Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik
Gastronomia, Nacional

Turismo em massa ameaça identidade gastronómica portuguesa

Investigação revela que o aumento do turismo está a substituir produtos locais por ultraprocessados prejudiciais à saúde e ao ambiente

09:58 3 Abril, 2025 12:08 14 Abril, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O turismo em massa em Portugal está a ameaçar a identidade da gastronomia local e a acelerar o consumo de alimentos ultraprocessados, revelou um estudo conduzido por embaixadores do Pacto Climático Europeu.

“O turismo deveria ser um motor de valorização da gastronomia regional, mas está a reforçar padrões alimentares homogeneizados e menos saudáveis, colocando em risco a identidade gastronómica e a segurança alimentar das regiões”, alertou a embaixadora do Pacto Climático Europeu, Amélia Delgado, que coordenou o estudo.

O estudo `Food and Tourism Nexus, Challenges and Opportunities` indicou que o aumento dos preços dos alimentos, sobretudo em épocas de grande afluência turística, tem levado à substituição dos produtos locais e sazonais por alternativas padronizadas, alinhadas com os hábitos dos visitantes.

Segundo os embaixadores do Pacto Climático Europeu, a identidade alimentar portuguesa pode estar em risco, “se não forem adotadas medidas urgentes”.

O Pacto Climático Europeu apelou à Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) para que “assuma um papel central na promoção de políticas que integrem a sustentabilidade alimentar no planeamento municipal”.

“A ANMP tem a responsabilidade de mobilizar os municípios para proteger a cultura alimentar e garantir a valorização dos produtos regionais”.

De acordo com a investigadora especialista em ciência dos alimentos, o turismo pode e deve ser um aliado da gastronomia tradicional sustentável.

No entanto, “sem uma estratégia clara, continuará a acelerar a substituição dos produtos locais, que rentabilizam o património natural”.

A substituição dos produtos locais é feita por ultraprocessados, “prejudiciais à saúde pública e à resiliência face a roturas nas cadeias de abastecimento, dificultando ainda estratégias de adaptação a alterações climáticas”.

Segundo Amélia Delgado, muitos turistas procuram uma dieta globalizada, baseada em produtos industriais ou exóticos, que não são adaptados ao clima local nem a uma dieta equilibrada, relegando a gastronomia tradicional para segundo plano.

“Como resultado, as grandes empresas do setor alimentar, em especial as que produzem ultraprocessados, têm vindo a dominar o mercado, fornecendo produtos congelados e pré-preparados inclusive à restauração tradicional, onde se crê continuar a satisfazer o cliente, com redução de custos”, disse.

A investigadora explicou ainda que a Dieta Mediterrânica é frequentemente associada à pobreza, “quando, na verdade, representa um modelo equilibrado, onde carne e peixe complementam os pratos em vez de serem protagonistas”.

“É uma cultura alimentar quase vegetariana, onde predomina a sazonalidade e a ausência de desperdício”, frisou, recordando ainda que, no passado, os produtos vendidos por pequenos produtores eram mais nutritivos, “mas hoje enfrentam dificuldades crescentes para competir com as multinacionais que fornecem produtos alimentares não sustentáveis, não saudáveis, mas baratos”.

O preço, disse, não pode ser o principal determinante na compra de alimentos.

“A alimentação é um direito básico e os sistemas alimentares atuais têm custos elevados, para os sistemas de saúde, para as economias locais e para o planeta, que é a nossa casa”, concluiu.

O estudo `Food and Tourism Nexus, Challenges and Opportunities` integra o `Global Nutrition Dialogues Synthesis Report`, um projeto da ONG 4SD, apresentado em março, em Paris.

Além de Amélia Delgado, participaram na investigação e redação os embaixadores do Pacto Climático Europeu Luísa Barateiro, Rosmel Rodriguez e Anna Staszewska, com base em inquéritos a diversos especialistas, incluindo uma médica perita em obesidade, uma produtora de azeite, um chef, investigadoras em urbanismo e turismo e um economista.

Leia também: Especialistas garantem: este peixe muito consumido em Portugal é dos mais afetados por parasitas

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Funeral de Ricardo Claro realiza-se sábado em Faro

12:31 30 Abril, 2026 14:25 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Último adeus a Ricardo Claro realiza-se em Faro este sábado, num momento de despedida marcado pela dor e consternação de familiares e amigos

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva ‘em peso’: depressão e trovoadas chegam neste dia e estas serão as regiões mais castigadas

14:30 30 Abril, 2026 11:47 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo no primeiro fim‑de‑semana de maio. A chuva regressa e o impacto não será igual em todo o país

Algarve Cultura

Tavira recebe concerto solidário da Cruz Vermelha com Fernando Pereira e Patrycja Gabrel

14:50 30 Abril, 2026 14:58 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto solidário da Cruz Vermelha em Tavira junta música e apoio social, apelando à participação da comunidade local

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Algarve Economia Opinião

O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves

15:30 30 Abril, 2026 15:34 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Com os que cá estão muito pode ser feito. Basta que haja vontade política, alguma imaginação e coordenação de recursos. De todos"

Obras num condomínio. Crédito: Foto AI
Europa

Condóminos denunciaram proprietário por realizar obras num pátio interior sem permissão: caso foi a tribunal que ‘discordou’

15:00 30 Abril, 2026 13:07 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Tribunal espanhol deu razão ao proprietário por realizar obras no pátio interior, contrariando assim as queixas elaboradas pelos restantes condóminos

Arranha-ceús. Crédito: Freepik
Nacional

Nem Lisboa nem Porto: vão ser construídos dois dos maiores arranha-céus do país nesta cidade e estes serão os preços das casas

17:10 29 Abril, 2026 16:53 29 Abril, 2026 | Luís Santos

A construção de novos arranha-céus nesta cidade promete mudar o panorama urbano e já há preços definidos para os apartamentos

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 16:50 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Algarve Vida & Lazer

Ria Formosa celebra 48 anos com dia aberto e atividades gratuitas

18:40 27 Abril, 2026 18:32 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Dia aberto leva visitantes a descobrir a Ria Formosa com mais de 30 atividades gratuitas dedicadas à natureza, ciência e biodiversidade

Comboio de alta velocidade. Crédito: Freepik AI
Mundo

Vai ser construído um comboio ‘supersónico’ neste país onde se fala português que faz 250 km em 1h

20:33 29 Abril, 2026 20:34 29 Abril, 2026 | Luís Santos

O novo comboio de alta velocidade poderá mudar a forma como milhões de pessoas se deslocam neste país onde o português é língua oficial

Algarve Cultura

Olhão celebra tradição dos Maios com exposições e criatividade

14:20 30 Abril, 2026 14:30 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição dos Maios regressa a Olhão com bonecos ao ar livre, exposições e envolvimento de escolas e comércio local durante todo o mês

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e esta é a razão

18:00 27 Abril, 2026 15:53 27 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Com o calor, melancias e meloas começam a encher as bancas, mas uma nutricionista alerta para um detalhe que poucos reparam e pode fazer toda a diferença

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Funeral de Ricardo Claro realiza-se sábado em Faro

12:31 30 Abril, 2026 14:25 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Último adeus a Ricardo Claro realiza-se em Faro este sábado, num momento de despedida marcado pela dor e consternação de familiares e amigos

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva ‘em peso’: depressão e trovoadas chegam neste dia e estas serão as regiões mais castigadas

14:30 30 Abril, 2026 11:47 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo no primeiro fim‑de‑semana de maio. A chuva regressa e o impacto não será igual em todo o país

Algarve, Cultura

Tavira recebe concerto solidário da Cruz Vermelha com Fernando Pereira e Patrycja Gabrel

14:50 30 Abril, 2026 14:58 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto solidário da Cruz Vermelha em Tavira junta música e apoio social, apelando à participação da comunidade local

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Algarve, Economia, Opinião

O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves

15:30 30 Abril, 2026 15:34 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Com os que cá estão muito pode ser feito. Basta que haja vontade política, alguma imaginação e coordenação de recursos. De todos"

Obras num condomínio. Crédito: Foto AI
Europa

Condóminos denunciaram proprietário por realizar obras num pátio interior sem permissão: caso foi a tribunal que ‘discordou’

15:00 30 Abril, 2026 13:07 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Tribunal espanhol deu razão ao proprietário por realizar obras no pátio interior, contrariando assim as queixas elaboradas pelos restantes condóminos

Arranha-ceús. Crédito: Freepik
Nacional

Nem Lisboa nem Porto: vão ser construídos dois dos maiores arranha-céus do país nesta cidade e estes serão os preços das casas

17:10 29 Abril, 2026 16:53 29 Abril, 2026 | Luís Santos

A construção de novos arranha-céus nesta cidade promete mudar o panorama urbano e já há preços definidos para os apartamentos

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 16:50 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Algarve, Vida & Lazer

Ria Formosa celebra 48 anos com dia aberto e atividades gratuitas

18:40 27 Abril, 2026 18:32 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Dia aberto leva visitantes a descobrir a Ria Formosa com mais de 30 atividades gratuitas dedicadas à natureza, ciência e biodiversidade

Comboio de alta velocidade. Crédito: Freepik AI
Mundo

Vai ser construído um comboio ‘supersónico’ neste país onde se fala português que faz 250 km em 1h

20:33 29 Abril, 2026 20:34 29 Abril, 2026 | Luís Santos

O novo comboio de alta velocidade poderá mudar a forma como milhões de pessoas se deslocam neste país onde o português é língua oficial

Algarve, Cultura

Olhão celebra tradição dos Maios com exposições e criatividade

14:20 30 Abril, 2026 14:30 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição dos Maios regressa a Olhão com bonecos ao ar livre, exposições e envolvimento de escolas e comércio local durante todo o mês

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e esta é a razão

18:00 27 Abril, 2026 15:53 27 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Com o calor, melancias e meloas começam a encher as bancas, mas uma nutricionista alerta para um detalhe que poucos reparam e pode fazer toda a diferença

Últimas Notícias

  • IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias
    IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias
  • Condóminos denunciaram proprietário por realizar obras num pátio interior sem permissão: caso foi a tribunal que ‘discordou’
    Condóminos denunciaram proprietário por realizar obras num pátio interior sem permissão: caso foi a tribunal que ‘discordou’
  • Tavira recebe concerto solidário da Cruz Vermelha com Fernando Pereira e Patrycja Gabrel
    Tavira recebe concerto solidário da Cruz Vermelha com Fernando Pereira e Patrycja Gabrel
  • Vem aí chuva ‘em peso’: depressão e trovoadas chegam neste dia e estas serão as regiões mais castigadas
    Vem aí chuva ‘em peso’: depressão e trovoadas chegam neste dia e estas serão as regiões mais castigadas
  • Olhão celebra tradição dos Maios com exposições e criatividade
    Olhão celebra tradição dos Maios com exposições e criatividade
  • Todos os que vivem nesta região podem entrar num dos parques temáticos mais conhecidos de Portugal por um preço bem mais baixo
    Todos os que vivem nesta região podem entrar num dos parques temáticos mais conhecidos de Portugal por um preço bem mais baixo

Opinião

  • Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
    Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
  • O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
    O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
  • O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
    O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
  • A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
    A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
  • Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
    Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal