O mundo despediu-se esta segunda-feira, 21 de abril, do Papa Francisco, que partiu aos 88 anos, após vários meses de luta contra uma pneumonia. Durante várias semanas o Papa esteve internado em Roma, na sequência de uma bronquite com infeção polimicrobiana, à qual se somou uma pneumonia bilateral, e já nessa altura foram várias as pessoas que recordaram as vezes em que se cruzaram com Francisco.
Pedia quase sempre a mesma coisa
Foi o que aconteceu, por exemplo, com uma portuguesa que gere um restaurante a poucos metros da Praça de S. Pedro, no Vaticano, que revelou que o Papa Francisco costumava frequentar o seu estabelecimento antes de se tornar líder mundial da Igreja Católica. Avança Fátima Afonso à NiT que Francisco pedia quase sempre a mesma coisa quando visitava o restaurante Tre Pupazzi.
O Papa Francisco pedia uma carbonara e uma garrafa de água
A refeição era normalmente composta por uma carbonara e uma garrafa de água. Avança a atual proprietária do restaurante que quando as visitas do pontífice se tornavam mais frequentes, ia alternando a carbonara com uma all’matriciana, bem guarnecida com guanciale e queijo pecorino.
Tornou-se Papa e nunca mais regressou ao restaurante
O que se sabe é que desde que se tornou Papa, Francisco nunca mais regressou ao Tre Pupazzi, mas Fátima Afonso assumiu à mesma fonte ter provas de que o Bispo de Roma tinha saudades de regressar ao seu estabelecimento. Tudo aconteceu no dia em que um padre passou por ali e ficou à porta a observar o restaurante.
Recomendamos: Nem café nem Pastel de Belém: este era o único alimento que o Papa Francisco pedia na última visita a Portugal
“Perguntei-lhe se precisava de ajuda e se queria almoçar e ele apenas me disse que tinha tido uma reunião com o santo padre e que ele lhe confidenciou que tinha muitas saudades de vir cá comer uma carbonara”, conta a cozinheira.
Restaurante está diferente
Embora o Papa Francisco tenha saudades, a verdade é que nunca mais voltou a sentar-se numa mesa do Tre Pupazzi. Entretanto, houve mudanças no restaurante e se em tempos foi um espaço apenas dedicado à gastronomia italiana, nos dias de hoje divide-se entre os tradicionais pratos de Itália e a gastronomia portuguesa.
Fátima e o marido servem agora bacalhau de 14 formas diferentes, não esquecendo ainda que pode comer o já clássico arroz de marisco, polvo à lagareiro e o bitoque.
Conheça o cliente habitual do Tre Pupazzi
O Cardeal Tolentino de Mendonça é que acaba por ser um cliente habitual do restaurante gerido por Fátima e o marido, já que “quando não vem cá comer bacalhau com natas ou pastéis de bacalhau, pede para lhe levarmos caldo verde e outros pratos ao domicílio”.
Várias figuras públicas portuguesas já visitaram o espaço
Sabe-se ainda que não é só a Cúria que visita o restaurante de Fátima Afonso. Figuras públicas portuguesas, como a jornalista Fátima Campos Ferreira, o treinador de futebol José Mourinho, a atriz Cláudia Vieira e o cantor Toy também já se sentaram nas mesas do Tre Pupazzi.
Leia também: Este é o “país mais barato da Europa” com praias paradisíacas e onde pode comer por 5€ e dormir por 10