A Mercadona lançou recentemente um vinho tinto próprio a um preço ‘invulgarmente’ baixo e já o pode encontrar nas prateleiras das lojas da cadeia valenciana em Portugal. A retalhista revelou até que tem havido uma forte procura por parte dos consumidores. Embora ainda não haja nenhuma loja Mercadona no Algarve, o que é certo é que esta cadeia de supermercados já chegou a vários pontos do país e em qualquer um destes poderá encontrar o novo vinho cuja garrafa custa 1,40 euros.
Produzido em Lisboa
A nova aposta da garrafeira da Mercadona chama-se Castelo do Pinheiro e é produzido e engarrafado pela Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa, situada em Arneiros, distrito de Lisboa. Trata-se de um “vinho jovem”, caracterizado por uma “acidez equilibrada e fresca”, taninos redondos e notas de ameixa.
Aparência e notas de prova
Com uma cor rubi intensa, o vinho apresenta aromas a frutos vermelhos e baunilha. A sua graduação alcoólica é de 13%, sendo recomendado o consumo a uma temperatura entre 16 e 18 graus. A NiT cita a cadeia de supermercados espanhola que destaca a versatilidade do produto para diferentes ocasiões.
A Mercadona tem apostado na informação clara dos seus produtos, incluindo detalhes nos rótulos das bebidas. No caso do Castelo do Pinheiro, além das características organoléticas, o rótulo indica que 100 mililitros do vinho contêm 80 calorias.
Expansão da oferta de vinhos nacionais
André Silva, diretor de comunicação da Mercadona, refere que “a nossa garrafeira é a prova do crescimento da nossa rede de fornecedores portugueses”. Em 2024, a cadeia passou a contar com 44 referências nacionais, incluindo novos vinhos da região do Dão.
Recomendamos: Para breve em Portugal? Espanhóis adotam medida inédita para a restauração
Outra novidade: Castelo do Rei Reserva
Para quem prefere um perfil mais encorpado, a Mercadona lançou também o vinho Castelo do Rei Reserva. Produzido no Alentejo, combina castas Syrah, Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Trincadeira, refletindo as características da região.
A retalhista descreve este vinho como rico em aromas, destacando notas de bombom inglês e frutos vermelhos maduros. Na boca proporciona uma “doçura elegante”, com um final persistente e nuances de cacau e alcaçuz. O Castelo do Rei Reserva encontra-se disponível nas lojas da Mercadona por 3,70€. Segundo a retalhista, este vinho harmoniza bem com pratos de carne de caça, queijos curados e enchidos, oferecendo uma experiência gastronómica equilibrada.
Disponibilidade nas lojas portuguesas
Os dois vinhos estão à venda em todas as lojas da Mercadona em Portugal. A empresa continua a expandir a sua oferta de produtos nacionais, apostando na diversidade e acessibilidade da sua garrafeira. A Mercadona reforça o seu compromisso com os produtores portugueses e a democratização do acesso ao vinho de qualidade. A crescente procura pelas novas referências confirma o interesse dos consumidores nesta oferta.
Fundada em 1977 pelo Grupo Cárnicas Roig, a Mercadona conta com 1.604 lojas, das quais 61 em Portugal, e uma equipa de 110 mil pessoas, sendo que 7 mil trabalham no nosso país.
Algarve de fora dos planos de expansão da Mercadona
De salientar que neste momento ainda não existe nenhum supermercado Mercadona na região do Algarve, sendo que a loja de Évora é a que se encontra mais a sul do país. A cadeia espanhola continua a inaugurar lojas em Portugal, embora o Algarve continue fora dos planos de expansão da Mercadona.
Leia também: Portugal é o país da Zona Euro onde o salário mínimo está mais próximo do salário mediano