As aranhas são um dos insectos mais comuns que podemos encontrar em casa ou no jardim. Embora muitas espécies não apresentem perigo, algumas podem provocar mordidas dolorosas e causar problemas de saúde, tanto em pessoas como em animais de estimação. Mesmo as aranhas não venenosas, com as suas teias, podem ser incómodas. No entanto, estas plantas reveleram-se como uma alternativa natural aos pesticidas, para combater aranhas e outros insectos.
Segundo a House Digest, a melhor forma de lidar com este problema é prevenindo a presença das aranhas. Existem várias plantas que têm propriedades repelentes, tornando a sua casa ou jardim menos atrativo para estas criaturas. Ao contrário dos pesticidas químicos, que podem prejudicar o ambiente, plantas aromáticas, flores e árvores ajudam a repelir as aranhas de forma natural.
Essas plantas emitem aromas fortes que afetam a forma como as aranhas percebem o ambiente, uma vez que elas “sentem” os odores através das patas. Ao usá-las, estará a contribuir para um ambiente mais saudável e livre de aranhas, sem recorrer a produtos químicos.
Hortelã
A hortelã é uma planta bastante comum e útil. Além de ser uma excelente adição a várias receitas, também pode ajudar a manter as aranhas afastadas. O óleo essencial de hortelã-pimenta tem um efeito repelente forte, como demonstrado em um estudo publicado no Journal of Economic Entomology, que mostrou que a hortelã-pimenta afasta aranhas fêmeas. Além de repelir aranhas, a hortelã também afasta outros animais, como ratos e coelhos, tornando-se uma boa opção para o jardim.
Lavanda
A lavanda é conhecida pelo seu aroma relaxante, mas também tem um poder repelente sobre as aranhas. Este efeito deve-se ao linalool, um composto presente na lavanda que funciona como pesticida natural, afetando o sistema nervoso das pragas. Apesar de não matar as aranhas, o forte cheiro fará com que se afastem. A lavanda também é eficaz contra outros insetos, como pulgas e mosquitos, e ainda proporciona uma fragrância agradável ao ambiente.
Citronela
A citronela, conhecida principalmente por repelir mosquitos, também tem um efeito dissuasor sobre as aranhas. O óleo extraído das suas folhas é utilizado em muitos repelentes e pode mascarar odores que atraem as aranhas, fazendo-as fugir para outros locais. Além disso, a citronela também mantém afastados outros insectos como moscas e vespas, criando um ambiente menos atrativo para as aranhas, que procuram áreas com maior abundância de presas.
Recomendamos: As ‘Maldivas portuguesas’: espanhóis estão rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia
Tomilho
O tomilho é outra planta com propriedades repelentes. Este tempero contém timol, um pesticida natural que afeta o sistema nervoso dos insectos, incluindo as aranhas. Além disso, algumas variedades de tomilho contêm linalool, que também é eficaz para manter as aranhas afastadas. O tomilho é resistente e fácil de cuidar, especialmente quando plantado em solos bem drenados e exposto ao sol.
Crisântemos
Os crisântemos são flores populares, especialmente durante os meses mais frios. Para além das suas cores vibrantes, estes flores também ajudam a repelir aranhas durante os meses mais frescos. Os crisântemos contêm piretrinas, substâncias químicas naturais que afetam o sistema nervoso das aranhas. As piretrinas impedem que as aranhas se movam e provoquem danos aos seus nervos, ajudando a manter o seu jardim livre dessas pragas.
Árvores de Cravo
As árvores de cravo, cujas folhas e hastes liberam um óleo aromático quando esmagados, são eficazes para repelir as aranhas. O composto ativo eugenol, presente neste óleo, é responsável por este efeito repelente. De acordo com o mesmo estudo do Journal of Economic Entomology, o óleo de cravo foi um dos mais eficazes na prevenção da presença de aranhas.
Castanheiros
O castanheiro também tem propriedades repelentes para as aranhas. As castanhas são eficazes a afastar algumas espécies de aranhas invasoras. Embora não afastem todas as espécies, os castanheiros são eficazes na prevenção de teias e ninhos em algumas zonas do jardim.
Uma alternativa natural aos pesticidas
Estas plantas naturais são uma alternativa eficaz aos pesticidas químicos e oferecem uma solução sustentável para o controlo das aranhas no seu espaço. Ao cultivar estas plantas, estará a criar um ambiente mais saudável, tanto para os seres humanos como para a fauna local.
Leia também: Portugal é o país da Zona Euro onde o salário mínimo está mais próximo do salário mediano