No início do novo ano, muitos são os que estabelecem a meta de comer mais saudável, mas, à medida que o tempo vai passando, começa a surgir o desejo de fugir ao plano alimentar e fazer uma refeição num restaurante chinês. Ainda assim, comer num restaurante chinês não tem de ser sinónimo de fazer uma refeição pouco saudável e é por isso que um nutricionista decidiu partilhar o que costuma pedir neste tipo de restaurantes.
Dá pelo nome de Guilherme Calvino o nutricionista que escreve para o portal Kombat Press e que partilha aquilo que costuma pedir quando vai a um restaurante chinês, com o objetivo de provar que é possível fazer uma refeição saudável neste género de restaurantes. Embora as receitas chinesas sejam conhecidas pelos seus molhos ricos em açúcares e pelos fritos, existem algumas exceções à regra.
Um conselho deste nutricionista e que o próprio costuma levar a cabo passa por pedir pratos salteados, assados, cozidos no vapor ou fervidos. Ainda que a confeção de muitos destes pratos envolvam o uso de bastante óleo, acabam por ser opções mais saudáveis, uma vez que não são fritos. Quer isto dizer que pode pedir, por exemplo, o famoso chop suey, frango com brócolos ou até salmão assado.
Outra estratégia passa por solicitar os molhos à parte. Uma vez que os molhos servidos nos restaurantes chineses são ricos em sal e açúcar, ao pedi-los à parte, poderá controlar melhor a quantidade consumida.
Por fim, tente sempre incluir vegetais na sua refeição. Para além de baixos em calorias, são ricos em fibras, vitaminas e minerais. Aos benefícios dos vegetais para a saúde junta-se uma outra vantagem. É que ao ocupar algum espaço do prato com os vegetais, está a retirar algum protagonismo aos alimentos mais calóricos que também irá consumir.
Leia também: As rotundas fazem-se por dentro ou por fora? Saiba o que diz o Código da Estrada