podemos encontrar um anel cinza ou esverdeado ao redor da gema. Embora esta alteração de cor na gema de um ovo cozido possa causar estranheza, não é motivo para preocupação. Entenda o que causa este fenómeno e como o evitar.
Porque aparece o anel cinza ou verde na gema?
Quando um ovo é cozido por muito tempo, a altas temperaturas, ou permanece na água quente após o término do cozimento, ocorre uma reação química entre o enxofre presente na clara e o ferro na gema. Este processo forma sulfeto de ferro, que se deposita na superfície da gema, resultando na coloração cinza-esverdeada. Este fenómeno é frequentemente acompanhado por um leve odor de enxofre.
Embora esta alteração seja visualmente menos agradável e possa alterar ligeiramente a textura da gema, ela não afeta a segurança alimentar ou o valor nutricional do ovo. É, portanto, perfeitamente seguro consumir ovos com esta característica.
Como evitar o aparecimento do anel?
Para garantir que os seus ovos cozidos mantenham uma gema de cor vibrante, é essencial controlar o tempo e a temperatura de cozedura. Eis algumas orientações gerais, dadas pela Petit Chef:
- Ovo cozido duro: 8 a 10 minutos após a água começar a ferver, ideal para receitas como ovos recheados.
- Ovo mollet: 4 a 5 minutos, perfeito para pratos como ovos benedict.
- Ovo cozido mole: até 3 minutos, para obter uma textura cremosa.
Assim que os ovos estiverem prontos, transfira-os para uma tigela com água fria para interromper o processo de cozedura. Este passo ajuda a evitar o calor residual que pode contribuir para o aparecimento do anel.
Ao seguir estas dicas simples, poderá obter ovos cozidos perfeitos, sem a indesejada coloração cinzenta na gema. Além disso, compreender este processo pode ajudá-lo a aproveitar melhor um dos alimentos mais nutritivos e versáteis da sua cozinha.
Leia também: Esta cidade a menos de 2h de Portugal é comparada a Albufeira e tem camelos na praia