Os produtos de marca branca conquistaram um lugar de destaque no mercado e nas preferências dos consumidores portugueses. Estes artigos, vendidos a preços mais acessíveis, permitem uma poupança que pode chegar aos 30%. No entanto, muitas vezes surge a dúvida: será que a qualidade é igual à dos produtos de marca? Embora o segredo sobre a origem destes produtos seja bem guardado, existe uma forma de descobrir quem os produz ou embala.
A chave está no símbolo oval
Segundo a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), as embalagens de produtos de origem animal, como carne, peixe, laticínios e mel, incluem um pequeno símbolo oval com letras e números. Este símbolo, conhecido como “Marca de Identificação”, identifica o último estabelecimento responsável pelo manuseamento ou embalagem do produto. Assim, mesmo com o secretismo das marcas e dos hipermercados, é possível descobrir, pelo menos, onde o artigo foi manipulado.
Caso prático: produtos de marca branca
Num teste realizado em três hipermercados portugueses — Continente, Auchan e Pingo Doce —, foi possível identificar os produtores de vários produtos de marca branca. Por exemplo, à data do estudo, os lombos de bacalhau congelados do Auchan e do Continente eram embalados pela Riberalves, enquanto os do Pingo Doce vinham da empresa responsável pela marca Pascoal.
No caso do leite meio-gordo, o Continente adquiria o produto da Lactogal, a mesma empresa que produz marcas como Mimosa, Gresso e Agros. Já o leite do Auchan era produzido pela Parmalat, enquanto o do Pingo Doce era proveniente da Terra Alegre, em Portalegre.
Os iogurtes do Auchan e Pingo Doce eram maioritariamente fabricados pela Gelgurte, uma empresa da Guarda, enquanto os do Continente eram produzidos pela Schreiber Foods Portugal, que também fornece a marca Danone.
Relativamente aos fiambres, os do Auchan eram produzidos pela mesma empresa responsável pela Porminho, os do Continente pela Nobre e os do Pingo Doce por uma empresa do Montijo, a Monte Dalva.
Quanto aos queijos fatiados, o queijo flamengo do Continente vinha do mesmo local que produz as marcas Gresso e Agros. No Auchan, o fornecedor era a LouroFood, de Vila Nova de Famalicão, enquanto no Pingo Doce a origem era a mesma dos queijos Limiano e Terra Nostra.
Qualidade e preço: uma relação nem sempre óbvia
Embora os produtos de marca branca sejam frequentemente mais baratos, isso não significa que tenham uma qualidade inferior. Na verdade, muitos deles são produzidos pelos mesmos fabricantes das marcas originais, passando pelos mesmos procedimentos de controlo de qualidade. Contudo, podem apresentar diferenças, como pesos, ingredientes ou cortes, sendo muitas vezes segundas escolhas.
Para os consumidores mais curiosos, esta dica sobre a “Marca de Identificação” pode ser útil para tomar decisões informadas, especialmente quando a origem do produto é um fator determinante na compra. Afinal, a marca branca pode ser uma alternativa económica sem comprometer a qualidade.
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