Há dois tipos de passageiros em aviões: aqueles que, assim que ouvem o aviso do comissário de bordo, verificam novamente se colocaram o telemóvel em modo de voo e garantem que desligaram o computador guardado na bagagem, e aqueles que continuam a trocar mensagens até ao último instante, subestimando a importância dessa recomendação. No entanto, ativar o modo voo não é apenas uma formalidade.
No TikTok, um piloto identificado como PerchPoint publicou um vídeo que rapidamente se tornou viral, onde explica a importância de colocar o telemóvel em modo de avião durante o voo. “O botão do modo de voo no seu telemóvel não é uma conspiração”, garantiu o piloto. Embora esquecer-se de ativar esta funcionalidade não coloque em risco a segurança do avião ou afete os sistemas principais da aeronave, o piloto sublinha que pode criar perturbações desnecessárias para a tripulação no cockpit.
Veja o vídeo partilhado pelo piloto:
Segundo o piloto, quando um telemóvel tenta conectar-se a uma torre de rádio, as ondas de rádio emitidas podem interferir com os auscultadores usados pelos pilotos. Este tipo de interferência causa um “zumbido muito irritante”, dificultando a comunicação clara com a torre de controlo em momentos cruciais, como o pedido de autorização ou a definição da rota a seguir. Segundo a MAGG, este partilhou uma experiência recente onde enfrentou esse problema durante um voo, comparando o som a um mosquito persistente no ouvido.
O piloto explicou: “Não é o fim do mundo, mas é definitivamente muito irritante quando estamos a tentar receber instruções e parece que há uma vespa ou algo semelhante a voar à nossa volta”. O mesmo reforça que, embora a interferência não afete diretamente o voo, é uma distração evitável que pode complicar o trabalho dos pilotos. Seguir esta instrução ajuda a evitar desconforto para a tripulação e a garantir que todas as operações no cockpit decorrem sem problemas desnecessários.
Leia também: Esta cidade perto do Algarve tem macacos à solta e vista para África