Sempre que vamos em viagem, especialmente de avião, priorizamos o nosso conforto e tentamos que tudo corra da melhor forma. Entre todos estes detalhes, a escolha do assento no avião pode ter impacto na sua experiência de voo. Quem o diz é Anton Radchenko, CEO da AirAdvisor, uma startup que ajuda passageiros a reclamar indemnizações junto das companhias aéreas. Segundo o mesmo, citado pela Forever Young, os lugares do lado esquerdo tendem a ser mais confortáveis, especialmente para quem gosta de dormir.
De acordo com o especialista, “o lado esquerdo normalmente oferece mais espaço para o apoio de cabeça do que o direito, devido à localização das janelas”. Esta diferença deve-se ao posicionamento da porta da aeronave, que provoca um ligeiro desalinhamento nas poltronas do lado esquerdo. Como resultado, as janelas desse lado encontram-se um pouco mais para fora, criando um espaço adicional que pode ser aproveitado por quem prefere encostar a cabeça para descansar.
Radchenko explica ainda que os assentos junto à janela são geralmente os mais populares entre os passageiros, precisamente pela possibilidade de os utilizar como apoio durante o voo. Além disso, escolher o lugar junto à janela reduz a probabilidade de interrupções, já que não há necessidade de se levantar para dar passagem a outros passageiros. Esta escolha também diminui o contacto com outras pessoas, reduzindo assim o risco de exposição a vírus.
Um estudo financiado pela Boeing em 2018 revelou que os passageiros sentados junto à janela têm 80% menos probabilidade de contrair vírus de outros passageiros em comparação com aqueles que escolhem o assento no corredor. De acordo com o mesmo estudo, os passageiros no corredor têm uma média de 64 contactos com outras pessoas em movimento, enquanto os que estão junto à janela têm apenas 12.
Radchenko destaca também que, ao pagar pela reserva de um lugar, o passageiro adquire o direito de usufruir desse assento. Caso este direito seja negado, o consumidor pode pedir uma indemnização. Para esclarecer dúvidas sobre os direitos dos passageiros na União Europeia, a AirAdvisor disponibiliza um guia gratuito no link: airadvisor.com/pt/direitos-aereos-dos-passageiros. Este recurso foi elaborado para ajudar os viajantes a conhecer os seus direitos e resolver situações complicadas durante o voo.
Leia também: Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa